Novos concursos agora em aberto para assistentes técnicos na fp.

Abertura de cerca de 80 novos concursos públicos e procedimentos concursais que visam reforçar a carreira de Assistente Técnico em diversos organismos. Estes processos, abrangem entidades como a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, a Comissão Nacional de Proteção de Dados, a Câmara Municipal de Ponta Delgada e o Instituto Hidrográfico, entre outras. Regulados pela Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas.
Os procedimentos concursais para Assistentes Técnicos centram-se em funções de suporte administrativo, exigindo maioritariamente o 12.º ano de escolaridade, embora em casos específicos, como o do Centro de Estudos Judiciários até 6 de maio, as habilitações sejam ignoradas. A Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, em Lisboa, mantém dois concursos de mobilidade interna até 7 de maio, enquanto a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa abriu um processo por tempo indeterminado até 6 de maio. No sul, a Câmara Municipal de Loulé, em Faro, prevê um concurso até 30 de abril, exigindo um curso tecnológico ou profissional de nível III, e a Câmara Municipal de Aljezur lançou um processo até 28 de abril, requerendo o 12.º ano. No norte, a Junta de Freguesia de Gondar, no Porto, mantém um concurso por tempo indeterminado até 5 de maio, e a Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende, em Braga, abriu um processo para constituição de reserva até 6 de maio.
A distribuição geográfica destes concursos é significativa, abrangendo distritos como Lisboa, Aveiro, Porto, Coimbra, Setúbal, Faro, Évora, Leiria, Braga, Bragança, Viseu, Guarda e a Região Autónoma dos Açores. Em Lisboa, o Instituto de Ação Social das Forças Armadas, I.P., mantém um concurso por tempo indeterminado até 5 de maio, enquanto a Junta de Freguesia de Campo de Ourique prevê um processo de mobilidade interna até 2 de maio. No Alentejo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P., em Évora, abriu um concurso de mobilidade interna até 6 de maio. Na Região Autónoma dos Açores, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, lançou um processo até 5 de maio.
A carreira de Assistente Técnico na função pública desenvolve-se num enquadramento que privilegia a organização e a estabilidade no desempenho de funções de suporte. Os profissionais visados por estes concursos, como os da Câmara Municipal de Alcácer do Sal até 6 de maio ou da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P., até 2 de maio, desempenham tarefas como registo de documentos, atendimento ao público e apoio à gestão interna, que requerem atenção ao detalhe e competências digitais. A mobilidade interna, como nos processos da Câmara Municipal de Vagos até 5 de maio, permite otimizar recursos existentes, enquanto os concursos por tempo indeterminado, como os da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira até 2 de maio, asseguram continuidade.
A transparência destes procedimentos é assegurada pela publicação em plataformas oficiais, como o Diário da República e a Bolsa de Emprego Público, garantindo que os detalhes permaneçam acessíveis enquanto os prazos estão ativos. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P., por exemplo, especifica dois concursos de mobilidade interna até 30 de abril, enquanto a Câmara Municipal do Montijo, em Setúbal, mantém um processo por tempo indeterminado até 29 de abril. A Escola Superior de Enfermagem de Lisboa abriu um concurso até 29 de abril, e a Junta de Freguesia de Cascais e Estoril prevê um processo a termo resolutivo certo até 28 de abril. Poderá consultar todos os concursos na BEP, alternativamente poderá consultar os mais pertinentes aqui.