Algumas Creches e colégios procuram agora pessoal já para este mês de Fevereiro.
A necessidade de recrutar auxiliares de ação educativa é particularmente evidente em diferentes localidades de Portugal, desde Lisboa ao Porto, passando por Coimbra, Leiria e Setúbal. Recentemente, foram anunciadas diversas vagas em áreas como apoio à infância, educação e serviços sociais. Estas oportunidades destacam-se pelo papel vital que desempenham no suporte ao desenvolvimento das crianças e na criação de ambientes seguros e estimulantes para o seu crescimento. Instituições como o Centro Social e Paroquial de São Silvestre do Gradil, o CAT Renascer, o Colégio Segunda Casa e até mesmo redes internacionais como o PaRK International School têm conduzido iniciativas de recrutamento que visam colmatar estas necessidades.
A diversidade de ofertas, tanto em termos geográficos como funcionais, demonstra o dinamismo do setor. Por exemplo, na região de Lisboa, múltiplas vagas foram disponibilizadas por entidades como a Casa Jardim do Sol, o Colégio Saint Daniel Brottier e a Fundação Víctor Reis Morais. Estas instituições procuram profissionais com competências em ação educativa para desempenhar funções que vão desde o acompanhamento diário das crianças até à colaboração com as equipas pedagógicas e as famílias. Por outro lado, em cidades como Leiria, Coimbra e Porto, o enfoque recai também em soluções de formação profissional, nomeadamente programas de estágio que permitem a entrada de novos talentos no setor.
O perfil do auxiliar de ação educativa tem vindo a evoluir, acompanhando as mudanças nos paradigmas educacionais. Embora tradicionalmente o foco se centrasse em tarefas de apoio operacional, atualmente são valorizadas competências interpessoais, organização e a capacidade de contribuir para o bem-estar e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Não se trata apenas de assistir na rotina escolar, mas de integrar uma abordagem educativa holística que promova o crescimento integral dos alunos. Nesse sentido, algumas ofertas, como as do Colégio CCG, em Maia, e do Colégio Infantil Cubo Mágico, em Leiria, destacam-se pela aposta em profissionais com formação especializada ou experiência relevante na área.
Funções em algumas das vagas (Apanhado geral sumário de várias encontradas):
Funções em algumas das vagas (Apanhado geral sumário de várias encontradas):
- Prestação de suporte e orientação aos utilizadores em contextos educativos, supervisionando acessos.
- Desenvolvimento e aplicação de intervenções terapêuticas interdisciplinares destinadas a crianças dos 3 aos 6 anos, em ambientes domiciliares e institucionais.
Oferecem em algumas das oportunidades:
- Contrato inicial com duração de 12 meses, sujeito a possível renovação.
- Remuneração a partir de 975€, variável conforme a função.
- Horário das 07h45 às 16h15, com pausas, e folgas regulares aos fins de semana.
Além das creches e colégios privados, as organizações sociais e comunitárias também desempenham um papel crucial na promoção de serviços educativos e de acolhimento. Entidades como o Centro Comunitário e Lar da Terrugem, em Sintra, e a Misericórdia de Reguengos, em Évora, procuram reforçar as suas equipas com profissionais capacitados para lidar com crianças em situações de maior vulnerabilidade. Estas funções exigem um elevado grau de empatia, resiliência e dedicação, qualidades indispensáveis para quem trabalha diretamente com públicos em contextos de risco.
Em paralelo, a crescente oferta de formação na área da ação educativa tem facilitado a profissionalização de novos candidatos. Instituições como a Training 2 Win, em Setúbal, e o Grupo Visabeira, em Viseu, oferecem cursos e estágios que permitem aos interessados adquirir competências práticas e teóricas necessárias ao desempenho destas funções. Esta aposta em formação é crucial para garantir a qualidade e a eficácia das equipas, contribuindo para a valorização das profissões ligadas ao setor educativo.
Apesar das oportunidades em expansão, o recrutamento de auxiliares de ação educativa enfrenta desafios significativos. Entre eles, destaca-se a dificuldade em atrair e reter profissionais qualificados, especialmente em áreas geográficas mais periféricas ou em instituições que lidam com contextos mais exigentes. A remuneração, frequentemente alinhada ao salário mínimo nacional, pode não refletir o nível de responsabilidade e a importância do trabalho realizado, o que constitui uma barreira à captação de talento. Este aspeto reforça a necessidade de políticas públicas e estratégias institucionais que valorizem e reconheçam devidamente o papel destes profissionais.
Um exemplo marcante da diversidade de contextos e requisitos encontra-se na lista de vagas recentemente publicada. Em Lisboa, a Inspired Education Group procura auxiliares de educação para o PaRK International School, com locais de trabalho em Alfragide e na Praça de Espanha, enquanto o Colégio Oriente oferece uma posição a tempo inteiro para auxiliar de ação educativa. Já em Coimbra, a Akto – Direitos Humanos e Democracia – disponibiliza vagas para ação direta em centros de acolhimento, realçando a importância de perfis adaptados a um ambiente mais social e humanitário. Poderá consultar as vagas aqui.