Novos concursos agora em aberto na Polícia Judiciária.
A Polícia Judiciária, instituição central no combate ao crime e na salvaguarda da justiça em Portugal, encontra-se atualmente a recrutar para um total de 164 postos de trabalho, numa iniciativa que reflete o seu compromisso contínuo com a excelência e a inovação no desempenho das suas funções. Este processo de recrutamento visa não apenas o reforço das suas equipas operacionais, mas também o investimento na formação de novos profissionais, preparados para enfrentar os desafios complexos que marcam a área da segurança e da investigação criminal.
Os concursos abertos destinam-se a carreiras especiais, integrando nomeação definitiva para ingressar no mapa de pessoal da Polícia Judiciária. Um dos destaques do recrutamento é o curso de formação de inspetores, para o qual foram disponibilizadas 150 vagas, com enfoque na investigação criminal. Este curso representa uma oportunidade única para quem pretende desenvolver competências na área da análise, investigação e combate ao crime organizado, ao mesmo tempo que contribui para a proteção da sociedade e da legalidade.
Funções a exercer em alguns dos concursos geralmente encontrados na área (Apanhado geral sumário de ofertas geralmente encontradas na área):
- Coadjuvação, assessoria e assistência à chefia na área de segurança;
- Chefia de unidades flexíveis na área da segurança;
- Elaboração propostas pareceres;
- Planeamento operacional e supervisão de atividade operacional;
- Guarda de edifícios da PJ e áreas circundantes;
- Transporte e garantia de guarda de equipamentos, de objetos e valores apreendidos;
Adicionalmente, encontram-se disponíveis sete vagas para o curso de formação de Especialistas de Polícia Científica, com destino à Unidade de Perícia Financeira e Contabilística. Estes profissionais terão um papel crucial na análise técnica de crimes económicos e financeiros, uma área de crescente relevância no combate a delitos de alta complexidade. Outras sete vagas são direcionadas para Especialistas de Polícia Científica na Unidade de Sistemas de Informação e Comunicações em Lisboa, reforçando a componente tecnológica e inovadora da instituição.