Creches e Colégios privados procuram pessoal não docente.

Creches e colégios procuram pessoal em várias localidades.


Recentemente, têm-se multiplicado as ofertas de emprego para cargos como auxiliares de educação, monitores, técnicos de ação educativa e outros profissionais dedicados ao apoio logístico e funcional nas instituições de ensino privado. Entre os exemplos mais notáveis, encontra-se a vaga para Auxiliar Educativa/o com valências para Motorista de Transporte Coletivo de Crianças em Cascais, promovida pela PTB Education II, S.A. Esta posição, que exige uma combinação única de competências, reflete a crescente complexidade e abrangência das funções desempenhadas por pessoal não docente. O profissional selecionado será responsável não apenas pelo acompanhamento pedagógico das crianças, mas também pela sua segurança durante o transporte escolar, um aspeto crítico na gestão diária de creches e colégios.

Além disso, instituições como o Externato São José e o Jardim de Infância das Azenhas do Mar em Sintra estão igualmente à procura de auxiliares de educação. Estas funções são fundamentais para garantir o bem-estar e o desenvolvimento das crianças, assumindo responsabilidades que vão desde a organização de atividades de apoio ao ensino até à supervisão das rotinas diárias, como as refeições e momentos de descanso. Em paralelo, o Colégio Infantil Cubo Mágico, em Leiria, procura profissionais para posições semelhantes, reforçando a ideia de que a procura por pessoal não docente não se limita aos grandes centros urbanos, mas estende-se a várias regiões do país.

Outro exemplo significativo é a vaga para Técnico/a de Ação Educativa promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, uma das instituições mais reconhecidas no âmbito do apoio social e educativo. Esta função requer competências específicas na área da ação educativa, salientando a importância de profissionais qualificados para complementar o trabalho dos educadores e professores. Este tipo de posição demonstra o empenho das instituições em oferecer um ambiente seguro, estimulante e inclusivo, onde o crescimento e o desenvolvimento das crianças são prioridades absolutas.

Funções em algumas das vagas (Apanhado geral sumário de várias encontradas):

  • Prestar apoio e orientação aos utilizadores em estabelecimentos de ensino, supervisionando as entradas e saídas.
  • Elaborar e aplicar intervenções terapêuticas transdisciplinares com crianças de 3 a 6 anos, tanto em ambiente domiciliar como em instalações pré-escolares/escolares.

Oferecem em algumas das oportunidades:
  • Contrato inicial com duração de 12 meses, sujeito a possibilidade de renovação.
  • Salário a partir de 962€, variando de acordo com a função.
  • Horário das 07h45 às 16h15, com intervalos, e folgas fixas ao fim de semana.

A procura por pessoal não docente não se limita a funções diretamente relacionadas com a educação. Vagas como as de Auxiliar de Serviços Gerais, disponíveis em instituições como a Quinhas, LDA, no Porto, evidenciam a relevância das operações de suporte para o bom funcionamento das creches e colégios. Estes profissionais desempenham um papel crucial na gestão de tarefas administrativas e logísticas, contribuindo para a criação de um ambiente harmonioso e funcional que beneficie toda a comunidade educativa.

Outro segmento em crescimento é a formação especializada. Empresas como a Edkid, Lda., estão a recrutar formadores na área de ação educativa, com ofertas em Lisboa que reforçam a importância de uma formação contínua e de qualidade para o pessoal auxiliar. Estes formadores desempenham um papel estratégico ao dotar os profissionais com as competências necessárias para lidar com os desafios diários do ambiente escolar, desde o apoio ao desenvolvimento infantil até à gestão de situações de emergência.

O setor privado da educação também evidencia a necessidade de diversificação nas suas equipas, com vagas para monitores de atividades de animação e apoio à família (AAAF) e professores especializados em áreas como música, dança e karaté. Estas funções, que vão além do âmbito puramente educativo, refletem a procura por experiências enriquecedoras e complementares à formação das crianças, demonstrando que as creches e colégios privados apostam numa abordagem holística ao ensino e cuidado infantil.

Adicionalmente, a procura por educadores de infância com qualificações académicas específicas e experiência demonstra a aposta das instituições privadas na qualidade pedagógica. No entanto, a existência de inúmeras vagas para pessoal auxiliar revela que a educação de qualidade não depende apenas dos docentes. Os auxiliares e técnicos desempenham um papel essencial na criação de um ambiente favorável à aprendizagem e ao desenvolvimento social e emocional das crianças. Poderá consultar as vagas aqui.






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