Última Hora - O Banco de Portugal está agora a procurar novos colaboradores em várias áreas.

Banco de Portugal está a procurar novos colaboradores.


O Banco de Portugal é o banco central de Portugal, desempenhando um papel crucial na estabilidade económica e financeira do país. Fundado em 1846, o Banco de Portugal tem vindo a adaptar as suas funções ao longo dos anos, especialmente com a integração de Portugal na União Europeia e na zona euro. Atualmente, o Banco de Portugal é parte integrante do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC) e colabora com o Banco Central Europeu (BCE) na implementação da política monetária da zona euro.

Uma das principais responsabilidades do Banco de Portugal é assegurar a estabilidade do sistema financeiro nacional. Para isso, o banco exerce funções de supervisão sobre as instituições financeiras, nomeadamente os bancos, garantindo que cumprem os requisitos regulamentares e que operam de forma prudente e transparente. Esta supervisão é fundamental para a proteção dos depositantes e para a confiança geral no sistema bancário. Adicionalmente, o Banco de Portugal tem o poder de aplicar sanções e de intervir em situações de crise que possam colocar em risco a estabilidade financeira.


Responsabilidades em algumas das vagas (Apanhado Geral Sumário de algumas oportunidades encontradas):
  • Garantir o cumprimento da legislação e da regulação de cibersegurança e de segurança da informação no desenvolvimento de projetos SI/TI, incluindo a salvaguarda da informação do Banco de Portugal, e dos dados pessoais;
  • Colaborar em equipas multidisciplinares, assegurando a incorporação dos requisitos de privacidade e conformidade legal nos sistemas, produtos e processos do Banco de Portugal, e a sua conciliação com as soluções tecnológicas;
  • Desenvolver e implementar projetos na área de segurança da informação, em colaboração com outros departamentos do Banco e entidades internacionais no âmbito do Sistema Europeu de Bancos Centrais;


Perfil para algumas das vagas (Apanhado Geral Sumário de algumas oportunidades encontradas):
  • Habilitações académicas ao nível da licenciatura;
  • Experiência anterior mínima de dois anos em gestão de risco e privacidade;
  • Conhecimento da legislação relevante na área, nomeadamente do RGPD e das diretivas NIS e DORA;
  • Conhecimento das principais normas de cibersegurança, em particular das normas ISO27001 e ISO27701;
  • Sentido de responsabilidade, orientação para o detalhe e para a qualidade, e rigor;


O Banco de Portugal desempenha uma função importante na proteção dos consumidores de serviços financeiros, assegurando que as instituições financeiras atuam de forma ética e que os clientes bancários têm acesso a informação clara e precisa. Oferece também um serviço de mediação de conflitos entre clientes e instituições bancárias, promovendo práticas de mercado mais justas.






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