Procuram-se auxiliares de acção médica, ajudantes familiares, ajudante de ação direta, e outros, em várias localidades.
Trabalhar como Ajudante Familiar, Auxiliar de Ação Médica ou Ajudante de Ação Direta é desempenhar funções essenciais para o apoio e cuidado de pessoas que necessitam de atenção e assistência no seu quotidiano. Estas profissões, inseridas no âmbito dos serviços sociais e de saúde, são cruciais para melhorar a qualidade de vida de indivíduos em situações de vulnerabilidade, garantindo-lhes conforto, dignidade e bem-estar.
Os Ajudantes Familiares desempenham um papel central no apoio domiciliário. São responsáveis por prestar assistência a idosos, pessoas com mobilidade reduzida ou outras condições que dificultem a sua autonomia. O seu trabalho pode incluir cuidados básicos, como auxílio na higiene pessoal, administração de refeições ou mesmo pequenas tarefas domésticas. Mais do que simples tarefas práticas, esta função exige empatia, paciência e uma abordagem sensível às necessidades emocionais e sociais das pessoas assistidas, contribuindo para que se sintam valorizadas e respeitadas no seu ambiente.
Funções a desempenhar em algumas oportunidades:
- Auxiliar a equipa de enfermagem na prestação de cuidados de saúde aos residentes;
- Apoio na locomoção interna/externa de utentes;
- Apoio e intervenção na realização de cuidados diretos ao utente (alimentação, higiene, acompanhamento, companhia, cuidados básicos de saúde, entre outros).
Os candidatos devem ter o seguinte perfil para algumas oportunidades:
- Formação e experiência em cuidados de higiene e saúde humana (Ajudante de Ação Direta/Auxiliar de Ação Médica/Técnico Auxiliar de Saúde/Técnico de Apoio Familiar);
- Facilidade de trabalhar em equipa;
- Elevado sentido de responsabilidade;
- Capacidade de adaptação a diferentes situações e contextos;
- Elevada capacidade de relacionamento interpessoal;
- Capacidade para lidar com situações de saúde sensíveis e para reconhecer as necessidades dos nossos residentes;
- Disponibilidade imediata;
- Disponibilidade para trabalhar por turnos rotativos, de Segunda a Domingo, das 7h/8h às 13h/14h ou das 14h às 20h, com folgas rotativas.
Embora estas profissões partilhem desafios, como o desgaste emocional e físico, são também altamente recompensadoras, pois permitem estabelecer laços significativos e proporcionar um impacto positivo na vida de outros.