Precisam-se Auxiliares de ação Educativa para várias escolas do país com ou sem experiência.

Várias instituições de ensino procuram Auxiliares em várias localidades.


Trabalhar como auxiliar de ação educativa em escolas é uma profissão fundamental no apoio ao desenvolvimento educativo e social das crianças e jovens. Estes profissionais desempenham um papel essencial nas escolas, prestando assistência tanto aos alunos como aos professores, assegurando um ambiente seguro, organizado e propício ao ensino e à aprendizagem.

As responsabilidades dos auxiliares de ação educativa são diversas e envolvem tarefas que vão desde o apoio direto aos alunos, como a ajuda durante as refeições e a supervisão nas pausas, até ao apoio logístico e organizacional, como a preparação de materiais e o cuidado com o espaço escolar. Em muitos casos, estes auxiliares acompanham alunos com necessidades educativas especiais, garantindo que recebam a atenção individualizada e o apoio necessário para acompanhar o ritmo da turma. Esta função exige um elevado sentido de responsabilidade, paciência e uma abordagem empática e inclusiva.


Resumo do que se pode fazer na área (Apanhado geral das oportunidades): 

  • Contribuir para a triagem e atendimento de chamadas telefónicas em apoio à Direção.
  • Assegurar a eficiência na gestão do tempo dos membros da Direção ao organizar as suas agendas.
  • Supervisionar o uso dos espaços da Escola por terceiros, garantindo conformidade com diretrizes estabelecidas.
  • Operar diversos equipamentos de comunicação, incluindo atendimento e realização de chamadas telefónicas, além de registrar e transmitir mensagens.
  • Garantir a limpeza, organização e conservação adequada das instalações, materiais e equipamentos didáticos e informáticos necessários ao processo educativo.
  • Colaborar ativamente com os professores na supervisão de crianças e jovens, fomentando um ambiente educacional positivo e seguro.

Para desempenhar este trabalho, geralmente, é necessário possuir o 12.º ano de escolaridade, embora alguns concursos possam exigir formações específicas na área de apoio educativo. Muitos auxiliares acabam por fazer formações complementares, em temas como primeiros socorros, psicologia infantil ou gestão de conflitos, para lidarem mais eficazmente com as necessidades do dia-a-dia escolar. Poderá consultar as vagas aqui.






Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.