Aberto o concurso para mais de 100 casas de arrendamento acessível (Entre 220e e os 290e mês).

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) lançou um novo concurso para arrendamento acessível, oferecendo 130 habitações em 24 concelhos de Portugal. 


Este concurso, inserido no âmbito do Programa "Arrendar para Subarrendar", visa apoiar famílias que enfrentam dificuldades no acesso à habitação, com prioridade para jovens até aos 35 anos, famílias monoparentais e agregados que registaram quebras de rendimento significativas.

De acordo com o anúncio no Portal da Habitação, os concursos disponibilizam habitações de tipologias T1 a T5, distribuídas por vários concelhos, incluindo Albufeira, Lisboa, Porto, Sintra, Coimbra, e Torres Vedras, entre outros. As rendas são ajustadas ao rendimento dos candidatos, variando entre 219 euros para um T1 no Norte e até 287 euros para tipologias maiores no Sul.


Os imóveis para arrendamento acessível estão situados em vários pontos do país, abrangendo:

  • Área Metropolitana de Lisboa: Almada, Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Oeiras, Odivelas, Sintra, Seixal, Vila Franca de Xira.
  • Área Metropolitana do Porto: Gondomar, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Valongo, Vila Nova de Gaia, Porto.
  • Outros Concelhos: Albufeira, Caldas da Rainha, Coimbra, Penacova, Ponte da Barca, Praia da Vitória (Açores) e Torres Vedras.


O concurso para a zona Norte contempla 22 habitações com rendas que oscilam entre 219 euros (T1) e 287 euros (T4). Já o concurso da zona Sul abrange 108 habitações, com rendas fixadas nos 287 euros, para tipologias entre T1 e T5.


Podem participar no concurso indivíduos ou famílias que cumpram os critérios estabelecidos no Programa de Arrendamento Acessível. Será dada prioridade a:

  • Jovens até 35 anos.
  • Famílias monoparentais.
  • Famílias que registaram uma quebra de rendimento superior a 20% nos três meses anteriores ou no mesmo período do ano anterior.


Todas as candidaturas devem ser submetidas até 1 de novembro, através da plataforma oficial do Programa de Arrendamento Acessível pelos candidatos interessados.








Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.