Concurso agora em aberto nas Finanças.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) é uma entidade governamental em Portugal responsável pela gestão e fiscalização dos impostos e das atividades aduaneiras. Fundada em 2012, resultou da fusão entre a Direção-Geral dos Impostos e a Direção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo, consolidando assim a administração tributária e aduaneira num único organismo.
Descrição do Cargo em alguns concursos (para Licenciatura):
- Monitorização da situação macroeconómica a nível nacional e internacional, assim como dos mercados financeiros;
- Elaboração de cenários para prever fluxos financeiros e orçamentais;
- Pesquisa e desenvolvimento de modelos de previsão para variáveis macroeconómicas e financeiras;
- Preparação para interagir com investidores e agências de rating.
Além das suas responsabilidades operacionais, a AT também desempenha um papel importante na prestação de serviços aos contribuintes, fornecendo informações e orientações sobre questões fiscais, processando declarações de impostos e realizando campanhas de sensibilização e educação fiscal.
A AT desempenha um papel vital na arrecadação de receitas fiscais, garantindo assim o financiamento dos serviços públicos e o cumprimento das obrigações fiscais por parte dos contribuintes. Para isso, gere e supervisiona uma ampla gama de impostos, incluindo o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e vários impostos especiais. Poderá consultar o concurso na Bolsa de Emprego Público, ou alternativamente aqui.