Novas ofertas na função pública para começar já neste mês.
- Análise de dados estatísticos e elaboração de relatórios para suporte à tomada de decisão, dentro da área de Gestão de Projetos.
- Principais responsabilidades incluem o controlo da execução de projetos, resposta a solicitações de esclarecimento sobre a sua execução e candidaturas, e instrução de novas candidaturas.
- É necessário ter conhecimentos na área financeira, gestão de projetos e/ou contratação pública.
- Os cargos disponíveis correspondem à categoria de técnico superior, conforme definido no Anexo do artigo 88.º da LTFP, com atividades relacionadas às funções de técnico superior. Destacam-se, entre outras responsabilidades: ministrar formação; desenvolver ou adaptar currículos e programas; planear e definir sessões de formação; criar e aplicar métodos de avaliação; e preparar equipamentos e materiais para atividades formativas.
Uma das características distintivas da Função Pública em Portugal é o seu estatuto de emprego público, que oferece estabilidade laboral e garantias de proteção social aos funcionários. Este estatuto prevê regras específicas em termos de recrutamento, progressão na carreira, horário de trabalho, remuneração e aposentação, com o objetivo de assegurar a qualidade e a continuidade dos serviços públicos.
Os concursos públicos são o principal meio de recrutamento para a Função Pública, sendo conduzidos de acordo com critérios de mérito, transparência e igualdade de oportunidades. Os candidatos são selecionados com base nas suas qualificações, competências e experiência profissional, garantindo assim a escolha dos melhores profissionais para os cargos disponíveis. As ofertas estão disponíveis no portal do BEP, cujo como objetivo construir-se como uma base de informação que permita simplificar e dar mais transparência aos variados processos de recrutamento da administração pública. Poderá alternativamente consultar os concursos mais pertinentes aqui.