ACT com novos concursos por mobilidade interna em aberto.
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) é uma entidade pública de Portugal dedicada à fiscalização e regulamentação das condições laborais no país. A sua missão é promover o cumprimento das leis laborais e garantir um ambiente de trabalho seguro e justo para os trabalhadores.
Funções a exercer em alguns dos procedimentos (Apanhado geral dos procedimentos encontrados - 12º ano):
- Realizar o atendimento ao público, receção de documentos e encaminhamento do utente para o inspetor/técnico responsável;- Organizar e arquivar toda a documentação da área inspetiva, de contraordenações, área da promoção e administrativa.- Rececionar, registar, arquivar e distribuir toda a correspondência;- Redigir ofícios, informações e e-mails;- Efetuar o registo de Livretes individuais de controlo para pessoal afeto à exploração de veículos;
Funções a exercer em alguns dos procedimentos (Apanhado geral dos procedimentos encontrados - Ensino Superior):
- Participar em congressos, colóquios e seminários, como orador, no âmbito de temáticas da SST;
- Conceção de instrumentos e ferramentas de apoio (listas de verificação, guias técnicos, folhetos, etc).
- Atendimento específico em matéria de SST: presencial, telefónico, escrito;
- Assegurar ou apoiar o desenvolvimento das atividades principais dos Serviços de Segurança no Trabalho;
A atuação da ACT é crucial para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados, que as condições de trabalho sejam seguras e que as práticas laborais injustas sejam combatidas. A sua presença contribui para um ambiente de trabalho mais equitativo e para a promoção de uma cultura laboral responsável em Portugal. Poderá consultar as oportunidades na BEP, ou alternativamente aqui.