Novo Procedimento Concursal para Cargo de Direção em aberto na ASAE.
A ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) é uma entidade governamental em Portugal com a missão de garantir a segurança alimentar, proteger os interesses económicos dos consumidores e fiscalizar várias atividades comerciais. Fundada em 2006, a ASAE desempenha um papel fundamental na regulação e supervisão de setores como a restauração, o comércio alimentar e a indústria alimentar.
Caracterização do Perfil para o Posto de Trabalho (12º ano):
- Experiência profissional na área funcional do cargo, concretamente, na área de investigação;
- Competência e aptidão técnica comprovada para o exercício de funções dirigentes;
- Autoconfiança, boa capacidade de comunicação e interação com os diferentes interlocutores;
- Visão estratégica e orientação para os resultados;
- Capacidade de direção, resolução de problemas e tomada de decisão;
- Sentido de responsabilidade, capacidade de motivação, inovação e abertura à mudança e a novos desafios;
- Capacidade de liderança e dinamização de equipas e desenvolvimento de projetos.
- Outros requisitos:
- Licenciatura adequada
- Formação complementar, preferencialmente nas áreas de gestão e organização;
Esta autoridade realiza inspeções regulares para assegurar que os estabelecimentos cumprem as normas de higiene e segurança alimentar, prevenindo riscos para a saúde pública. Além disso, a ASAE combate práticas comerciais desleais, como a venda de produtos falsificados ou a especulação de preços.
Na ASAE existem diversas carreiras, que podem incluir inspetores sanitários, técnicos de segurança alimentar, juristas, analistas financeiros, e pessoal administrativo. Estas posições desempenham um papel crucial na supervisão e fiscalização de áreas como segurança alimentar, proteção dos consumidores e combate a práticas comerciais desleais. Poderá consultar oportunidades na BEP ou aqui.