Concursos em aberto para trabalhar na Segurança Social em vários distritos do país
A Segurança Social em Portugal constitui um sistema público de proteção social cujo desígnio primordial é assegurar o bem-estar e a segurança dos cidadãos nas mais diversas áreas. Abrange a salvaguarda social dos trabalhadores, bem como a proteção na doença, maternidade, velhice, invalidez e desemprego, entre outras contingências.
A instituição responsável pela gestão e coordenação dos distintos regimes de proteção social é o Instituto da Segurança Social (ISS). Este organismo assegura uma ampla variedade de prestações e serviços, tais como subsídios de desemprego, pensões de velhice, abonos familiares e apoio social.
Atualmente a Segurança Social tem procedimentos concursais em aberto para diversas áreas, de norte a sul do país. Estes procedimentos concursais foram publicados em diário da república e estão também disponíveis online através do BEP (Bolsa de Emprego Público).
Os requisitos para candidatura dependem da área para a qual está a concorrer, sendo que existem vagas para diversas áreas. Assim como as funções a desempenhar, também estão relacionadas com a área de trabalho. Ainda assim, os requisitos para a constituição de relação jurídica incluem:
- Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;
- 18 anos de idade completos;
- Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;
- Robustez física e perfil psíquico indispensável ao exercício das funções;
- Cumprimento das leis de vacinação obrigatória
Como se candidatar:
- Poderá consultar online todas as oportunidades em aberto e modos de candidatura na BEP (Bolsa de Emprego Público), diretamente no Portal da Segurança Social no espaço de procedimentos comuns, ou pode ainda confirmar detalhes sobre como fazer a candidatura e obter o acesso direto aos links referidos aqui.