Segurança Social encontra-se a procurar pessoal com o 12º ano ou licenciatura para os seus quadros.

Várias unidades pertencentes à Segurança Social encontram-se com procedimentos por mobilidade em aberto.



O Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS) é um organismo público em Portugal responsável por implementar as políticas e medidas de proteção social, visando promover o bem-estar dos cidadãos. Atua na gestão e atribuição de prestações sociais, como subsídios de desemprego, abono de família, pensões e outros apoios.

A Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (SG-MTSSS) é um serviço central da administração direta do Estado Português, que presta apoio técnico ao Ministro e desenvolve funções de suporte e articulação com os organismos e serviços do Ministério.


Funções a exercer em algumas das oportunidades (12º ano de escolaridade):
  • Funções de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau 2, de média complexidade, na área de atuação de Gestão do Cliente, do Centro Distrital de Vila Real.
  • Funções na área do atendimento tais como, a) Prestar informação genérica sobre os diversos produtos e serviços da Segurança Social, utilizando para o efeito os Guiões de Atendimento da Base de Conhecimento para garantia da coerência e uniformização da informação prestada ao cidadão/cliente; b) Prestar informação específica ao próprio cidadão/cliente, ou a terceiro devidamente mandatado para o efeito, sobre a sua situação pessoal face à Segurança Social,
  • de acordo com o artigo 16.º do presente Regulamento; c) Divulgar ao cidadão/cliente os vários canais de atendimento, relacionamento e informação, nomeadamente o Centro de Contacto, os serviços e informação disponíveis na Internet no sítio www.seg-social.pt respetivamente no serviço “Segurança Social Direta” e nos “Guias Práticos”; d) Receber contribuições e outras receitas, preferencialmente através de TPA (terminal de pagamento automático) e efetuar
  • eventuais pagamentos; e) Receber requerimentos e outra documentação; f) Emitir declarações; g) Esclarecer o cidadão/cliente sobre o preenchimento de formulários; h) Fornecer ao cidadão/cliente, sempre que possível, folhetos informativos sobre a matéria questionada; i) Colaborar com o coordenador do Serviço Local de Atendimento na identificação de constrangimentos e de soluções possíveis para a sua eliminação; j) Propor ao Coordenador do Serviço Local de Atendimento, se necessário, a obtenção de tradução de documentos em língua estrangeira para cabal esclarecimento de cidadãos/clientes sobre matéria de Segurança Social.

Funções a exercer em algumas das oportunidades (Ensino Superior):
  • Funções genéricas de natureza consultivas, de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica e ou científica, que fundamentam e preparam a decisão.
  • Elaboração autonomamente ou em grupo, de pareceres e projetos com diversos graus de complexidade e execução de outras atividades de apoio geral ou especializado nas áreas de atuação comuns, instrumentais e operativas do órgão ou serviço.
  • Funções exercidas com responsabilidade e autonomia técnica, ainda que com enquadramento superior qualificado. (Conforme anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º Lei n.º 35/2014, de 20 de junho.)
  • Funções concretas relativas a todas as matérias que se inserem na área de competência da segurança social, designadamente as diretamente relacionadas com a área social, do Centro Distrital de Vila Real.

    Como se candidatar:
    • Poderá consultar online todas as oportunidades em aberto e modos de candidatura na BEP (Bolsa de Emprego Público), ou alternativamente aqui.

    Ambos os organismos têm como missão fundamental contribuir para a promoção da coesão social, combater a pobreza e a exclusão social, bem como garantir a proteção e segurança social dos cidadãos. Além disso, trabalham no sentido de promover a igualdade de oportunidades, a inclusão e a dignidade das pessoas mais vulneráveis.

    O ISS e a Secretaria-Geral do MTSSS desempenham um papel crucial na implementação e gestão das políticas sociais em Portugal, assegurando a aplicação eficiente dos recursos e a prestação adequada de serviços aos cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade como um todo.






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