"A Segurança Social está a procura de pessoal com o 12º ano ou ensino superior para os seus quadros"

Várias unidades da Segurança Social abriram novos concursos em várias áreas.


A Segurança Social em Portugal constitui um sistema público de proteção social cujo desígnio primordial é assegurar o bem-estar e a segurança dos cidadãos nas mais diversas áreas. Abrange a salvaguarda social dos trabalhadores, bem como a proteção na doença, maternidade, velhice, invalidez e desemprego, entre outras contingências.

A instituição responsável pela gestão e coordenação dos distintos regimes de proteção social é o Instituto da Segurança Social (ISS). Este organismo assegura uma ampla variedade de prestações e serviços, tais como subsídios de desemprego, pensões de velhice, abonos familiares e apoio social.


Funções a exercer em algumas das oportunidades (12º ano de escolaridade):
  • Funções de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação da Direção-Geral da Segurança Social.
  • Funções de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação dos órgãos e serviços (conforme anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º Lei n.º 35/2014, de 20 de junho).

Funções a exercer em algumas das oportunidades (Ensino Superior):
  • Apreciar projetos de arquitetura no âmbito de pedidos de licenciamento de respostas sociais, e demais solicitações que careçam de análise avaliação por parte de técnico qualificado;
  • Apreciar projetos no âmbito candidaturas a programas de investimento;
  • Acompanhar a execução de projetos no âmbito de programas de investimento;
  • A descrição de funções em referência, não prejudica a atribuição ao trabalhador de funções, não expressamente mencionadas, que lhe sejam afins ou funcionalmente ligadas, para as quais o trabalhador detenha qualificação profissional adequada e que não impliquem desvalorização profissional, nos termos do n.º 1 do artigo 81.º da LTFP.
  • Funções consultivas, de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica e ou científica, que fundamentam e preparam a decisão;
  • Elaboração, autonomamente ou em grupo, de pareceres e projetos, com diversos graus de complexidade, e execução de outras atividades de apoio geral ou especializado nas áreas de atuação comuns, instrumentais e operativas dos órgãos e serviços;
  • Funções exercidas com responsabilidade e autonomia técnica, ainda que com enquadramento superior qualificado;
  • Representação do órgão ou serviço em assuntos da sua especialidade, tomando opções de índole técnica, enquadradas por diretivas ou orientações superiores.


    Como se candidatar:
    • Poderá consultar online todas as oportunidades em aberto e modos de candidatura na BEP (Bolsa de Emprego Público), ou alternativamente aqui.

    Através das contribuições mensais efetuadas pelos trabalhadores e entidades empregadoras, garante-se a sustentabilidade do sistema e o pagamento das prestações aos beneficiários.

    Acresce ainda que a Segurança Social em Portugal desempenha um papel relevante no fomento da inclusão social, através de medidas e programas destinados ao combate à pobreza e à exclusão social.

    Em síntese, a Segurança Social portuguesa reveste-se de uma importância fundamental na proteção e promoção do bem-estar social dos cidadãos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.






    Partilhe para ajudar quem precisa!

    Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

    IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.