Oportunidades por mobilidade interna agora em aberto na DGEstE.
A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) é um órgão central do Ministério da Educação em Portugal responsável pela coordenação e supervisão dos estabelecimentos de ensino público. A sua missão é garantir a qualidade e a eficácia do sistema educativo, promovendo a igualdade de oportunidades e o sucesso educativo dos alunos.
A DGEstE trabalha em estreita colaboração com as escolas, agrupamentos e outras entidades educativas, fornecendo orientações pedagógicas, apoio técnico e recursos para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, é responsável pela gestão dos recursos humanos, financeiros e materiais das escolas, garantindo a sua adequada utilização e distribuição equitativa.
Resumo geral de oportunidades - 12º ano:
• Instalação física de equipamento informático (Posto de Trabalho/Desktop/Portáteis);
• Instalação e configuração de Sistemas Operativos Desktop MS Windows;
• Diagnóstico de problemas na infraestrutura de rede e serviços;
• Instalação, configuração e manutenção de equipamentos e Software nos Postos de Trabalho (Ferramentas MS Office 365, entre outras);
• Suporte técnico local e/ou remoto a nível de software e hardware;
• Constituição de imagens e ‘Deployments’ com ferramentas específicas.
Desempenhar as funções constantes do anexo à Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada pela lei n.º 35/2014, de 20 de junho, na sua redação atual, referido no n.º 2 do artigo 88º daquele diploma legal, ao qual corresponde o grau 2 de complexidade funcional.
Funções de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação dos órgãos e serviços, nomeadamente funções de secretariado, atendimento e apoio ao Delegado Regional.
Resumo geral de oportunidades - Ensino Superior:
• Prestar informação sobre a rede escolar em tempo útil;
• Participar na elaboração da rede atendendo ao contexto social, demográfico e económico da região;
• Executar tratamentos estatísticos simples que permitam uma projeção das necessidades futuras na rede escolar atendendo às necessidades;
• Conhecer e aplicar legislação específica relativa à abertura, encerramento, alteração de denominação/tipologia ou de nome na rede escolar;
• Apoiar as escolas e os serviços nos procedimentos adequados em cada uma das situações anteriores.
Resumo geral de oportunidades - Habilitação ignorada:
- Desempenhar as funções constantes do anexo à Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada pela lei n.º 35/2014, de 20 de junho, na sua redação atual, referido no n.º 2 do artigo 88º daquele diploma legal, ao qual corresponde o grau 1 de complexidade funcional.
- Funções de natureza executiva, de caráter manual ou mecânico, enquadradas em diretivas gerais bem definidas e com graus de complexidade variáveis. Execução de tarefas de apoio elementares, indispensáveis ao funcionamento dos órgãos e serviços, podendo comportar esforço físico. Responsabilidade pelos equipamentos sob sua guarda e pela sua correta utilização, procedendo, quando necessário, à manutenção e reparação dos mesmos. Funções de motorista.
Esta entidade também desempenha um papel fundamental na avaliação e monitorização das escolas, através de processos de supervisão e auditoria, garantindo o cumprimento das normas e padrões de qualidade estabelecidos.
A DGEstE tem como objetivo principal promover uma educação de excelência, centrada nos alunos e nas suas necessidades, com vista a prepará-los para enfrentar os desafios do futuro e contribuir para o desenvolvimento social e económico do país. Poderá consultar todas as oportunidades na BEP, ou alternativamente aqui.