A empresa Comboios de Portugal é amplamente reconhecida por seu serviço de transporte ferroviário.
Nos primórdios dos comboios, não havia outra forma de transporte que superasse a distância entre as cidades. Isso resultou em uma demanda por transporte de longa e média distância. Os serviços rápidos de comboio foram estabelecidos quando o caminho-de-ferro surgiu. Contudo, em uma abordagem mais contemporânea, esses serviços só chegaram a Portugal no final da década de 40, com a introdução, pela CP, do comboio Foguete Lisboa – Porto, que utilizava as primeiras locomotivas diesel de linha, recém-adquiridas, e carruagens em inox importadas dos Estados Unidos da América.
Atualmente, Portugal possui uma extensa rede de comboios que abrange todo o território continental, oferecendo também conexões internacionais para Vigo, Madrid e Paris. Os comboios de longo percurso são operados pelos Alfa Pendular, Intercidades e comboios Internacionais. Os comboios Alfa Pendular (Figura 7) são os mais avançados, proporcionando a ligação mais rápida e confortável entre Lisboa e o Algarve, bem como para o norte do país, com ligação ao Porto ou Braga, e paradas em Coimbra. O serviço Intercidades oferece ligações nos eixos Lisboa-Porto-Guimarães, Lisboa-Guarda, Lisboa-Covilhã, Lisboa-Évora-Beja e Lisboa-Faro. As ligações internacionais são operadas pelos Sud-Express e pelo comboio-hotel Lusitânia. Já as ligações de médio percurso são preferencialmente feitas por comboios regionais.
Funções geralmente desempenhadas nessa área incluem:
- Execução da manutenção ou reparação de material circulante ferroviário;
- Instalação, ensaio, conservação e reparação de diversos tipos de instalações e circuitos elétricos, assim como seus componentes, aparelhos elétricos, eletromecânicos e máquinas elétricas rotativas;
Requisitos em algumas das vagas geralmente encontradas na área:
- Formação profissional em Mecânica, Eletromecânica, Eletrotecnia, Mecatrónica, Eletrónica (nível III);
- Conhecimentos de trabalhos de desmontagem, recuperação e montagem de componentes, de desenho técnico ou de interpretação de esquemas elétricos;
- Segurança e higiene no trabalho;
- Experiência profissional;
- Preferência por formação ao nível do 12º ano.
O serviço regional tem registrado uma significativa redução no número de passageiros ao longo dos últimos anos, com um decréscimo anual de 2,8% desde 2001. No entanto, é importante mencionar que, em 2006, com a reformulação da oferta, houve um aumento na procura pelos serviços durante o primeiro semestre. Para racionalizar os recursos disponíveis, a CP realizou alterações, priorizando o uso de automotoras em detrimento de locomotivas e carruagens.
Por outro lado, o número de passageiros nos comboios de longo curso tem aumentado gradualmente. Em 2008, a empresa ferroviária portuguesa alcançou um recorde de passageiros no mês de julho, e desde maio desse ano, tem havido um crescimento contínuo na procura pelo serviço de longa distância. No entanto, a empresa encontra-se no limite de sua capacidade de oferta, necessitando urgentemente de novos comboios para atender à demanda.