Segurança Social procura pessoal a partir do 12º ano com ou sem experiência na área.

Várias unidades orgânicas  relativas à area de atuação da segurança social têm neste momento concursos em aberto.



A Segurança Social em Portugal é um sisteam de proteção social que visa garantir o bem-estar e a segurança dos cidadãos. Tem como principais objetivos a promoção da solidariedade, a proteção social e a inclusão social.

Através da Segurança Social, são disponibilizados diversos serviços e prestações, tais como pensões de reforma, subsídios de desemprego, subsídios de doença, apoios à materndade e paternidade, entre outros.

A Segurança Social também desempenha um papel fundamental na área da saúde, através do Serviço Nacional de Saúde, que assegura o acesso universal e gratuito aos cuidados de saúde.



Perfil requerido para Postos de Trabalho geralmente encontrados na área (Instituto da Segurança Social :
  • Competência técnica e aptidão para o exercício de funções de direção, coordenação e controlo, capacidade de liderança, espírito de iniciativa, capacidade de planeamento e organização e de articulação com os restantes serviços do ISS.
  • Orientação para resultados; Responsabilidade e compromisso com o serviço; Capacidade de planeamento e Organização; Capacidade de trabalho de equipa e cooperação; Capacidade de Liderança e gestão das pessoas/conflitos; Capacidade de decisão; Capacidade de análise da informação e sentido crítico.

Caracterização dos Postos de Trabalho geralmente encontrados na área (Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social - Licenciatura):

  • Promover a articulação com as entidades que tenham a seu cargo a política de formação da Administração Pública.;
  • Elaboração de pareceres jurídicos no âmbito das atribuições da Direção de Serviços de Apoio Jurídico e Contencioso (DJC);
  • Dar o apoio jurídico e contencioso a todos os organismos do respetivo ministério;
  • Elaborar estudos, pareceres e informações de caráter jurídico;
  • Intervir nos processos de contencioso administrativo, acompanhando a respetiva tramitação;
  • Participar na preparação, elaboração e análise de projetos de diplomas legais, produzindo, quando tal lhe seja determinado, os prévios estudos jurídicos;
  • Emitir, quando tal lhe seja determinado, parecer que habilite os membros do Governo a proferir decisão em processos disciplinares, de sindicância e inquéritos;
  • Prestar a colaboração adequada que lhe for solicitada pelo Ministério Público nas ações judiciais que este intervenha em nome do Estado;
  • Propor a difusão pelos serviços do Ministério das decisões proferidas pelos tribunais administrativos nos processos que acompanhe e que revelem interesse direto para o Ministério.

    Como se candidatar:
    • Poderá consultar todas as oportunidades em aberto online na BEP (Bolsa de Emprego Público), ou alternativamente aqui.

    Para garantir o funcionamento adequado do sistema, a Segurança Social é financiada através das contribuições dos trabalhadores e das entidades emprgadoras, bem como de impostos e outras fontes de receita. Através da Segurança Social, os cidadãos têm a garantia de que serão protegidos em situações de vulnerabilidade e que terão acesso a serviços e benefícios essenciais para o seu bem-estar e segurança social. 

    Na Segurança Social, podem ser encontrados diversos cargos, tais como assistentes técnicos, técnicos superiores, gestores de processo, técnicos de informática, técnicos de contabilidade, técnicos de recursos humanos, entre outros.






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