Novas oportunidades agora em aberto e algumas não requerem experiência prévia na área para concorrer.
A função pública e a administração pública portuguesa desempenham um papel fundamental na gestão e prestação de serviços públicos à população. A função pública é composta por um conjunto de servidores que atuam nos diversos órgãos e entidades públicas do país.
A administração pública engloba todos os setores e atividades relacionados à gestão dos recursos públicos e ao cumprimento das políticas e regulamentos governamentais. Os servidores públicos desempenham funções nas áreas da educação, saúde, justiça, segurança, finanças, entre outras.
Algumas das funções geralmente encontradas para exercer na área pública (Ensino Superior) - Apanhado Geral:
- Área de Administração Pública ou Administração Pública e Ordenamento do Território/Políticas do Território - Preveem funções de natureza executiva, de aplicação e métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação da Junta de Freguesia, às quais corresponde o grau dois de complexidade funcional, nomeadamente na gestão de projetos e no desenvolvimento de novos procedimentos.
- Gestão da comunicação entre instituições do ensino superior e empresas interessadas no desenvolvimento de ações conjuntas e na contratação de diplomados;
- Preparação do processo de decisão e execução das decisões superiores na área de relações com o exterior, nomeadamente no âmbito das ligações entre o IST, estudantes, docentes e empresas;
Requisitos para algumas vagas que geralmente podem ser encontradas na função pública (Apanhado Geral):
- Autonomia, motivação, capacidade de organização e responsabilidade;
- Capacidade de inter-relacionamento pessoal;
- Disponibilidade imediata;
- Não é permitida a substituição da habilitação académica exigida por formação ou experiência profissional.
- Os candidatos possuidores de habilitações literárias obtidas em país estrangeiro deverão apresentar, em simultâneo com o documento comprovativo das suas habilitações, o correspondente documento de reconhecimento de habilitações estrangeiras previsto pela legislação portuguesa aplicável.
As oportunidades na função pública abrangem desde técnicos superiores, que exercem funções de planeamento, gestão e coordenação, até assistentes operacionais, que prestam apoio administrativo e logístico. A administração pública oferece oportunidades de carreira em diversas áreas de especialização, como direito, economia, administração, informática e comunicação.
Trabalhar na função pública requer competência técnica, responsabilidade e dedicação ao serviço público. Os servidores públicos têm a responsabilidade de promover o interesse geral e o bem-estar da população, contribuindo para a eficiência e transparência na administração dos recursos do Estado. Poderá consultar todas as oportunidades na Bolsa de Emprego Público, ou alternativamente poderá consultar os mais relevantes aqui.