Concursos em aberto para Funções Públicas e em alguns casos não é necessária experiência na área para concorrer.
A Administração Pública Portuguesa é um conjunto de órgãos e entidades que têm como objetivo garantir o funcionamento do Estado e prestar serviços públicos à população. É composta por ministérios, secretarias de Estado, direções-gerais, institutos, autarquias locais, entre outros organismos.
A sua missão é assegurar o cumprimento das políticas públicas, promover o bem-estar dos cidadãos e o desenvolvimento do país. A Administração Pública desempenha um papel fundamental na implementação e execução das leis, na gestão dos recursos públicos, na regulação de setores estratégicos e na prestação de serviços essenciais, como saúde, educação, segurança e justiça.
Funções a exercer em alguns dos procedimentos na área :
- Elaborar e promover análises e estudos, nomeadamente prospetivos, sobre temáticas económicas, sociais ou ambientais, inclusive em articulação com outras áreas governativas;- Desenvolver ferramentas, modelos e processos, recorrendo a diferentes metodologias de suporte à decisão no âmbito do planeamento e políticas públicas e sua disseminação na Administração Pública.
- Acompanhar e monitorizar a execução das medidas de política e respetivas metas associadas às prioridades estratégicas definidas pelo Governo, bem como das prioridades estratégicas nacionais de natureza transversal;- Contribuir para a sistematização, a elaboração e a difusão de orientações relativas à monitorização.
- Promover a avaliação de medidas de políticas públicas e de instrumentos de planeamento focada, em particular, nos seus efeitos e resultados, contribuindo para um melhor conhecimento sobre a eficácia e a eficiência dos recursos envolvidos;- Contribuir para a elaboração, sistematização e difusão de estudos e orientações relativas à avaliação de políticas.
- Análise de legislação na perspetiva de determinação dos respetivos impactos económicos e sociais;- Promover a capacitação em matéria de avaliação de políticas e de impacto legislativo, nomeadamente junto dos organismos, serviços e áreas governativas.
- Elaborar e promover análises e estudos, nomeadamente sobre temáticas económicas, sociais ou ambientais, inclusive em articulação com outras áreas governativas;- Acompanhamento e/ou coordenação de projetos, incluindo facilitação e mediação de processos participativos.
- Assegurar a correção das peças procedimentais bem como acompanhar a tramitação dos processos de contratação pública;- Interagir com as diferentes áreas e gestores de projeto, dinamizando e diligenciando todas as fases do processo no âmbito das compras;- Elaborar os respetivos relatórios e participar na construção da estrutura de suporte e acompanhamento da atividade contratualizada, apoiando os gestores de contrato na devida execução e antecipação de prazos, riscos e previsão de tesouraria.
Candidaturas e mais informações:
- Poderá encontrar a lista de procedimentos agora em aberto na BEP, ou alternativamente aqui.