Lojas do Cidadão agora com novas oportunidades por mobilidade em aberto.
A Loja do Cidadão é um serviço público em Portugal criado com o objetivo de reunir diversos serviços públicos num só local para facilitar o acesso dos cidadãos a esses serviços. Este projeto surgiu em 1989 e a primeira Loja do Cidadão abriu em 1996 em Lisboa. Desde então, foram abertas várias Lojas do Cidadão em todo o país, tornando-se um serviço muito popular.
Na Loja do Cidadão, os cidadãos têm acesso a uma grande variedade de serviços públicos, incluindo serviços de segurança social, finanças, justiça, saúde, educação e transporte. Os serviços disponíveis variam de acordo com a localização da loja e podem incluir, por exemplo, emissão de cartão de cidadão, renovação de passaporte, pagamento de impostos, atendimento médico, matrículas escolares, entre outros.
Caracterização do posto em algumas oportunidades (12º ano de escolaridade):
- Funções de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade e especificamente funções de atendimento no Espaço Empresa (EE), Espaço do Cidadão (EDC) e Apoio na Unidade de Gestão (UG), designadamente:
- Efetuar atendimento sobre os serviços públicos e privados de acordo com as entidades disponíveis no respetivo Espaço Cidadão/Espaço Empresa;
- Apoiar o cidadão na utilização dos serviços eletrónicos da Administração Pública com acesso ou não ao cartão de cidadão;
- Informar o cidadão dos requisitos necessários para a realização dos serviços disponíveis no Espaço Cidadão/Espaço Empresa;
- Prestar esclarecimento e todo o apoio necessário à boa compreensão e conhecimento dos serviços prestados.
A Loja do Cidadão é também um espaço onde os cidadãos podem receber informações e esclarecimentos sobre os serviços públicos e os seus direitos enquanto cidadãos. Os funcionários da Loja do Cidadão são treinados para ajudar e orientar os cidadãos nas suas necessidades, tornando a experiência mais fácil e agradável. A Loja do Cidadão tem sido um grande sucesso em Portugal, pois permite aos cidadãos um acesso mais rápido e eficiente aos serviços públicos, evitando deslocações desnecessárias e poupança de tempo. É um serviço que está em constante evolução e adaptação, procurando sempre melhorar a qualidade dos seus serviços e o atendimento ao cidadão. Poderá consultar todas as oportunidades na Bolsa de Emprego Público, ou alternativamente aqui.