Alguns Jardins de infância e Creches procuram pessoal e em algumas oportunidades não é necessário experiência para concorrer.
Jardins de infância são estabelecimentos de ensino pré-escolar destinados a crianças com idades entre os 3 e os 6 anos. O seu objetivo é proporcionar às crianças um ambiente acolhedor e seguro onde possam brincar, aprender, socializar e desenvolver as suas capacidades cognitivas, emocionais e motoras.
Os jardins de infância são geralmente administrados por entidades públicas ou privadas e seguem um plano de estudos que inclui áreas como a língua portuguesa, matemática, ciência, expressões artísticas e físicas, entre outras. Além disso, são também lugares onde se promove a educação para a cidadania, a tolerância, a igualdade e o respeito pelos outros.
Perfil obrigatório em algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas):
- Ser afetiva/o, com bom relacionamento interpessoal
- Ser proativa/o
- Boa capacidade de trabalhar em equipa, num ambiente multicultural;
- Boa capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal;
- Dinâmico(a), autónomo(a), criativo(a), polivalente e proativo(a);
- Sentido de responsabilidade, pontualidade e assiduidade.
- Com capacidade de trabalho em equipa
- Com capacidade de trabalho autónomo em contexto de sala
- Pontual e assídua/o
Funções em algumas das vagas:
- Apoio ao educador de infância: Ajudar os educadores no planeamento e na realização das atividades pedagógicas e lúdicas, adaptadas à faixa etária e às necessidades específicas das crianças.
- Organização e manutenção do espaço: Participar na organização e manutenção do espaço físico da creche, garantindo a limpeza, a ordem e a segurança das instalações, bem como a disponibilidade e o bom estado dos materiais e equipamentos.
- Alimentação: Preparam e servir as refeições, ajudam na alimentação das crianças e supervisionam os momentos de refeição, garantindo a segurança e a adequação das refeições às necessidades das crianças.
Funções a exercer (Apanhado geral sumário de oportunidades na área - Ensino Superior):
- Planear e desenvolver intervenção terapêutica transdisciplinar com crianças (3 aos 6 anos) com alterações da funcionalidade e/ou em situação de risco, em contexto comunitário (domicílio e equipamentos pré-escolar/escolar) em Lisboa;
- Carga Horária: 27h semanais;
Requisitos e Perfil (Apanhado geral sumário de oportunidades na área - Ensino Superior):
- Licenciatura em Terapia da Fala;
- Carta de condução e disponibilidade de viatura própria para deslocações;
- Domínio de competências ao nível de informática na ótica do utilizador;
- Orientação para o cliente;
- Competências na comunicação e relação interpessoal;
- Facilidade de orientar intervenção terapêutica em contexto individual e de grupo, em domicílios e jardins-de-infância;
- Capacidade de delegação e realização da intervenção centrada nas necessidades das famílias e envolvendo outros profissionais intervenientes.
- Capacidade de adaptação e flexibilidade
- Orientação para resultados e responsabilidade;
Oferecem em algumas das oportunidades:
- Tipo de Contrato: (12 meses renovável)
- Vencimento: 883€ ou mais até 1215€ dependendo do cargo e oportunidade
- Horário rotativo entre as 07h45-16h00 (Com algumas pausas)
- Dias de descanso semanal fixos
O papel dos educadores de infância é fundamental na criação de um ambiente educativo e de aprendizagem saudável para as crianças. Eles são responsáveis por planear e implementar atividades pedagógicas e lúdicas que ajudam no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, e trabalham em estreita colaboração com os pais para garantir o melhor para as crianças.
Trabalhar em jardins de infância pode ser uma escolha gratificante para aqueles que gostam de trabalhar com crianças e têm uma paixão por ajudá-las a crescer e desenvolver-se. No entanto, é importante ter em mente que este trabalho pode ser exigente, requerendo uma grande dose de paciência, dedicação e comprometimento para garantir o melhor para as crianças.. Poderá consultar as oportunidades num jardim de infância a recrutar perto de si, ou alternativamente aqui.