Algumas escolas procuram pessoal pra várias áreas incluindo auxiliares.
Os auxiliares e funcionários em escolas são essenciais para o bom funcionamento das instituições de ensino em Portugal. Eles são responsáveis por garantir a segurança, o bem-estar e o suporte necessário aos alunos, professores e demais membros da comunidade escolar. Entre as principais funções desses profissionais estão a limpeza e manutenção das instalações, organização e supervisão das atividades dos alunos, apoio na cozinha e cantina, entre outras.
Os auxiliares e funcionários em escolas são contratados através de concursos públicos ou por empresas privadas especializadas em prestação de serviços na área educacional. Para atuar na função é preciso ter no mínimo o ensino básico completo, além de outras habilidades e competências específicas para cada cargo. Muitos desses profissionais também passam por treinamentos e capacitações para se especializarem e aprimorarem suas habilidades.
Responsabilidades em algumas oportunidades (Resumo Geral - Escolas Privadas):
- Auxílio na limpeza da cantina/refeitório;- Arrumação de tabuleiros, loiça;- Embalamento dos talheres;- Higienização dos vegetais.
Requisitos em algumas oportunidades (Resumo Geral - Escolas Privadas):
- Experiência profissional em atividades semelhantes- Sentido de responsabilidade, assiduidade, pontualidade;
- Pontualidade e assiduidade;- Dinamismo e proatividade;- Responsabilidade e profissionalismo;- Espírito de equipa.
Funções a exercer no geral em algumas das vagas para além das na área educativa:
- Atender telefonemas;
- Tirar fotocópias;
- Integrar o setor Financeiro, Administrativo e RH
- Lançamentos contabilisticos;
- Conferências de contas correntes;
- Reconciliações Bancárias;
- Aplicar conehcimentos de processamento de salários.
- Acompanhar e apoiar as crianças no desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas não letivas, apoio às salas, aos recreios, ao almoço e lanche e períodos de repouso das crianças;
- Vigiar e orientar as crianças, garantindo a sua segurança, higiene e bem-estar;
- Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local e dos materiais e apoiar nas funções de limpeza, conservação e arrumação geral do espaço;
- Dar apoio em laboratórios e bibliotecas (ajudar alunos, limpar, arrumar e fazer a manutenção e organização do espaço);
- Acompanhar as crianças e jovens em visitas de estudo e excursões;
- Principais responsabilidades: apoio ao refeitório (valências de creche e pré-escolar), higienização e limpeza dos espaços educativos; gestão e utilização eficiente das máquinas e materiais de limpeza
Descrição sumária da atividade que poderá ser exercida na área (Apanhado Geral Sumário - Ensino Superior):
- Área de Gestão de Projetos.
- Conteúdo funcional: Controlo da execução de projetos; respostas a pedidos de esclarecimentos sobre a execução dos projetos e candidaturas; instrução de candidaturas a novos Projetos.
- Conhecimentos na área financeira, gestão de projetos e/ou contratação pública.
- Os postos de trabalho a ocupar caracterizam-se pelo exercício de funções correspondentes à categoria de técnico superior, tal como descrito no Anexo referido no n.º 2 do artigo 88.º da LTFP, e de acordo com as atividades inerentes às de técnico superior. Das funções inerentes ao posto de trabalho destacam-se, entre outras: Ministrar formação; desenvolver e/ou adaptar conteúdos curriculares e programas; planificar a formação e definir planos de sessão; conceber e aplicar instrumentos de avaliação da formação; organizar e preparar equipamentos, ferramentas/utensílios, materiais e tecnologias de suporte às atividades formativas.
Em Portugal, a carreira de auxiliar e funcionário em escolas é bastante valorizada e regulamentada por leis e normas específicas. Além disso, os salários são definidos por escalas e tabelas de remuneração, de acordo com a função e tempo de serviço. Os benefícios incluem férias remuneradas, subsídios de alimentação e transporte, entre outros.
É importante destacar que os auxiliares e funcionários em escolas desempenham um papel fundamental na formação e desenvolvimento dos alunos. Eles são responsáveis por oferecer um ambiente seguro, acolhedor e saudável, além de serem os primeiros a perceber e lidar com possíveis problemas e dificuldades enfrentadas pelos alunos. Por isso, é fundamental valorizar e reconhecer o trabalho desses profissionais tão importantes para a educação em Portugal. Poderá consultar as oportunidades numa escola ou instituição de ensino a recrutar perto de si.