Metro de Lisboa encontra-se com variadas oportunidades em aberto.
O Metro de Lisboa é um sistema de transporte público que serve a cidade de Lisboa, em Portugal. O metro é uma das principais formas de transporte em Lisboa, permitindo que os passageiros se movimentem rapidamente pela cidade, evitando o trânsito e economizando tempo.
Inaugurado em 1959 foi o primeiro sistema de metropolitano de Portugal. A sua construção começou em 1955 e envolveu a criação de túneis subterrâneos para permitir a circulação dos comboios na cidade.
O primeiro troço do Metro de Lisboa a ser inaugurado foi a Linha Azul, que ligava Rotunda à Restauradores, numa extensão de 6,5 km, com nove estações. Posteriormente, o sistema foi expandido, com a abertura da Linha Verde em 1983 e da Linha Amarela em 1998.
O sistema do Metro de Lisboa é composto por quatro linhas que percorrem a cidade, ligando vários pontos da cidade e permitindo que os passageiros se desloquem rapidamente entre eles. As quatro linhas do metro de Lisboa são:
- Linha Azul: esta linha liga Santa Apolónia a Reboleira, passando por várias estações no centro histórico de Lisboa, como a Baixa-Chiado, a Estação de São Sebastião e a Colégio Militar.
- Linha Amarela: esta linha liga Odivelas a Rato, passando por várias estações no centro de Lisboa, como a Estação do Marquês de Pombal, o Campo Pequeno e o Saldanha.
- Linha Verde: esta linha liga Telheiras a Cais do Sodré, passando por várias estações no centro histórico de Lisboa, como o Rossio, o Martim Moniz e a Baixa-Chiado.
- Linha Vermelha: esta linha liga Aeroporto de Lisboa a São Sebastião, passando por várias estações no centro de Lisboa, como a Estação do Oriente, a Alameda e a Estação de Entrecampos.
O Metro de Lisboa é uma forma rápida, segura e conveniente de se deslocar pela cidade, sendo também acessível para pessoas com mobilidade reduzida. O sistema é gerido pela empresa Metropolitano de Lisboa, S.A. e está em constante expansão para atender às necessidades de mobilidade da cidade.
Funções a exercer em algumas oportunidades na área (Apanhado Geral das oportunidades geralmente encontradas na área):
- Colaborar na elaboração e revisão de projectos de via-férrea, bem como no planeamento e acompanhamento de empreitadas de via.
- Manutenção preventiva e corretiva, garantindo as condições de operacionalidade dos equipamentos e seus componentes, efetuando intervenções de natureza elétrica ou mecânica, respeitando os procedimentos no âmbito da Qualidade, Segurança e Ambiente.
- Assistência aos clientes e com o funcionamento das estações, respeitando os procedimentos em vigor
- Abertura e encerramento das estações, controlo de acessos e vigilância e supervisão das instalações e dos equipamentos;
- Informação e assistência aos clientes na utilização do sistema de transportes e venda e controlo local de títulos de transporte;
- Prestar apoio operacional à circulação.
- Emitir parecer e prestar assessoria sobre todas as questões de natureza jurídica, zelando pelo cumprimento das disposições normativas em geral e em especial daquelas relativas ao setor dos transportes;
- 12º Ano de escolaridade ou formação profissional equivalente na área de eletrónica (eletrónica e telecomunicações ou em eletrónica, automação e comando).
- Experiência de trabalho em ambiente industrial em funções similares;
- Capacidade para ler e interpretar esquemas e diagramas eletrónicos, normas e instruções técnicas;
- Capacidade de detecção e análise de avarias;
- Experiência de utilização de aparelhos/equipamentos de medida;
- Conhecimentos de informática na óptica do utilizador;
- Conhecimentos de inglês falado e escrito;
- Facilidade de adaptação a novas situações e capacidade de trabalho em equipa.
- Licenciatura em Engenharia Civil com especialização em infraestruturas ferroviárias ou vias de comunicação;
- Experiência profissional em obras ferroviárias, trabalhos de via e de construção civil; (preferencial)
Ao longo dos anos, o Metro de Lisboa passou por várias reformas e melhorias, com o objetivo de melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. Em 2012, foi inaugurada a Linha Vermelha, que liga o Aeroporto de Lisboa a São Sebastião, permitindo que os passageiros possam chegar ao centro da cidade de forma rápida e conveniente.
Atualmente, o Metro de Lisboa é um sistema moderno e eficiente, que serve como um importante meio de transporte para os residentes e visitantes da cidade. Além disso, o sistema está constantemente em expansão, com novas linhas e estações a serem construídas para atender às necessidades de mobilidade da cidade. Poderá obter mais informações no site oficial do Metro de Lisboa.