Escolas privadas encontram-se com várias oportunidades e algumas com integração efetiva nos quadros.
As oportunidades poderão ser por exemplo para escolas secundárias. Em Portugal, segundo a Lei de Bases do Sistema Educativo, o ensino secundário constitui o estágio seguinte ao ensino básico, no âmbito da educação escolar. É ministrado normalmente a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, correspondendo internacionalmente, ao nível 3 do ISCED.
O ensino secundário organiza-se segundo formas diferenciadas, contemplando tanto cursos orientados para a vida ativa, como cursos orientados para o prosseguimento de estudos. Os cursos têm a duração de três anos, compreendendo o 10.º, o 11.º e o 12.º anos de escolaridade.
O acesso ao ensino secundário é feito depois de completo com sucesso o ensino básico. Até 2009, o ensino secundário era facultativo. A partir de então, na sequência da Lei n.º 85/2009 de 27 de agosto, tornou-se universal, gratuito e obrigatório.
Requisitos em algumas das vagas (Apanhado geral das oportunidades encontradas):
- Boa capacidade de comunicação;
- Licenciatura em Terapia da Fala;
- Capacidade de trabalhar com crianças;
- Disponibilidade para iniciar funções;
- Formação base em Psicologia, com cédula profissional da Ordem dos Psicólogos;
- Experiência e interesse, pela área de Desenvolvimento Infantil e de Jovens, assim como na área educacional;
- Experiência e conhecimento na intervenção com perturbações do neurodesenvolvimento
- Carta de condução de ligeiros (preferencial);
- Habilitações mínimas: 9º ano;
- Valorizam experiência comprovada na área da limpeza e manutenção dos espaços;
- Valorizam alguma experiência/sensibilidade pedagógica com crianças (idades entre os 4 meses e 10 anos);
- Conhecimentos na área da Educação (Preferencial);
- Conhecimentos e experiência na plataforma SIGO (Preferencial);
- Conhecimentos de inglês;
- Capacidade de Organização e de realizar multitarefas;
- Pessoa organizada, motivada e com iniciativa;
- Bons conhecimentos de informática na óptica do utilizador;
- Mínimo 12º ano, Licenciatura (Preferencial)
- Disponibilidade Imediata (Preferencial)
Oferecem em algumas das vagas:
- 6h/dia das 07.50h às 15.20h - 2ª feira a 6ª feira em alguns cargos;
- Progressão salarial dos 890€ - 1270€ em algumas oportunidades;
- Integração efetiva nos quadros;
Funções a exercer em algumas das vagas para além das na área educativa (Apanhado geral das oportunidades encontradas):
- Atender telefonemas;
- Tirar fotocópias;
- Integrar o setor Financeiro, Administrativo e RH
- Lançamentos contabilisticos;
- Conferências de contas correntes;
- Reconciliações Bancárias;
- Aplicar conehcimentos de processamento de salários.
- Acompanhar e apoiar as crianças no desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas não letivas, apoio às salas, aos recreios, ao almoço e lanche e períodos de repouso das crianças;
- Vigiar e orientar as crianças, garantindo a sua segurança, higiene e bem-estar;
- Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local e dos materiais e apoiar nas funções de limpeza, conservação e arrumação geral do espaço;
- Dar apoio em laboratórios e bibliotecas (ajudar alunos, limpar, arrumar e fazer a manutenção e organização do espaço);
- Acompanhar as crianças e jovens em visitas de estudo e excursões;
- Principais responsabilidades: apoio ao refeitório (valências de creche e pré-escolar), higienização e limpeza dos espaços educativos; gestão e utilização eficiente das máquinas e materiais de limpeza
Perfil para algumas das vagas:
- Boa capacidade de trabalhar em equipa
- Gosto pelo trabalho com crianças;
- Disponibilidade imediata.
Em Portugal o sistema educativo exprime-se através da garantia de uma permanente acção formativa orientada para favorecer o desenvolvimento global da personalidade, o progresso social e a democratização da sociedade e compreende a educação pré-escolar, a educação escolar e a educação extra-escolar.
O sistema educativo português tem por âmbito geográfico a totalidade do território português — Continente e Regiões Autónomas —, procurando ter uma expressão suficientemente flexível e diversificada de modo a abranger a generalidade dos países e dos locais em que vivam comunidades de portugueses ou em que se verifique acentuado interesse pelo desenvolvimento e divulgação da cultura portuguesa.
A coordenação da política relativa ao sistema educativo em Portugal, independentemente das instituições que o compõem, incumbe aos Ministérios da Educação e da Ciência Tecnologia e Ensino Superior .
Algumas das escolas neste momento a procurar pessoal poderão ser viradas para o ensino superior. Em Portugal, as regras a que estão sujeitas as universidades privadas, bem como as restantes instituições de ensino superior privadas, encontram-se fixadas pela Lei de Bases do Sistema Educativo e pelo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, aprovado pela Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro, e são semelhantes às aplicáveis às instituições de ensino superior públicas da mesma natureza. Dentro destas oportunidades, também poderão haver algumas para o ensino politécnico. Em Portugal, segundo a Lei de Bases do Sistema Educativo, o ensino superior compreende o ensino universitário e o ensino politécnico. O ensino politécnico visa proporcionar uma sólida formação cultural e técnica de nível superior, desenvolver a capacidade de inovação e de análise crítica e ministrar conhecimentos científicos de índole teórica e prática e as suas aplicações com vista ao exercício de atividades profissionais. O ensino politécnico foi previsto pela Lei de Bases do Sistema Educativo de 1973 e efetivamente criado em 1977, como ensino superior de curta duração. Ao ser criado em 1977, o ensino superior de curta duração tinha em vista a formação de técnicos de nível médio que tinha deixado de ser realizada com a extinção do ensino médio a seguir ao 25 de abril de 1974. Em 1979, passou a designar-se ensino superior politécnico. Poderá consultar as oportunidades nos estabelecimentos de ensino a recrutar perto de si, ou alternativamente em pesquisando por "Escolas".