Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, I.P. e Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social procuram pessoal via procedimentos por mobilidade interna.
A Segurança Social em Portugal é um sistema de proteção social que tem como objetivo garantir a proteção dos cidadãos em situações de necessidade, como doença, desemprego, maternidade, invalidez e velhice. É um sistema público e universal que abrange todas as pessoas residentes em Portugal, independentemente da sua situação económica ou profissional.
A Segurança Social em Portugal é gerida pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e é financiada através das contribuições dos trabalhadores, dos empregadores e do Estado. Os trabalhadores descontam uma percentagem do seu salário para a Segurança Social, que é complementada por uma contribuição por parte do empregador. O Estado também contribui com uma parte do orçamento para garantir a sustentabilidade do sistema.
O sistema de Segurança Social em Portugal oferece uma ampla gama de benefícios, incluindo subsídios de desemprego, pensões de reforma, subsídios de doença e de parentalidade, entre outros. A Segurança Social também é responsável pela gestão do sistema de saúde pública em Portugal, através do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Para aceder aos benefícios da Segurança Social em Portugal, os cidadãos devem estar registados e contribuir regularmente para o sistema. Existem também critérios específicos para cada benefício, que devem ser cumpridos para que os cidadãos possam ter direito a receber apoio.
Conteúdo funcional de algumas das oportunidades:
- Assegurar a gestão e funcionamento de todos os Fundos sob a Gestão e ou administração do IGFSS, designadamente Fundo de Garantia Salarial (FGS), Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho (FGCT), Fundo Especial de Segurança Social dos Profissionais da área da Cultura (FESSPAC), Fundo de Socorro Social (FSS), Fundo Especial de Segurança Social dos Profissionais de Banca dos Casinos (FESSPBC), Fundo de Cobrança Executiva da Segurança Social (FCE), Fundo de Reestruturação do Setor Solidário (FRSS).
- Elaboração e execução dos orçamentos de todos os Fundos sob a Gestão e ou administração do IGFSS, designadamente, FGS, FGCT, FESSPAC, FSS, FESSPBC, FCE, FRSS, FGADM.
- Assegurar a execução do orçamento de outros apoios, nomeadamente, as Ajudas Sociais Pecuniárias a Hemofílicos, dos Apoio Social a Idosos Carenciados das Comunidades Portuguesas (ASICCP), dos Apoio Social a Emigrantes Carenciados das Comunidades Portuguesas (ASECCP), e os pagamentos no âmbito do artigo 98.º- N do Código do Processo do Trabalho.
- Elaboração e prestação de contas dos fundos sob a gestão e administração do IGFSS
- Elaboração e prestação de contas anuais de todos os Fundos sob a Gestão e ou administração do IGFSS, designadamente, FGS, FGCT, FESSPAC, FSS, FESSPBC, FCE, FRSS, FGADM.
- Assegurar os pagamentos das prestações devidas no âmbito de todos os Fundos sob a Gestão e ou administração do IGFSS, as Ajudas Sociais Pecuniárias a Hemofílicos, dos Apoio Social a Idosos Carenciados das Comunidades Portuguesas (ASICCP), dos Apoio Social a Emigrantes Carenciados das Comunidades Portuguesas (ASECCP), e os pagamentos no âmbito do artigo 98.º- N do Código do Processo do Trabalho.
- Otimizar o modelo de funcionamento e uniformizar procedimentos de todos os fundos sob gestão e ou administração do IGFSS, designadamente, FGS, FGCT, FESSPAC, FSS, FESSPBC, FCE, FRSS, FGADM.
- Propor e implementar novos processos/circuitos com vista a uma maior eficiência e eficácia das atividades desenvolvidas pela Direção e sua interação com os outros serviços, bem como a implementação de novos projetos de otimização e modernização das formas de pagamento e de arrecadação da receita da Segurança Social.
- Realizar a triagem e encaminhamento dos pedidos das várias unidades orgânicas;
- Proceder à resolução de intervenções simples sem recurso a intervenção presencial;
- Garantir o apoio geral ao funcionamento do IGFSS;
- Colaborar no controlo do cumprimento dos contratos de fornecimento de bens e prestação de serviços existentes;
- Preparar e elaborar documentação diversa relacionada com as atividades inerentes às funções da unidade orgânica;
- Registar e verificar dados em documentos de base e em dispositivos de memorização e tratamento de dados;
- Executar outras tarefas similares às supracitadas, dentro das orientações definidas a um nível superior.
Remuneração em algumas oportunidades:
- 2693,78 EUR
Suplemento Mensal em algumas oportunidades:
- 1077,51 EUR
Poderá consultar online todas as oportunidades em aberto e modos de candidatura na BEP (Bolsa de Emprego Público), ou alternativamente consultar a lista de procedimentos em aberto aqui.