Novas oportunidades agora em aberto na CP.
A história dos comboios em Portugal remonta ao século XIX, com a inauguração da primeira linha férrea em 28 de outubro de 1856, que ligava a cidade do Porto a Gaia. Esta primeira linha ferroviária em Portugal foi construída pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses e servia principalmente para o transporte de mercadorias.
Nos anos seguintes, outras linhas foram construídas, como a linha de Lisboa a Carregado em 1857, a linha de Sintra em 1887, e a linha do Sul que ligava Lisboa a Faro, inaugurada em 1889. Estas novas linhas eram principalmente destinadas ao transporte de passageiros, permitindo uma maior mobilidade e integração territorial do país.
Funções geralmente a exercer nesta área (Apanhado geral de possíveis funções a exercer na área):
- Executar a manutenção ou reparação de material circulante ferroviário; instalar, ensaiar, conservar e reparar diversos tipos de instalações e circuitos elétricos e seus componentes, aparelhos elétricos, eletromecânicos e máquinas elétricas rotativas;
- Executar a manutenção de material circulante ferroviário; montar, instalar, controlar, ensaiar, conservar e reparar instalações, aparelhos e equipamentos elétricos e eletrónicos e, em geral, aparelhos elétricos ou com componentes eletrónicos;
- Manutenção ou reparação de material circulante ferroviário; para instalar, ensaiar, conservar e reparar diversos órgãos, detetar avarias, reparar, regular, afinar, ensaiar, montar e conservar vários tipos de máquinas, motores e outros conjuntos mecânicos do material circulante ferroviário, motor e rebocado;
- Emitir e enviar notas de encomenda aos fornecedores;
- Estabelecer e manter contactos com fornecedores nacionais e internacionais;
- Adquirir bens e serviços;
- Assegurar os tempos de entrega, serviços e respetivas quantidades de encomenda dos fornecedores;
- Acompanhar e participar nos circuitos de rejeição e devoluções a fornecedores e assegurar o tratamento das reclamações;
- Efetuar o recebimento, conferência e expedição de materiais;
- Assegurar o fornecimento, transporte e arrumação de materiais;
- Gerir a devolução dos produtos não conformes e respetivos custos.
Requisitos em algumas das vagas geralmente encontradas na área (Apanhado geral de possíveis funções a exercer na área):
- Formação profissional em Mecânica, Eletromecânica, Eletrotecnia, Mecatrónica, Eletrónica (nível III); conhecimentos de trabalhos de desmontagem, recuperação e montagem de componentes, de desenho técnico ou de interpretação de esquemas elétricos; segurança e higiene no trabalho; experiência profissional; preferência a formação ao nível do 12º ano.
- Formação profissional em eletrónica (nível II); conhecimentos de trabalhos de desmontagem, recuperação e montagem de componentes, de desenho técnico ou de interpretação de esquemas eletrónicos; Segurança e higiene no trabalho; Experiência profissional; Preferência a formação ao nível do 12º ano.
- Formação profissional em eletromecânica (nível II); conhecimentos de trabalhos de desmontagem, recuperação e montagem de componentes, de desenho técnico ou de interpretação de esquemas elétricos; segurança e higiene no trabalho; experiência profissional; preferência a formação ao nível do 12º ano.
- Formação profissional em mecanotecnia (nível II); conhecimento de trabalhos de desmontagem e montagem de equipamentos mecânicos, de recuperação e montagem de componentes e de desenho técnico; conhecimentos de pneumática; segurança e higiene no trabalho; dá-se preferência a quem possua habilitações ao nível do 12º ano ou equivalente e experiência profissional.
- Experiência na área de compras e logística (preferencial);
- Bons conhecimentos de língua inglesa;
- Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
- Conhecimentos do software SAP (preferencial).
- Boa capacidade de organização e rigor no trabalho;
- Boa capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa;
- Espírito de iniciativa e capacidade de tomada de decisão;
- Elevado sentido de responsabilidade;
- Boa capacidade de gestão do stress e de auto-controlo.
A Empresa de Comboios de Portugal, também conhecida pela sigla CP, é a empresa estatal responsável pelo transporte ferroviário de passageiros em Portugal. Fundada em 1860, a CP é atualmente a única empresa ferroviária em Portugal, e possui uma ampla rede de linhas que cobre todo o país, desde as grandes cidades até as zonas rurais.
A CP opera várias linhas de comboio, incluindo comboios urbanos, suburbanos, regionais e de longo curso. A empresa disponibiliza também serviços de alta velocidade, com o serviço de comboios Alfa Pendular, que liga as principais cidades portuguesas, e o serviço internacional, com o comboio Sud Express, que liga Lisboa a Paris.
Além disso, a CP oferece serviços complementares aos seus passageiros, como venda de bilhetes online e em estações, serviços de informações e apoio ao cliente, e a possibilidade de reservar lugares em alguns comboios.
Dito isto a empresa de Comboios de Portugal é a empresa estatal responsável pelo transporte ferroviário de passageiros em Portugal, oferecendo uma ampla rede de linhas que cobre todo o país, com vários tipos de serviços e opções de transporte para atender às necessidades dos seus passageiros, opera uma ampla rede de linhas de comboios, que oferecem serviços de transporte para passageiros dentro das áreas metropolitanas, regiões e até mesmo para outros países, proporcionando diferentes opções de transporte para atender às necessidades dos seus passageiros. Poderá consultar as oportunidades no site oficial desta empresa ou alternativamente aqui.