Novas oportunidades para motoristas de pesados e para iniciar funções de imediato.
Para exercer funções nesta área terá de ter a respetiva carta de condução para o tipo de veículo que pretende conduzir. A carta de condução é o documento que atesta, em Portugal, a aptidão de um cidadão para conduzir veículos a motor na via pública.
Este documento é certificado em função da categoria do veículo a conduzir e segue-se, salvo casos específicos, a um exame teórico (exame do código de estrada) e outro prático (exame de condução); este último é obrigatório em qualquer uma das categorias. O único documento que o possuidor de um título de condução válido de qualquer Estado-membro da União Europeia pode conduzir livremente em todos os restantes Estados-membros com o mesmo. No entanto, se muitos países terceiros aceitam este documento europeu, outros exigem uma Licença Internacional de Condução, documento que em Portugal é emitido pelo Automóvel Clube de Portugal ou num balcão do Instituto da Mobilidade e dos Transportes - IMT, I. P.
O código da estrada é o documento legal que estabelece as regras de circulação de todo os tipos de veículos nas estradas e outras vias, bem como sua relação com a população num determinado país ou região.
Na maioria dos países, é estipulada como obrigatoriedade a inspecção automóvel que consiste na verificação dos requisitos mínimos de segurança e/ou ambientais do veículo, como a emissão de gases nocivos. Consoante o país e a legislação em vigor, a inspecção poderá ser periódica ou apenas perante a transferência de título de propriedade. No caso da inspecção periódica, os intervalos mais comuns são de ano a ano, ou de dois em dois anos.
Em Portugal a Licença Internacional de Condução é emitida pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP). O Automóvel Club de Portugal, antes designado como Real Automóvel Club de Portugal (RACP), é um clube português fundado em 15 de Maio de 1903 e direcionado aos automobilistas.
Foi fundado a uma Sexta-Feira, 15 de Maio de 1903 como Real Automóvel Club de Portugal. Os seus estatutos foram aprovados pelo Governador Civil do Distrito de Lisboa a um Domingo, 31 de Maio do mesmo ano, data a partir da qual passa a ter existência legal. O Rei D. Carlos I de Portugal figurava como Presidente-Honorário, tendo sido ele a desenhar o emblema do Club, enquanto o seu filho D. Luís Filipe, Príncipe Real de Portugal, era Vice-Presidente-Honorário, e o Infante D. Afonso de Bragança, Duque do Porto, era Presidente Perpétuo da Assembleia Geral.
O Camionista então é um profissional autorizado, para exercer a condução de um veículo pesado de mercadorias. Os camionistas podem ser "do nacional", isto é, efetuam regularmente serviços dentro do país, ou "do internacional / TIR", que efetuam regularmente serviços fora do país, como por exemplo no caso de serviço ibérico (Península Ibérica). Poderá consultar oportunidades aqui.
Funções em algumas oportunidades na área (Apanhado Geral):
• Condução de veículos pesados;
• Outras tarefas inerentes à função.
• 12 paragens por dia
• Clientes: grandes e pequenas lojas, particulares
• Camião carregado por funcionários do armazém
• O motorista tem seu próprio camião
• Descarregamento com EPT feito por um motorista
• Horas de trabalho por dia: 6-8
• Trabalho de segunda a sexta
• A partir das 6h da manhã
• Preparar o serviço de transporte verificando a documentação necessária, o veículo e o equipamento acessório;
•Transporte de mercadorias desde o ponto de carga até ao destinatário final garantindo o cumprimento do plano definido pelas operações;
•Conduzir veículos automóveis para o transporte de mercadorias respeitando as regras de segurança, trânsito e acondicionamento da carga.
Requisitos para algumas das vagas na área (Apanhado Geral):
- CAM atualizado- Carta C+E atualizada- Boa comunicação e apresentação- Dinamismo, responsabilidade e proatividade- Organização- Experiência como motorista de pesados- Experiência Basculantes (De preferência)- Cidadania Portuguesa ou europeia; (obrigatório)- Disponibilidade Imediata;- Carta de condução de pesados (para o motorista);- Carta de condução de ligeiros para o ajudante e o operador de barquinha;- Experiência em instalações de postes será valorizada;
Oferecem em algumas vagas encontradas na área (Apanhado Geral):
- Em caso de Serviço Ibérico poderá ter uma remuneração na ordem de 2680€ em função do serviço prestado e numero de horas
- Formação
- Apoio de toda a equipa
- Contrato, e dinheiro de férias e dias de feriados pagos (25 por ano)
- Plano de saúde
Em Portugal, de acordo com o Decreto-Lei n.º 313/2009, de 27 de outubro, passou a ser obrigatória (desde 25 de janeiro de 2010) a realização de exames psicotécnicos para a obtenção ou revalidação de cartas de condução para as categorias que se incluam no Grupo II, nomeadamente:
- Categorias B e BE – para condutores de ambulâncias, de veículos de bombeiros, de transporte de passageiros de aluguer (i.e. táxis), de transporte escolar, e de transporte de mercadorias perigosas;
- Categorias C, CE, D e DE.