Escolas procuram pessoal para limpezas e outras áreas (825€ até 1020€ em alguns casos) - Última Hora

Novas oportunidades em algumas escolas do país.



O Sistema Educativo em Portugal é regulado pelo Estado através do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O sistema de educação público é o mais usado e melhor implementado, existindo também escolas privadas em todos os níveis de educação.

A educação é o processo de facilitar o aprendizado ou a aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, crenças e hábitos. Os métodos educacionais incluem o ensino, treinamento, narração de histórias, discussão e pesquisa direcionada. A educação geralmente ocorre sob a orientação de educadores, mas os alunos também podem auto-educar se. A educação pode ocorrer em contextos formais ou informais e qualquer experiência que tenha um efeito formativo na maneira como se pensa, sente ou age pode ser considerada educacional. A metodologia do ensino é chamada pedagogia.

A educação formal é geralmente dividida formalmente em estágios como pré-escola ou jardim de infância, escola primária, escola secundária e depois faculdade, universidade ou ensino técnico.

O direito à educação foi reconhecido por alguns governos e pelas Nações Unidas. Na maioria das regiões, a educação é obrigatória até uma certa idade.

O ano escolar, chamado de ano letivo, começa em setembro até junho/julho do ano seguinte, dependendo da escola ou nível de educação. (O ano letivo dura entre 9 a 10 meses).

Em Portugal, a educação é iniciada obrigatoriamente para todos os alunos no ano em que completam 6 anos de idade. A escolaridade obrigatória termina quando o aluno fizer 18 anos (12º ano de escolaridade).


As salas de aula, onde os professores ensinam e os alunos aprendem, são de importância central, mas as escolas típicas têm muitas outras áreas que necessitam de limpeza constante, que podem incluir:
  • Cantina ou refeitório, onde os alunos almoçam ou lancham;
  • Ginásio, local onde os alunos praticam desporto ou educação física prática;
  • Auditório ou sala onde acontecem eventos;
  • Escritório ou coordenação, onde o trabalho administrativo da escola é feito;
  • Biblioteca, onde os alunos consultam livros e revistas e muitas vezes usam computadores;
  • Salas de aula especializadas, incluindo laboratórios;
  • Salas de informática, onde o computador com internet é usado para trabalhos.


Responsabilidades em algumas oportunidades (Resumo Geral - Escolas Privadas):
- Auxílio na limpeza da cantina/refeitório;
- Arrumação de tabuleiros, loiça;
- Embalamento dos talheres;
- Higienização dos vegetais.

Requisitos em algumas oportunidades (Resumo Geral - Escolas Privadas):
- Experiência profissional em atividades semelhantes
- Sentido de responsabilidade, assiduidade, pontualidade;
- Pontualidade e assiduidade;
- Dinamismo e proatividade;
- Responsabilidade e profissionalismo;
- Espírito de equipa.


Oferecem em algumas das oportunidades (Resumo Geral - Escolas Privadas):
  • Seguro de saúde;
  • Contrato;
  • 825€ e prémios até um total de 1020€ mês em alguns casos;
  • Horário fixo com folgas fixas ao fim de semana;


Perfil para algumas das vagas (Resumo Geral - Escolas Privadas):
  • Boa capacidade de trabalhar em equipa
  • Disponibilidade imediata.

Funções a exercer no geral em algumas das vagas para além das na área educativa:
  • Atender telefonemas;
  • Tirar fotocópias;
  • Integrar o setor Financeiro, Administrativo e RH
  • Lançamentos contabilisticos;
  • Conferências de contas correntes;
  • Reconciliações Bancárias;
  • Aplicar conehcimentos de processamento de salários.
  • Acompanhar e apoiar as crianças no desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas não letivas, apoio às salas, aos recreios, ao almoço e lanche e períodos de repouso das crianças;
  • Vigiar e orientar as crianças, garantindo a sua segurança, higiene e bem-estar;
  • Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local e dos materiais e apoiar nas funções de limpeza, conservação e arrumação geral do espaço;
  • Dar apoio em laboratórios e bibliotecas (ajudar alunos, limpar, arrumar e fazer a manutenção e organização do espaço);
  • Acompanhar as crianças e jovens em visitas de estudo e excursões;
  • Principais responsabilidades: apoio ao refeitório (valências de creche e pré-escolar), higienização e limpeza dos espaços educativos; gestão e utilização eficiente das máquinas e materiais de limpeza

Descrição sumária da atividade que poderá ser exercida na área (Apanhado Geral Sumário - Ensino Superior):
  • Área de Gestão de Projetos.
  • Conteúdo funcional: Controlo da execução de projetos; respostas a pedidos de esclarecimentos sobre a execução dos projetos e candidaturas; instrução de candidaturas a novos Projetos.
  • Conhecimentos na área financeira, gestão de projetos e/ou contratação pública.
  • Os postos de trabalho a ocupar caracterizam-se pelo exercício de funções correspondentes à categoria de técnico superior, tal como descrito no Anexo referido no n.º 2 do artigo 88.º da LTFP, e de acordo com as atividades inerentes às de técnico superior. Das funções inerentes ao posto de trabalho destacam-se, entre outras: Ministrar formação; desenvolver e/ou adaptar conteúdos curriculares e programas; planificar a formação e definir planos de sessão; conceber e aplicar instrumentos de avaliação da formação; organizar e preparar equipamentos, ferramentas/utensílios, materiais e tecnologias de suporte às atividades formativas.
  • Funções consultivas, de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica e ou científica, que fundamentam e preparam a decisão. c) Elaboração, autonomamente ou em grupo, de pareceres e projetos, com diversos graus de complexidade, e execução de outras atividades de apoio geral ou especializado nas áreas de atuação comuns, instrumentais e operativas dos órgãos e serviços. d) Funções exercidas com responsabilidade e autonomia técnica, ainda que com enquadramento superior qualificado. e) Representação do órgão ou serviço em assuntos da sua especialidade, tomando opções de índole técnica, enquadradas por diretivas ou orientações superiores.
  • Assegurar a vigilância das instalações, identificando infrações e respetivos autores e efetuando o controlo das entradas e saídas de pessoas e bens dos edifícios, bem como, o acesso e aparcamento de veículos;
  • Assegurar as condições técnicas e ambientais necessárias ao bom funcionamento das atividades letivas, à realização de reuniões ou de outras atividades autorizadas;
  • Assegurar a manutenção da higiene e realizar algumas ações de limpeza de espaços e
  • equipamentos, garantindo a existência dos consumíveis necessários e a triagem dos lixos;
  • Realizar as funções de estafeta interno entre os serviços e entre os diferentes polos;
  • Assegurar o serviço externo;
  • Manter os níveis de stock nos espaços laboratoriais e fornecer o material necessário, de acordo com as indicações dos responsáveis;
  • Prestar o apoio necessário aos docentes para a realização das aulas;
  • Assegurar a realização da manutenção do veículo da escola, incluindo inspeções;
  • Prestar o apoio necessário na realização de jornadas e outros eventos similares;
  • Monitorizar avarias, corrigi-las ou comunicá-las aos serviços competentes/técnicos, consoante os casos;
  • Assegurar o serviço de lavandaria e engomadoria;
  • Garantir a execução de pequenos arranjos de costura, podendo implicar a utilização de máquinas de costura.
  • Executar tarefas da competência do Município em matéria educativa indispensáveis ao funcionamento das escolas; ligação entre os diversos elementos que constituem a comunidade educativa, alunos, professores, pessoal não docente, pais e encarregados de educação; dar apoio geral ao nível da organização, higiene e limpeza dos espaços; cooperar na segurança e vigilância dos alunos, assegurando o encaminhamento dos utilizadores da escola e controlando as entradas e saídas do recinto escolar e apoiar atividades de crianças com necessidades educativas especiais e colaboração ativa em todos os momentos do processo educativo sempre que solicitada a sua participação.
  • Manter atualizados os processos individuais dos trabalhadores;
  • Manter atualizada a assiduidade (registo de faltas);
  • Elaborar os mapas de férias;
  • Elaboração de contratos e aditamentos;
  • Elaborar certidões, declarações, ofícios, etc;
  • Elaboração Balanço Social (Anual), SIOE (Trimestral) e outros questionários da área de RH;
  • Elaboração do mapa de formação, follow-up, segundo o procedimento da Formação e tendo como referência o Sistema de Gestão da Qualidade e manter atualizado os dados profissionais (Formação, etc);
  • Processamento de vencimentos no programa SIAG-AP;
  • Inscrição na ADSE/renovação de direitos e restantes procedimentos;
  • Admissão/Cessação na Segurança Social (SS);
  • Atualização do subscritor; contagem de tempo; aposentação do pessoal na Caixa Geral de Aposentações (CGA);
  • Colocação de oferta de emprego na BEP, para mobilidade ou concurso;
  • Atualização das Tabelas de funções dos não docentes;
  • Assegurar o respetivo expediente e arquivo de toda a documentação referente ao SRH.

A maior parte dos países tem sistemas de educação, que em grande parte são obrigatórios. Nestes sistemas, os estudantes progridem através de uma série de níveis escolares e sucessivos. 
As escolas podem ser públicas ou particulares. Podem ser mistas, femininas ou masculinas. Podem ser escolas práticas. Podem ser exclusivas para crianças com necessidades especiais. Podem ser escolas religiosas. Escolas para adultos incluem instituições de alfabetização, de treinamento corporativo, militar e escolas de negócios. Os sistemas de educação pública são diversos, variando conforme o país que o oferece, mas cobrem, usualmente, os períodos de educação básica e média e, em muitos casos, também o ensino superior. Uma tendência mundial crescente é a de inclusão da pré-escola e de creches entre os serviços públicos oferecidos pelo Estado. Poderá consultar as oportunidades aqui.






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