Novas oportunidades em diferentes áreas para escolas privadas.
O Sistema Educativo em Portugal é regulado pelo Estado através do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O sistema de educação público é o mais usado e melhor implementado, existindo também escolas privadas em todos os níveis de educação.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) é o departamento governativo de Portugal responsável pela Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O MCTES tem origem no Ministério da Ciência e Tecnologia, criado em 1995. Em 2002, passou a tutelar o ensino superior - até aí tutelado pelo Ministério da Educação, tutela esta que passou novamente para o Ministério da Educação em 2011 - passando a designar-se "Ministério da Ciência e Ensino Superior". Depois disso, apesar ter mantido as mesmas competências, mudou várias vezes de designação - acompanhando as mudanças de titulares - passando a "Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior" em 2004 e "Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior" em 2005.
Em 2015, com o XXI Governo Constitucional, a Ciência e o Ensino Superior foram novamente autonomizados em relação ao Ministério da Educação.
Em Portugal - segundo a Lei de Bases do Sistema Educativo - o ensino superior constitui uma das componentes da educação escolar, para além do ensino secundário e do básico. Por sua vez, o ensino superior compreende o ensino universitário e o ensino politécnico.
O ensino universitário é orientado por uma constante perspetiva de investigação e de criação do saber. Visa assegurar uma sólida preparação científica e cultural e proporcionar uma formação técnica que habilite para o exercício de atividades profissionais e culturais e fomente as capacidades de concepção, de inovação e de análise crítica. O ensino universitário realiza-se em universidades e em institutos universitários ou outras escolas universitárias não integradas.
O ensino politécnico é orientado por uma constante perspetiva de investigação aplicada e de desenvolvimento dirigido à compreensão e solução de problemas concretos. Visa proporcionar uma sólida formação cultural e técnica de nível superior, desenvolver a capacidade de inovação e de análise crítica e ministrar conhecimentos científicos de índole teórica e prática e as suas aplicações com vista ao exercício de atividades profissionais. O ensino politécnico realiza-se em escolas superiores ou outras escolas politécnicas, que podem associar-se em institutos politécnicos ou integrar-se em universidades.
As instituições de ensino superior portuguesas integram-se na rede pública ou na rede privada. A rede pública é mantida pelo Estado e inclui as instituições de ensino superior público universitário, de ensino superior público politécnico e de ensino superior militar e policial. A rede privada inclui as instituições de ensino particular e cooperativo mantidas por empresas privadas ou por cooperativas de ensino e as instituições de ensino superior concordatário mantidas pela Igreja Católica.
Requisitos em algumas das vagas (Apanhado geral das oportunidades encontradas):
- Boa capacidade de comunicação;
- Licenciatura em Terapia da Fala;
- Capacidade de trabalhar com crianças;
- Disponibilidade para iniciar funções;
- Formação base em Psicologia, com cédula profissional da Ordem dos Psicólogos;
- Experiência e interesse, pela área de Desenvolvimento Infantil e de Jovens, assim como na área educacional;
- Experiência e conhecimento na intervenção com perturbações do neurodesenvolvimento
- Carta de condução de ligeiros (preferencial);
- Habilitações mínimas: 9º ano;
- Valorizam experiência comprovada na área da limpeza e manutenção dos espaços;
- Valorizam alguma experiência/sensibilidade pedagógica com crianças (idades entre os 4 meses e 10 anos);
- Conhecimentos na área da Educação (Preferencial);
- Conhecimentos e experiência na plataforma SIGO (Preferencial);
- Conhecimentos de inglês;
- Capacidade de Organização e de realizar multitarefas;
- Pessoa organizada, motivada e com iniciativa;
- Bons conhecimentos de informática na óptica do utilizador;
- Mínimo 12º ano, Licenciatura (Preferencial)
- Disponibilidade Imediata (Preferencial)
Oferecem em algumas das vagas:
- 6h/dia das 07.30h às 14.30h - 2ª feira a 6ª feira em alguns cargos;
- Seguro de saúde;
- Progressão salarial dos 860€ - 1250€ em algumas oportunidades;
Funções a exercer em algumas das vagas para além das na área educativa (Apanhado geral das oportunidades encontradas):
- Atender telefonemas;
- Tirar fotocópias;
- Integrar o setor Financeiro, Administrativo e RH
- Lançamentos contabilisticos;
- Conferências de contas correntes;
- Reconciliações Bancárias;
- Aplicar conehcimentos de processamento de salários.
- Acompanhar e apoiar as crianças no desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas não letivas, apoio às salas, aos recreios, ao almoço e lanche e períodos de repouso das crianças;
- Vigiar e orientar as crianças, garantindo a sua segurança, higiene e bem-estar;
- Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local e dos materiais e apoiar nas funções de limpeza, conservação e arrumação geral do espaço;
- Dar apoio em laboratórios e bibliotecas (ajudar alunos, limpar, arrumar e fazer a manutenção e organização do espaço);
- Acompanhar as crianças e jovens em visitas de estudo e excursões;
- Principais responsabilidades: apoio ao refeitório (valências de creche e pré-escolar), higienização e limpeza dos espaços educativos; gestão e utilização eficiente das máquinas e materiais de limpeza
Perfil para algumas das vagas:
- Boa capacidade de trabalhar em equipa
- Gosto pelo trabalho com crianças;
- Disponibilidade imediata.
As restantes oportunidades onde será necessário ter ensino superior poderão ser por exemplo nas Áreas de Psicologia, Contabilidade, e Terapia da Fala.
Psicologia é uma profissão, disciplina acadêmica e ciência que trata da mente, do estudo e análise de seus processos e comportamento de indivíduos e grupos humanos em diferentes situações. A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade. Um pesquisador ou profissional desse campo é conhecido como psicólogo, podendo ser classificado como cientista social, comportamental ou cognitivo. A função dos psicólogos é tentar compreender o papel das funções mentais no comportamento individual e social, estudando também os processos fisiológicos e biológicos que acompanham os comportamentos e funções cognitivas.
Contabilidade é uma ciência aplicada, que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades (ou a azienda, que é o patrimônio mais a pessoa que o administra), seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. "Contabilidade" deriva do termo italiano contabilità, numa referência ao uso das contas contábeis. Em suma, a contabilidade é a ciência que mede a riqueza (patrimônio) e a sua evolução.
Terapia da fala, é a ciência que tem como objeto de estudo as funções biológicas e comportamentais envolvidas na comunicação humana. Essas funções incluem funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspetos funcionais da respiração) e neurológicas, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspetos envolvidos nas funções auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, ou na voz.
Poderá consultar as oportunidades nos estabelecimentos de ensino a recrutar perto de si ou alternativamente aqui.