Novas oportunidades nos CTT nas mais diversas áreas de interesse.
Correios de Portugal, conhecidos normalmente simplesmente pela sigla CTT significando Correios, Telégrafos e Telefones, são um grupo empresarial português. Portugal foi um dos países pioneiros na instalação da telegrafia, dentro das medidas modernizadoras de Fontes Pereira de Melo, em 1855, quando foi lançado o primeiro cabo submarino entre Lisboa e os Açores. As primeiras linhas a serem inauguradas foram entre o Terreiro do Paço e as Cortes e entre o Palácio das Necessidades e Sintra (onde a Família Real Portuguesa passava férias) já em 1856. No ano seguinte (1857), eram abertos ao público em geral os serviços telegráficos.
Na década de 1860, Lisboa já estava ligada por cabos submarinos a Londres, Gibraltar e Nova Iorque. A ligação por cabo submarino entre Lisboa e o Rio de Janeiro permitiu a Luís I de Portugal enviar uma mensagem de feliz Natal ao seu tio, o Imperador Pedro II do Brasil.
No final do século XIX já a extensão das linhas em Portugal ascendia a 8 000 km, com estações em Lisboa, Sintra, Mafra, Caldas da Rainha, Alcobaça, Coimbra, Évora, Setúbal e outras.
Em 1902 inauguravam-se, no país, as primeiras estações de telegrafia sem fios.
Em Portugal as primeiras experiências de telefone iniciaram-se em 24 de Novembro de 1877, ligando Carcavelos à Central do Cabo em Lisboa.
A primeira rede telefônica pública foi inaugurada em Lisboa a 26 de Abril de 1882 pela Edison Gower Bell Telephone Company of Europe Ltd. que tinha a concessão atribuída desde 13 de Janeiro de 1882. A concessão foi transferida para a The Anglo Portuguese Telephone Company (APT) em 1887 que a manteve até 1968.
O primeiro serviço de telefone automático foi inaugurado em Portugal em 1930 e em 25 de Setembro de 1937 a APT inaugurou a primeira estação automática na Estrela em Lisboa. Nesse ano a rede da APT tinha 48 000 assinantes.
- Realizar atividades de atendimento a Clientes, dando resposta às suas necessidades e prestando a informação adequada;
- Promover a comercialização dos produtos/serviços nas Lojas, identificando as necessidades dos clientes e procurando dar-lhes a conhecer os que mais se adequam ao seu perfil;
- Promover proativamente a venda e colocação de produtos e serviços, procurando novas oportunidades de negocio;
- Acompanhar a carteira de Clientes, maximizando negócio, promovendo o cross-selling de produtos e serviços e a sua fidelização;
- Colaborar ativamente na concretização dos objetivos comerciais e a execução das campanhas, com vista ao crescimento dos resultados globais da Loja.
- Habilitação literária equivalente ao 12º ano de escolaridade ou superior;
- Facilidade de comunicação;
- Facilidade de relacionamento interpessoal e trabalhar em equipa;
- Forte orientação comercial e para trabalhar por objetivos;
- Orientação para o Cliente e Negócio;
- Proatividade, energia e dinamismo pessoal;
- Conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
- Elaborar/analisar estudos e projetos relativos a obras e remodelações das instalações, controlando a sua aplicação;
- Promover a otimização de projetos tendo em vista a redução de custos de investimento e exploração;
- Acompanhar e promover as ações necessárias ao lançamento de concursos e consultas ao mercado;
- Acompanhar e fiscalizar a execução das obras pelos empreiteiros e fornecedores externos, bem como efetuar a sua receção;
- Gerir técnica e economicamente as obras, tendo em vista a melhor relação custo/beneficio, bem como o controlo orçamental;
- Manter e atualizar o sistema de informação de lançamento da ação e acompanhamento de projetos, empreitadas e o arquivo de desenhos e projetos;
- Identificar situações de deficiente conservação e funcionamento dos sistemas/equipamentos no domínio da eletrotécnica e eletromecânica, existentes nas instalações do Grupo CTT;
- Diagnosticar avarias, propor/analisar soluções e avaliar orçamentos de manutenção, tendo em vista garantir a operacionalidade dos sistemas/equipamentos através da melhor relação custo/beneficio;
- Gerir, fiscalizar e avaliar a execução dos contratos/serviços de manutenção em instalações.
- Acompanhamento e análise de medições de Qualidade de Serviço, por forma a assegurar o seu correto funcionamento;
- Análise de informação de Qualidade de Serviço tendo por base os processos operacionais instituídos no ciclo produtivo dos CTT;
- Preparação de relatórios e outros suportes;
- Colaborar no desenvolvimento e implementação de novas metodologias de medição, enquadradas nos normativos aplicáveis à medição de qualidade de serviço;
- Elaboração de estudos sobre produtos postais com vista à identificação das características e fluxos de correio real.
- Coordenar e colaborar com diferentes áreas da empresa no desenvolvimento de projetos específicos;
- Acompanhar e apoiar a implementação de iniciativas e projetos que visam a concretização da estratégia dos CTT;
- Apoiar a Comissão Executiva em temas relacionados com a estratégia dos CTT;
- Acompanhar as principais tendências do sector e identificar implicações para o negócio dos CTT, no domínio da estratégia corporativa e do posicionamento dos CTT face à sua envolvente externa;
- Desenvolver análises relativamente a novas oportunidades de negócio;
- Monitorizar a estratégia e posicionamento dos principais operadores postais e operadores de logística, identificando melhores práticas e tendências.
- Licenciatura em Engenharia Mecânica ou Eletromecânica;
- Experiência profissional mínima de 5 anos;
- Conhecimentos de sistemas AVAC;
- Capacidade de trabalho em equipa;
- Atitude proativa;
- Capacidade de planeamento e organização;
- Capacidade de análise de projetos;
- Sentido de responsabilidade;
- Disponibilidade para deslocações no continente e ilhas, com carta de condução de ligeiros.
- Elevada capacidade de organização do trabalho;
- Capacidade de análise crítica e gosto pela melhoria contínua;
- Raciocínio lógico e estruturado com capacidade de resolução de problemas;
- Proatividade e disponibilidade para novos desafios profissionais;
- Espírito inovador e flexível para abordar diferentes temáticas do negócio;
- Comunicação e relações interpessoais;
- Conhecimentos de manutenção edifícios;
- Conhecimentos de Autocad.
- Formação académica ao nível de licenciatura, nas áreas de Matemática, Economia, Gestão ou outra com componente significativa em tratamento e análise de dados;
- Conhecimentos avançados de ferramentas de Microsoft Office, nomeadamente Excel e Access;
- Capacidade analítica e de resolução de problemas;
- Capacidade de sistematização da informação e apresentação de dados;
- Conhecimentos de estatística;
- Capacidade de adaptação e de inovação no desenvolvimento de novos processos/metodologias;
- Facilidade no relacionamento interpessoal e gosto pelo trabalho em equipa;
- Espírito de rigor e fiabilidade;
- Dinamismo, iniciativa e proatividade.
- Formação académica superior nas áreas de Gestão, Economia e/ou Engenharia;
- Experiência de trabalho mínima de 1 a 3 anos, preferencialmente nas áreas de consultoria ou de estratégia e desenvolvimento de negócio.
- Capacidade analítica;
- Forte orientação para resultados;
- Facilidade de comunicação verbal e escrita;
- Facilidade de relacionamento interpessoal e de trabalhar com equipas multidisciplinares;
- Capacidade de planeamento e organização;
- Capacidade de abordagem estruturada a problemas diversos;
- Rigor a atenção ao detalhe;
- Autonomia e proatividade;
- Bons conhecimentos em Microsoft Excel e Power Point;
- Pelo menos 18 anos
- 9º ano de escolaridade
- Carta de condução de ligeiros ou de motociclos
- Bom relacionamento interpessoal e espírito de equipa
- Facilidade de comunicação
A 6 de Outubro de 2000 os CTT foram feitos Membros-Honorários da Ordem do Mérito. Em 2000 assinaram com o Estado a concessão do serviço universal postal, a obrigatoriedade de assegurar a troca de correspondência em todo o país. Em 2004 os CTT adquiriram a Payshop, empresa especialista em pagamentos eletrónicos de contas domésticas com o objetivo de complementar o serviço prestado pelos CTT na área das cobranças de facturas. Entraram também no capital da Mailtec com o objetivo de reforçar o posicionamento dos CTT na Área de Dados e Documentos e mais especificamente no negócio de finishing (preparação/fabrico de correio). Em 2005 adquiriram a empresa espanhola Tourline Express, que actua na área do correio expresso e encomendas em todo o território espanhol. Esta aquisição marca o início do processo de internacionalização dos CTT, que privilegia o mercado espanhol pela sua proximidade.
Em 2008 deu-se a liberalização dos serviços postais na união europeia. Em 2013, o Estado decide privatizar através da dispersão de ações em bolsa, 70% do capital dos CTT. No ano seguinte, em 2014, pela mesma via é alienado o restante capital, passando os CTT a ser uma empresa com capital totalmente privado com 100% do seu capital em free float sendo por isso a única empresa portuguesa nestas circunstâncias. Entram na bolsa portuguesa a 5 de Dezembro de 2013. No ano de 2015 os CTT lançam um projeto ambicioso, o Banco CTT, que arrancou no dia 18 de Março do mesmo ano com a abertura simultânea de 52 balcões – a maior abertura de um Banco em Portugal, alguma vez feita. Poderá consultar as oportunidades no site oficial dos CTT, ou alternativamente aqui.