Auxiliares de Ação Educativa procuram-se para várias instituições de ensino.
O Sistema Educativo em Portugal é regulado pelo Estado através do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O sistema de educação público é o mais usado e melhor implementado, existindo também escolas privadas em todos os níveis de educação.
No ensino básico e secundário, cada ano letivo está dividido em 3 Períodos:
- 1.º Período - Início - por volta de 15 de setembro; Fim - por volta de 14 de dezembro
- 2.º Período - Início - por volta de 3 de janeiro; Fim - duas semanas antes da Páscoa
- 3.º Período - Início - terça-feira a seguir à Páscoa; Fim - entre o início e o final de junho
- A meio do 2.º Período, existem, geralmente, 3 dias de interrupção das atividades letivas, comummente chamados férias de Carnaval.
É de notar que as datas não são fixas. Normalmente, um período tem início numa segunda-feira e final numa sexta-feira. Porém isto varia muito conforme as diferentes escolas e os diferentes anos de escolaridade. Note-se ainda que o fim do terceiro período varia de ano para ano, em função das provas a que os alunos de cada ano possam estar inscritos. Apesar de não ser obrigatório as aulas começarem numa segunda-feira, esta é a situação mais comum. Apresentam-se como exceções as situações em que, não podendo o período começar numa segunda-feira, e sendo a segunda-feira seguinte demasiado tarde para que se cumpram os programas letivos, as aulas começam noutro dia da semana.
O Ensino Superior, que não faz parte da escolaridade obrigatória, divide-se em dois semestres. O ano letivo começa em setembro até junho/julho, sendo que o primeiro semestre é de setembro a janeiro/fevereiro e o segundo semestre de fevereiro a junho/julho. As datas dos calendários escolares, bem como dos exames, ficam a cargo de cada instituição de ensino.
A educação é o processo de facilitar o aprendizado ou a aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, crenças e hábitos. Os métodos educacionais incluem o ensino, treinamento, narração de histórias, discussão e pesquisa direcionada. A educação geralmente ocorre sob a orientação de educadores, mas os alunos também podem autoeducar-se. A educação pode ocorrer em contextos formais ou informais e qualquer experiência que tenha um efeito formativo na maneira como se pensa, sente ou age pode ser considerada educacional. A metodologia do ensino é chamada pedagogia.
- Tipo de Contrato: A Termo Certo (12 meses);
- Vencimento: 957€;- 6h dia com pausas de 2ª feira a 6ª feira dependendo da instituição de ensino;- Dias de descanso semanal fixos: sábado e domingo;
- 9º ou 12º ano de escolaridade- Experiência profissional (Preferencial)
- Apetência para trabalhar e interagir com crianças;
- Formação como Auxiliar ou semelhantes (valorizado);
- Experiência comprovada em infantário.
- Valorização de experiência em creche e/ou berçário.
- Polivalência e versatilidade (Limpeza e higienização dos vários espaços, outros serviços);
- Elevado sentido de responsabilidade e organização;
- Dinâmico(a) e boa capacidade de comunicação;
- Responsável
- Sentido de responsabilidade;
- Capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal;
- Gosto pelo trabalho em equipa;
- Disponibilidade imediata.
- Com capacidade de trabalho autónomo em contexto de sala
- Pontual e assídua/o
- Ser afetiva/o, com bom relacionamento interpessoal
- Ser proativa/o
- Boa capacidade de trabalhar em equipa, num ambiente multicultural;
- Acompanhar, vigiar e auxiliar os alunos do 1º ciclo ao 3º ciclo na sua rotina diária, nomeadamente: espaços de recreio, refeições, visitas de estudo, entre outras atividades;- Vigiar os alunos durante os intervalos letivos e nas salas de aula sempre que necessário;- Colaborar com os trabalhadores Docentes;- Vigiar os espaços do Externato, fazendo o controlo de entradas e saídas dos alunos;- Acompanhar, vigiar e apoiar os alunos nas Atividades Extracurriculares;- Assegurar o asseio das instalações, materiais e equipamentos.- Acompanhar as crianças em visitas de estudo e excursões;- Acompanhar e apoiar as crianças no desenvolvimento de atividades pedagógicas;- Estimular o convívio como forma de integração social;- Preparar a transição integral pelas diversas etapas do seu percurso educativo;- Colaborar com as famílias na promoção de atitudes relacionadas com a higiene e a saúde das crianças;- Sinalizar necessidades educativas e proceder ao seu encaminhamento adequado.- Vigiar e orientar as crianças, garantindo a sua segurança e bem-estar;- Assegurar as condições de higiene e organização do local e dos materiais.- Atender e encaminhar alunos e encarregados de educação;- Ajudar as crianças na hora do almoço (pode ter só de vigiar e atuar em caso de mau comportamento, mas também pode ter de dar a comida a crianças mais novas);- Apoiar nas rotinas de higiene e descanso das crianças;- Promover o desenvolvimento global das crianças organizando diversas atividades que, simultaneamente, as ocupam e incentivam o desenvolvimento físico, psíquico e social.