Algumas Escolas procuram pessoal para limpezas e outras áreas e oferecem 789€ + Prémios até 895€ em alguns casos - Última Hora

Algumas escolas procuram pessoas nas mais diversas áreas para reforçar os seus quadros.



Algumas das oportunidades poderão ser para escolas profissionais. O ensino profissional, em Portugal, é responsabilidade da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

Os Cursos Profissionais, caracterizados por uma forte ligação com o mundo profissional, constituem uma oferta educativa vocacionada para o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local.

São comummente apontados como mais apropriados para estudantes que procurem um ensino mais prático e voltado para o mercado de trabalho, não excluindo, por outro lado, a hipótese do prosseguimento de estudos.

Outras oportunidades poderão ser para o ensino básico. Em Portugal, a Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) estabelece nos seus artigos 6.º a 8.º que o ensino básico é universal e gratuito, com uma duração de nove anos escolares, sendo obrigatória a frequência para as crianças entre os 6 e os 15 anos de idade.

Constitui a primeira parte da educação escolar, à qual se seguem o ensino secundário e o superior.

As escolas públicas onde é realizado o ensino básico, têm a designação genérica de escola básica, existindo várias tipologias, de acordo com os níveis de estudos aí ministrados.

No ensino básico e secundário, cada ano letivo está dividido em 3 Períodos:
  • 1.º Período - Início - por volta de 15 de setembro; Fim - por volta de 14 de dezembro
  • 2.º Período - Início - por volta de 3 de janeiro; Fim - duas semanas antes da Páscoa
  • 3.º Período - Início - terça-feira a seguir à Páscoa; Fim - entre o início e o final de junho
  • A meio do 2.º Período, existem, geralmente, 3 dias de interrupção das atividades letivas, comummente chamados férias de Carnaval.

É de notar que as datas não são fixas. Normalmente, um período tem início numa segunda-feira e final numa sexta-feira. Porém isto varia muito conforme as diferentes escolas e os diferentes anos de escolaridade. Note-se ainda que o fim do terceiro período varia de ano para ano, em função das provas a que os alunos de cada ano possam estar inscritos. Apesar de não ser obrigatório as aulas começarem numa segunda-feira, esta é a situação mais comum. Apresentam-se como exceções as situações em que, não podendo o período começar numa segunda-feira, e sendo a segunda-feira seguinte demasiado tarde para que se cumpram os programas letivos, as aulas começam noutro dia da semana.


As salas de aula, onde os professores ensinam e os alunos aprendem, são de importância central, mas as escolas típicas têm muitas outras áreas que necessitam de limpeza constante, que podem incluir:
  • Cantina ou refeitório, onde os alunos almoçam ou lancham;
  • Ginásio, local onde os alunos praticam desporto ou educação física prática;
  • Auditório ou sala onde acontecem eventos;
  • Escritório ou coordenação, onde o trabalho administrativo da escola é feito;
  • Biblioteca, onde os alunos consultam livros e revistas e muitas vezes usam computadores;
  • Salas de aula especializadas, incluindo laboratórios;
  • Salas de informática, onde o computador com internet é usado para trabalhos.


Responsabilidades em algumas oportunidades (Resumo Geral - Escolas Privadas):
- Auxílio na limpeza da cantina/refeitório;
- Arrumação de tabuleiros, loiça;
- Embalamento dos talheres;
- Higienização dos vegetais.

Requisitos em algumas oportunidades (Resumo Geral - Escolas Privadas):
- Experiência profissional em atividades semelhantes
- Sentido de responsabilidade, assiduidade, pontualidade;
- Pontualidade e assiduidade;
- Dinamismo e proatividade;
- Responsabilidade e profissionalismo;
- Espírito de equipa.


Oferecem em algumas das oportunidades (Resumo Geral - Escolas Privadas):
  • Seguro de saúde;
  • Contrato;
  • 789€ e prémios até um total de 895€ mês em alguns casos;
  • Horário fixo com folgas fixas ao fim de semana;


Perfil para algumas das vagas (Resumo Geral - Escolas Privadas):
  • Boa capacidade de trabalhar em equipa
  • Disponibilidade imediata.

Descrição sumária da atividade que poderá ser exercida na área (Apanhado Geral Sumário - Ensino Superior):
  • Área de Gestão de Projetos.
  • Conteúdo funcional: Controlo da execução de projetos; respostas a pedidos de esclarecimentos sobre a execução dos projetos e candidaturas; instrução de candidaturas a novos Projetos.
  • Conhecimentos na área financeira, gestão de projetos e/ou contratação pública.
  • Os postos de trabalho a ocupar caracterizam-se pelo exercício de funções correspondentes à categoria de técnico superior, tal como descrito no Anexo referido no n.º 2 do artigo 88.º da LTFP, e de acordo com as atividades inerentes às de técnico superior. Das funções inerentes ao posto de trabalho destacam-se, entre outras: Ministrar formação; desenvolver e/ou adaptar conteúdos curriculares e programas; planificar a formação e definir planos de sessão; conceber e aplicar instrumentos de avaliação da formação; organizar e preparar equipamentos, ferramentas/utensílios, materiais e tecnologias de suporte às atividades formativas.
  • Funções consultivas, de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica e ou científica, que fundamentam e preparam a decisão. c) Elaboração, autonomamente ou em grupo, de pareceres e projetos, com diversos graus de complexidade, e execução de outras atividades de apoio geral ou especializado nas áreas de atuação comuns, instrumentais e operativas dos órgãos e serviços. d) Funções exercidas com responsabilidade e autonomia técnica, ainda que com enquadramento superior qualificado. e) Representação do órgão ou serviço em assuntos da sua especialidade, tomando opções de índole técnica, enquadradas por diretivas ou orientações superiores.
  • Assegurar a vigilância das instalações, identificando infrações e respetivos autores e efetuando o controlo das entradas e saídas de pessoas e bens dos edifícios, bem como, o acesso e aparcamento de veículos;
  • Assegurar as condições técnicas e ambientais necessárias ao bom funcionamento das atividades letivas, à realização de reuniões ou de outras atividades autorizadas;
  • Assegurar a manutenção da higiene e realizar algumas ações de limpeza de espaços e
  • equipamentos, garantindo a existência dos consumíveis necessários e a triagem dos lixos;
  • Realizar as funções de estafeta interno entre os serviços e entre os diferentes polos;
  • Assegurar o serviço externo;
  • Manter os níveis de stock nos espaços laboratoriais e fornecer o material necessário, de acordo com as indicações dos responsáveis;
  • Prestar o apoio necessário aos docentes para a realização das aulas;
  • Assegurar a realização da manutenção do veículo da escola, incluindo inspeções;
  • Prestar o apoio necessário na realização de jornadas e outros eventos similares;
  • Monitorizar avarias, corrigi-las ou comunicá-las aos serviços competentes/técnicos, consoante os casos;
  • Assegurar o serviço de lavandaria e engomadoria;
  • Garantir a execução de pequenos arranjos de costura, podendo implicar a utilização de máquinas de costura.
  • Executar tarefas da competência do Município em matéria educativa indispensáveis ao funcionamento das escolas; ligação entre os diversos elementos que constituem a comunidade educativa, alunos, professores, pessoal não docente, pais e encarregados de educação; dar apoio geral ao nível da organização, higiene e limpeza dos espaços; cooperar na segurança e vigilância dos alunos, assegurando o encaminhamento dos utilizadores da escola e controlando as entradas e saídas do recinto escolar e apoiar atividades de crianças com necessidades educativas especiais e colaboração ativa em todos os momentos do processo educativo sempre que solicitada a sua participação.
  • Manter atualizados os processos individuais dos trabalhadores;
  • Manter atualizada a assiduidade (registo de faltas);
  • Elaborar os mapas de férias;
  • Elaboração de contratos e aditamentos;
  • Elaborar certidões, declarações, ofícios, etc;
  • Elaboração Balanço Social (Anual), SIOE (Trimestral) e outros questionários da área de RH;
  • Elaboração do mapa de formação, follow-up, segundo o procedimento da Formação e tendo como referência o Sistema de Gestão da Qualidade e manter atualizado os dados profissionais (Formação, etc);
  • Processamento de vencimentos no programa SIAG-AP;
  • Inscrição na ADSE/renovação de direitos e restantes procedimentos;
  • Admissão/Cessação na Segurança Social (SS);
  • Atualização do subscritor; contagem de tempo; aposentação do pessoal na Caixa Geral de Aposentações (CGA);
  • Colocação de oferta de emprego na BEP, para mobilidade ou concurso;
  • Atualização das Tabelas de funções dos não docentes;
  • Assegurar o respetivo expediente e arquivo de toda a documentação referente ao SRH.

Os sistemas de educação pública são diversos, variando conforme o país que o oferece, mas cobrem, usualmente, os períodos de educação básica e média e, em muitos casos, também o ensino superior. Uma tendência mundial crescente é a de inclusão da pré-escola e de creches entre os serviços públicos oferecidos pelo Estado. Poderá consultar as oportunidades aqui.






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