Oportunidades em aberto na CP para iniciar funções já este ano.
A empresa Comboios de Portugal, E.P.E. é uma empresa portuguesa de transporte ferroviário. A CP realiza vários serviços noturnos com uma velocidade máxima de 140 km/h. São serviços da categoria Internacional formados por composições de carruagens Talgo TrenHotel da Renfe Operadora (duas composições, as do Sud Expresso, encontram-se alugadas à congénere espanhola) que inclui carruagens de lugares sentados classe Turista e de camas Turista, Preferente e Gran Classe, bem como uma carruagem restaurante. Nesta categoria inserem-se dois serviços com destino a Espanha (Lusitânia) e França (Sud Expresso). Renfe Operadora (conhecida simplesmente pela marca Renfe) é uma das entidades públicas empresariais que explora a rede ferroviária espanhola. Como o seu nome indica é herdeira do legado da RENFE (Red Nacional de los Ferrocarriles Españoles), empresa criada em 1941, da qual se desprendeu a Renfe Operadora, no dia 1 de Janeiro de 2005, passando a RENFE a chamar-se ADIF (Administrador de Infraestructuras Ferroviarias). A criação da Renfe Operadora deveu-se à Lei do Sector Ferroviário (LSF), que exigia a separação da exploração dos serviços de transporte e da administração de infraestruturas, pelo que se tiveram que se formar duas empresas: ADIF e Renfe Operadora.
Administrador de Infraestruturas Ferroviárias (Adif) é uma entidade pública empresarial espanhola dependente do Ministério de Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana (anteriormente, Ministério de Fomento), que tem como objetivo a construção de linhas de caminho-de-ferro e a gestão da sua exploração. Adif herdou a infraestrutura das extintas RENFE (2005) e FEVE (2013), pelo que é proprietária da maioria de linhas de caminho-de-ferro de Espanha. A data de 31 de dezembro de 2015, administra 15 384 quilómetros de vias e 1903 estações, 41 delas por Adif AV (alta velocidade). Também herdou as funções da empresa pública GIF.
Funções geralmente a exercer nesta área (Apanhado geral de possíveis funções a exercer na área):
- Executar a manutenção ou reparação de material circulante ferroviário; instalar, ensaiar, conservar e reparar diversos tipos de instalações e circuitos elétricos e seus componentes, aparelhos elétricos, eletromecânicos e máquinas elétricas rotativas;
- Executar a manutenção de material circulante ferroviário; montar, instalar, controlar, ensaiar, conservar e reparar instalações, aparelhos e equipamentos elétricos e eletrónicos e, em geral, aparelhos elétricos ou com componentes eletrónicos;
- Manutenção ou reparação de material circulante ferroviário; para instalar, ensaiar, conservar e reparar diversos órgãos, detetar avarias, reparar, regular, afinar, ensaiar, montar e conservar vários tipos de máquinas, motores e outros conjuntos mecânicos do material circulante ferroviário, motor e rebocado;
Requisitos em algumas das vagas geralmente encontradas na área (Apanhado geral de possíveis funções a exercer na área):
- Formação profissional em Mecânica, Eletromecânica, Eletrotecnia, Mecatrónica, Eletrónica (nível III); conhecimentos de trabalhos de desmontagem, recuperação e montagem de componentes, de desenho técnico ou de interpretação de esquemas elétricos; segurança e higiene no trabalho; experiência profissional; preferência a formação ao nível do 12º ano.
- Formação profissional em eletrónica (nível II); conhecimentos de trabalhos de desmontagem, recuperação e montagem de componentes, de desenho técnico ou de interpretação de esquemas eletrónicos; Segurança e higiene no trabalho; Experiência profissional; Preferência a formação ao nível do 12º ano.
- Formação profissional em eletromecânica (nível II); conhecimentos de trabalhos de desmontagem, recuperação e montagem de componentes, de desenho técnico ou de interpretação de esquemas elétricos; segurança e higiene no trabalho; experiência profissional; preferência a formação ao nível do 12º ano.
- Formação profissional em mecanotecnia (nível II); conhecimento de trabalhos de desmontagem e montagem de equipamentos mecânicos, de recuperação e montagem de componentes e de desenho técnico; conhecimentos de pneumática; segurança e higiene no trabalho; dá-se preferência a quem possua habilitações ao nível do 12º ano ou equivalente e experiência profissional.
O número de passageiros nos comboios de longo curso tem vindo a aumentar gradualmente. No ano de 2008, a empresa ferroviária portuguesa bateu um recorde de passageiros, no mês de Julho, e desde o mês de Maio desse ano, a empresa tem tido um aumento continuado da procura do serviço de longa distância. Mas a empresa está nos seus limites de oferta, necessitando com urgência de novos comboios para responder à procura. Poderá consultar todas as oportunidades no site oficial desta empresa, ou alternativamente aqui.