Parceiros EDP encontram-se neste momento a procurar colaboradores em várias áreas para começar já este ano.
O trabalho desenvolvido pela EDP em matérias de sustentabilidade tem sido reconhecido pelas instâncias internacionais. Em 2010 e 2011 a EDP foi eleita a líder mundial do índice Dow Jones Sustainability Index nas empresas do sector elétrico. A energia é sustentável se "atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades". A maioria das definições de energia sustentável inclui considerações de aspectos ambientais, como as emissões de gases de efeito estufa, e aspectos socioeconômicos, como a pobreza energética. Fontes de energia renovável, como energia eólica, hidrelétrica, solar e geotérmica são geralmente muito mais sustentáveis do que as fontes de combustíveis fósseis. No entanto, alguns projetos de energia renovável, como o desmatamento de florestas para a produção de biocombustíveis, podem causar graves danos ambientais. O papel das fontes de energia não renováveis na energia sustentável tem sido controverso. A energia nuclear é uma fonte de baixo carbono cujas taxas de mortalidade históricas são comparáveis às eólica e solar, mas sua sustentabilidade tem sido debatida devido a preocupações com resíduos radioativos, proliferação nuclear e acidentes. A mudança do carvão para o gás natural traz benefícios ambientais, incluindo um menor impacto climático, mas pode levar a um atraso na mudança para opções mais sustentáveis. A captura e armazenamento de carbono podem ser incorporados em usinas de energia para remover suas emissões de dióxido de carbono (CO2), mas são caros e raramente são implementados.
Algumas das oportunidades remetem à área de painéis solares. A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. A célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, é a unidade fundamental desse processo de conversão.
Este tipo de energia usa-se para alimentar uma grande variedade de aplicativos e aparelhos autónomos, para abastecer refúgios ou moradias isoladas da rede elétrica e para produzir eletricidade a grande escala através de redes de distribuição. Devido à crescente demanda de energias renováveis, a fabricação de células solares e instalações fotovoltaicas tem avançado consideravelmente nos últimos anos. Entre os anos 2001 e 2015 produziu-se um crescimento exponencial da produção de energia fotovoltaica, dobrando-se aproximadamente a cada dois anos. A potência total fotovoltaica instalada no mundo (conectada à rede) ascendia a 16 GWp em 2008, 40 GWp em 2010, 100 GWp em 2012 e 140 GWp em 2013. No final de 2014, tinham-se instalado em todo mundo cerca de 180 GWp de potência fotovoltaica.
Desafios em algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas na área):
- Gosto pelo trabalho em equipa;
- Gosto por trabalhar por objetivos;
- Dinamismo e boa capacidade de organização;
- Forte sentido de responsabilidade;
- Facilidade de manuseamento com as novas tecnologias "TABLET";
- Disponibilidade imediata;
Responsabilidades em algumas vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas na área):
- Gerir a agenda de reuniões com os clientes e organizar as visitas aos mesmos
- Comercializar produtos e serviços para o mercado empresarial na região atribuída
- Acompanhar as propostas em cursos
- Realizar prospeção e contacto com novos clientes
- Frequentar de forma ativa e participativa a formação e reuniões previstas
- Reporta a Chefe de Equipa e Diretor Comercial
Perfil para algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas na área):
- Boa capacidade de comunicação/ argumentação;
- Capacidades de Negociação/ Comerciais valorizadas;
- Orientação para o Cliente, atitude dinâmica e colaborativa;
- Apetência para trabalhar por objetivos;
Oferecem em algumas vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas na área):
- Viagens a cargo da empresa (Carro da empresa para uso pessoal)
- Boas condições remuneratórias (VB + SR + Prémios + Comissões)
- Progressão na carreira
- Formação Continua
- Suporte logístico;
Portugal tem aplicado desde 2002 uma política crescente de implantação, produção e consumo de energias renováveis com resultados visíveis desde 2007. Portugal produzia quase 63% da energia total que consumia. Atualmente, esse valor ultrapassa os 66%. Metade da energia produzida (52%), provém de fontes renováveis. (Dados da EDP). Poderá consultar as oportunidades aqui.