Novas oportunidades no Luxemburgo para fluentes em português e outras línguas faladas na zona.
Luxemburgo é um membro fundador da União Europeia, NATO, OCDE, ONU, Benelux e da União da Europa Ocidental, o que reflete o consenso político em favor da coesão econômica, política e integração militar. A Cidade de Luxemburgo, a capital e maior cidade, é sede de várias instituições e da União Europeia.
A União da Europa Ocidental (UEO) (em inglês: Western European Union - WEU) foi uma organização de defesa europeia. Foi estabelecida pelo Tratado de Bruxelas em 1954, que modificou o Tratado de Bruxelas de 1948, que instituiu a União Ocidental, na sequência da Conferência de Londres (Conferência dos 9), e formada pelos Estados membros da NATO e da União Europeia (excepto a Dinamarca) antes de ser expandida em Junho de 2004. Em Março de 2010 anunciou a sua dissolução após a entrada em vigor do Tratado de Lisboa em 2009. A sua dissolução aconteceu no dia 30 de Junho de 2011.
O Tratado de Bruxelas foi assinado pelo Reino Unido, França, Bélgica, Luxemburgo, Portugal e Holanda em 17 de Março de 1948. Era um acordo de defesa mútua intergovernamental que também promovia colaboração económica, cultural e social. Com o resultado do fracasso da Comunidade Europeia de Defesa em 23 de Outubro de 1954, a UEO foi estabelecida com a incorporação da então República Federal da Alemanha e Itália.
A maioria de suas funções estão em processo de serem fundidas com as da UE. A Assembleia do Parlamento da UEO é composta de delegações dos Estados membros da Assembleia do Conselho da Europa, que, temerosa de sua existência caso a fusão ocorra, tem se propagado como Assembleia Europeia de Segurança e Defesa.
A fusão era para acontecer em 2000, porém, em 2004, ainda estava em inactividade. Em 2016 já não existia.
Principais Tarefas em algumas das vagas (Apanhado Geral Sumário):
- Planeamento e preparação da obra:
- Reorçamentação de todas as atividades prevista na obra;
- Determinação das necessidades de mão-de-obra, equipamentos e materiais a
- afetar à obra e na definição de subempreitadas necessárias;
- Coordenação de trabalhos;
- Gestão contratual com dono de obra;
- Garantir os objetivos definidos em termos de prazo de execução, padrões de
- qualidade e rentabilidade.
- Funções administrativas e de gestão;
- Adr base obrigatório;
- Experiência mínima 5 anos no transporte internacional "facultativo";
- falar minimamente uma das três línguas (alemão, francês, ingles, português);
- Dar suporte a outros stakeholders, tais como: Advisory team, Middle Office, Back Office, Risc e Compliance;
- Supervisionar e assegurar as atividades diárias sobre os serviços de conta bancária e investimentos;
- Disponibilidade de de ausentar 3 semanas consecutivas no estrangeiro.
Requisitos para algumas das vagas (Apanhado Geral Sumário):
- Experiência prévia na função;
- Disponibilidade imediata;
- Robustez física;
- Carta de condução;
- Capacidade de liderança e coordenação de equipas;
- Elevado sentido de organização, cumprimento de objetivos e de prazos;
- Capacidade de análise e pensamento crítico;
- Orientação para o negócio e o cliente.
- Formação superior em engenharia civil;
- Domínio do idioma francês (oral e escrito) - fator eliminatório;
- Experiência em funções semelhantes - mínimo 3 anos;
- Domínio ferramentas do Office, Autocad; MSProject;
- Capacidade de liderança e coordenação de equipas;
- Elevado sentido de organização, cumprimento de objetivos e de prazos.
As ofertas de trabalho no Luxemburgo são muito mais atrativas, principalmente pelo seu salário mínimo. O salário mínimo é bastante atrativo, principalmente para portugueses que estão num país onde o salário mínimo é muito mais baixo que o do salário do Luxemburgo.
Oferecem em algumas das vagas (Apanhado Geral Sumário):
- Salário base com ajudas de custo pode ficar no final a rondar os 4800 mensais;
- Ida e volta para Portugal de avião a cargo da empresa;
- Salário Ronda entre os 3 mil a 4780 Brutos mensais dependendo da função e carga horária.
Luxemburgo possui sistemas eficientes de transporte rodoviário, ferroviário e aéreo, além de facilidades de transportes públicos e serviços. A rede rodoviária tem passado por uma significativa modernização nos últimos anos, com 147 km de estradas ligando a capital aos países limítrofes. O advento da ligação de alta velocidade TGV até Paris levou à renovação da estação ferroviária da cidade, e um novo terminal de passageiros do Aeroporto de Luxemburgo foi recentemente inaugurado. Há ainda planos para introduzir bondes na capital e linhas de trens leves nas zonas adjacentes, nos próximos anos.
Aeroporto Internacional de Luxemburgo-Findel (IATA: LUX, ICAO: ELLX) é um aeroporto internacional que serve ao Grão-Ducado do Luxemburgo. É o único aeroporto do país com uma pista pavimentada, sendo completamente internacional, como não há outros aeroportos comerciais no país. Ele está localizado em Sandweiler a 6,02 km de distância da cidade de Luxemburgo. Em 2014 movimentou 2.467.864 milhões de passageiros. É o quinto aeroporto de carga mais movimentado da Europa e 28º do mundo em 2010. Serve como Base para Luxair e para empresa de carga aérea Cargolux.
A Luxair (Luxair SA, Société Luxembourgeoise de Navegação Aérea), é uma companhia aérea de Luxemburgo, com sede no Aeroporto Internacional de Luxemburgo-Findel, em Sandweiler. Opera voos regulares para destinos na Europa, África do Norte, Mediterrâneo e oriente Médio com charter e voos sazonais.
Descendente da Luxembourg Airlines, fundada em 1948, a Luxair estava começando a ser criada em 1961 para atender à crescente demanda por ligações aéreas entre o Luxemburgo e outras cidades europeias. Em 1962, a Luxembourg Airlines tornou-se Luxair e iniciou voos lançando uma rota Luxemburgo-Paris com uma Amizade Fokker F27 .
O mercado de trabalho luxemburguês representa 445 000 empregos ocupados por 120 000 luxemburgueses, 120 000 residentes estrangeiros e 205 000 trabalhadores fronteiriços (na sua maioria franceses). Estes últimos pagam os seus impostos no Luxemburgo, mas a sua formação e direitos sociais são pagos pelo seu país de residência. O mesmo se aplica aos pensionistas. O governo luxemburguês sempre se recusou a partilhar parte das suas receitas fiscais com as colectividades territoriais fronteiriças francesas. Este sistema é visto como uma das chaves para o crescimento económico do Luxemburgo, mas em detrimento dos países fronteiriços. Poderá consultar as vagas no linkedin, ou alternativamente, as mais pertinentes aqui.