Algumas instituições de ensino encontram-se neste momento a procurar pessoal nas mais diversas áreas.
As oportunidades em Creches, Jardins de Infância, Colégios, Escolas Privadas, e até mesmo em Escolas Públicas. A educação extraescolar é uma das três componentes do sistema educativo de Portugal - sendo as restantes a educação pré-escolar e a educação escolar - de acordo com a Lei de Bases do Sistema Educativo. Tem como objetivo permitir a cada indivíduo aumentar os seus conhecimentos e desenvolver as suas potencialidades, em complemento da formação escolar ou em suprimento da sua carência.
Os sistemas de educação pública são diversos, variando conforme o país que o oferece, mas cobrem, usualmente, os períodos de educação básica e média e, em muitos casos, também o ensino superior. Uma tendência mundial crescente é a de inclusão da pré-escola e de creches entre os serviços públicos oferecidos pelo Estado.
O Ministério da Educação é o organismo do Governo de Portugal responsável pela execução das políticas relativas às componentes pedagógica e didática da educação pré-escolar, dos ensinos básico e secundário e da educação extra - escolar e de apoio técnico à sua formulação, incindindo, sobretudo, nas áreas do desenvolvimento curricular, dos instrumentos de ensino e avaliação e dos apoios e complementos educativos.
Horário em algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas):
- 07h45 às 14h45 (uma hora de pausa) em algumas oportunidades;
Requisitos obrigatórios em algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas):
- 9º ou 12º ano de escolaridade
- Experiência profissional (Preferencial)
Perfil obrigatório em algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas):
- Ser afetiva/o, com bom relacionamento interpessoal
- Ser proativa/o
- Boa capacidade de trabalhar em equipa, num ambiente multicultural;
- Boa capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal;
- Dinâmico(a), autónomo(a), criativo(a), polivalente e proativo(a);
- Sentido de responsabilidade, pontualidade e assiduidade.
- Com capacidade de trabalho em equipa
- Com capacidade de trabalho autónomo em contexto de sala
- Pontual e assídua/o
Funções em algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas):
- Receber as crianças à porta da escola e encaminhá-las aos familiares ou encarregados de educação no fim do dia;
- Acompanhar as crianças em visitas de estudo e excursões;
- Atender e encaminhar alunos e encarregados de educação;
- Prestar primeiros socorros;
- Ajudar as crianças na hora do almoço (pode ter só de vigiar e atuar em caso de mau comportamento, mas também pode ter de dar a comida a crianças mais novas);
- Apoiar nas rotinas de higiene e descanso das crianças;
- Promover o desenvolvimento global das crianças organizando diversas atividades que, simultaneamente, as ocupam e incentivam o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança;
- Orientar diversas atividades a fim de que a criança execute exercícios de coordenação atenção, memória, imaginação e raciocínio para incentivar o seu desenvolvimento psicomotor;
- Despertar a criança para o meio em que está inserida, estrutura e promove as expressões plásticas e musical;
- Estimular o desenvolvimento sócio afetivo, promover a segurança, a autoconfiança e o respeito pelo outro;
- Acompanhar a evolução da criança e estabelecer contactos com os pais com o fim de se obter uma Acão pedagógica coordenada, bem como todas as outras atividades e tarefas afetas à categoria profissional.
- Ajudar os educadores de infância nas atividades pedagógicas;
- Dar apoio em laboratórios e bibliotecas (ajudar alunos, limpar, arrumar e fazer a manutenção e organização do espaço);
Oferecem em algumas das oportunidades:
- Seguro de saúde e contrato;
- 848€ com prémios/ajudas até um total de 925€ mês em alguns casos, a 1250€ dependendo do cargo;
- Horário fixo e com direito a folgas fixas ao fim de semana;
As oportunidades poderão ser como por exemplo para escolas secundárias. Em Portugal, segundo a Lei de Bases do Sistema Educativo, o ensino secundário constitui o estágio seguinte ao ensino básico, no âmbito da educação escolar. É ministrado normalmente a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, correspondendo internacionalmente, ao nível 3 do ISCED.
O ensino secundário organiza-se segundo formas diferenciadas, contemplando tanto cursos orientados para a vida ativa, como cursos orientados para o prosseguimento de estudos. Os cursos têm a duração de três anos, compreendendo o 10.º, o 11.º e o 12.º anos de escolaridade.
Algumas das oportunidades que requerem ensino superior são na área de terapia da fala. A atividade exercida na terapia da fala é a prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita mas também outras formas de comunicação não verbal. O Terapeuta da Fala intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).. Poderá consultar as oportunidades num colégio, creche, ou jardim de infância perto de si a recrutar ou alternativamente aqui.