Novas oportunidades na Dinamarca para colaboradores na área agrícola.
A Dinamarca é um opimo país para se viver, já em 2015, a Dinamarca tinha uma esperança de vida de 80,6 anos de idade, sendo que os homens dinamarqueses vivem, em média, 78,6 anos, e as mulheres vivem 82,5 anos em média. Houve um aumento na expectativa, tendo em vista que, em 2000, a média era de 76,9 anos. Esta é a 27ª melhor esperança de vida entre 193 nações, atrás dos outros países nórdicos. O Instituto Nacional de Saúde Pública da Universidade do Sul da Dinamarca calculou 19 importantes fatores de risco entre os dinamarqueses, que contribuem para a redução da expectativa de vida, incluindo o fumo, álcool, abuso de drogas e inatividade física. Embora a taxa de obesidade seja menor que na América do Norte e na maioria dos outros países europeus, o grande número de dinamarqueses com sobrepeso é um problema crescente e resulta em um consumo adicional anual, no sistema de saúde, de 1,625 milhões de coroas dinamarquesas. Em um estudo de 2012, a Dinamarca teve a maior taxa de câncer entre todos os países listados pelo World Cancer Research Fund International, com pesquisadores sugerindo que os motivos vão desde fatores relacionados ao estilo de vida, como consumo abusivo de álcool e tabagismo, até a falta de atividades físicas.
A Dinamarca tem um sistema de saúde de caráter universal e público, caracterizado por ser financiado publicamente através de impostos e, para a maioria dos serviços, ser executado diretamente pelas autoridades regionais. Uma das fontes de renda é uma contribuição nacional de saúde (sundhedsbidrag), da ordem de 1% em 2017. Outra fonte vem dos municípios que tiveram seus impostos de renda aumentados em 3 pontos percentuais a partir de 1º de janeiro de 2007, uma contribuição confiscada do antigo imposto municipal, sendo usado desde janeiro de 2007 para fins de saúde pelos municípios. Isso significa que a maioria dos serviços de saúde é gratuito no ponto de entrega para todos os residentes. Além disso, aproximadamente dois em cada cinco dinamarqueses têm plano de saúde complementar privado, para cobrir serviços não totalmente cobertos pelo estado, como a fisioterapia. Desde 2012, a Dinamarca destina 11,2% do seu Produto interno bruto (PIB) em cuidados de saúde, representando um aumento de 9,8% desde 2007. Isto coloca a Dinamarca acima da média da OCDE e acima da média dos gastos com saúde registrados por outros países nórdicos.
Tarefas em algumas das oportunidades na área:
- Operar máquina, conduzir trator;
- Semear e colher com máquinas modernas num cultivo de plantas;
- Serviço de máquinas e manutenção geral;
- Tarefas comuns relacionadas com o trabalho agrícola vegetal.
- Garantir a higienização dos depósitos, bombas e outros equipamentos;
- Auxiliar na apanha da uva e outros produtos.
- Elaboração e encaminhamento de projetos e candidaturas;
- Acompanhamento do desenvolvimento da vinha em geral;
- Acompanhamento de todo o processo de vindima;
- Preparação de Vinhas
- Limpeza do terreno agrícola
- Poda e corte
- Manutenção do pomar;
- Apoiar o responsável de cultivo na gestão diária da cultura;
- Realizar tarefas de clonagem, condução das plantas e colheita;
- Acompanhar todas as fases de produção necessárias à manutenção do ciclo produtivo;
- Apoio à monitorização de pragas e doenças;
- Identificar estratégias para promover a melhoria contínua dos processos;
- Apoiar nas tarefas administrativas existentes.
- Tarefas inerentes ao ciclo produtivo dos frutos (poda, apanha, etc)
- Executar tarefas de manutenção da quinta;
- Limpeza dos terrenos de pomares e vinha;
- Trabalhos de horta;
Perfil para algumas das oportunidades na área:
- Experiência no cultivo de plantas/grão;
- Experiente em tarefas relacionadas com a manutenção e construção é uma vantagem.
- Disponibilidade imediata;
- Disponibilidade para trabalhar turnos em laboração continua;
- Sentido de responsabilidade, organização e planeamento;
- Conhecimentos básicos de mecânica e eletricidade;
- Facilidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa;
- Experiência profissional em funções semelhantes;
- Disponibilidade de horário;
- Bom relacionamento interprofissional
- Pessoa proactiva, metódica e disponível
- Experiência na apanha de fruta;
- Bom relacionamento interpessoal;
- Licenciatura ou Mestrado em Agronomia/Engenharia Agronómica ou similar;
- Conhecimentos de informática;
- Forte sentido de responsabilidade, dinamismo e proatividade;
- Assiduidade e pontualidade;
- Boa capacidade de planeamento e de gestão de tempo;
- Facilidade de trabalhar em ambiente multicultural.
Talvez esta seja a oportunidade perfeita para trabalhar noutro país. A Dinamarca procura constantemente pessoal para trabalhar nas suas herdades. Esta oferta de emprego é publicada através da Rede EURES e outros meios. Para quem não sabe, é uma rede europeia de cooperação de serviços de emprego especialmente concebida para facilitar a livre circulação de trabalhadores.
EURES (EURopean Employment Services) é uma rede de cooperação entre a Comissão Europeia e os serviços públicos de emprego dos Estados-Membros do EEE. Iniciou as suas atividades em 1993.
O Espaço Económico Europeu (EEE) é uma área geográfica criada por instâncias europeias, para permitir a livre circulação dos bens, dos serviços, das pessoas e dos capitais; as quatro liberdades fundamentais, livre circulação essa, efetuada dentro do mercado interno da União Europeia. O EEE foi criado em 1994 a fim de alargar as disposições do mercado interno da União Europeia aos países da Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA).
Caso opte pela EURES, a rede EURES disponibiliza o link no qual os interessados devem subscrever e carregar o seu CV. Quando vamos ao seu site, somos levados ao portal de emprego da Eurojob Dinamarca , a empresa que se encarrega de gerir todas as candidaturas. É uma agência de empregos temporários dinamarquesa que, além do trabalho, costuma providenciar alojamento e transporte aos empregados que contrata.
Segundo relatos, não há limite de tempo para as inscrições , já que algumas das vagas são para concursos públicos onde são gerados empregos na agricultura todos os meses.