Novas oportunidades em aberto na função pública portuguesa.
A administração pública (ou gestão pública) define se como o poder de gestão do Estado, no qual inclui o poder de legislar e tributar, fiscalizar e regulamentar, através de seus órgãos e outras instituições; visando sempre um serviço público efetivo. A administração se define através de um âmbito institucional-legal, baseada na Constituição, leis e regulamentos. Poderá encontrar uma seleção com os procedimentos mais pertinentes em pesquisando por "OE2022".
A Administração Pública Portuguesa pode ser categorizada em três grandes grupos, de acordo com a sua relação com o Governo:
- Administração direta do Estado;
- Administração indireta do Estado;
- Administração autônoma.
A administração direta do Estado reúne todos os órgãos, serviços e agentes do Estado que visam à satisfação das necessidades coletivas. Este grupo pode ser divido em:
- Serviços centrais - serviços com competência em todo o território nacional (exemplo: Direção-Geral de Administração Interna);
- Serviços periféricos - serviços regionais com zona de ação limitada a uma parcela do território nacional (exemplo: Direção Regional de Educação do Algarve).
Algumas das oportunidades são para técnicos superiores, exemplos de funções a exercer sendo um Técnico Superior:
- Gerir o equipamento áudio, vídeo e tecnologias de informação associadas;
- Organizar e manter os materiais audiovisuais dos diversos Auditórios e da Sala dos Atos;
- Gerir os recursos audiovisuais e multimédia nas diversas atividades;
- Gerir o aluguer de equipamento audiovisual e multimédia;
- Assegurar a manutenção e gestão do equipamento multimédia;
- Aconselhar a aquisição/reparação de materiais essenciais à operacionalização, bom funcionamento dos espaços e realização dos eventos;
- Propor a aquisição de todo o tipo de hardware e software e tecnologias de audiovisual e multimédia tendo em conta os seguintes aspetos: avaliação de necessidades, recolha de orçamentos, apoio ao processo de adjudicação, verificação, instalação e testes;
- Emissão de pareceres sobre atualizações tecnológicas para som, imagem em movimento e luz;
- Pesquisar soluções e propor a introdução de novas tecnologias consideradas pertinentes e que podem resultar em crescente benefício da comunidade nos domínios do audiovisual e multimédia;
- Prestar apoio técnico e logístico a todos os eventos que decorram no Cine-Teatro Garrett: gravação, edição, montagem e authoring para DVD-Vídeo;
- Criar, gerir e atualizar os conteúdos audiovisuais;
Caracterização do posto em algumas oportunidades que geralmente podem ser encontradas na área (Ensino Superior):
- Dar apoio na oficina de design os alunos no fabrico dos seus protótipos e maquetes;
- Zelar pelo funcionamento da oficina no que toca à operação, manutenção e conservação de maquinaria existente, bem como de ferramentaria auxiliar;
- Cumprir e fazer cumprir as normas de higiene e segurança, de forma a prevenir riscos na Oficina de Design;
- Acompanhar o processo de aquisição de matérias-primas, consumíveis, peças e equipamentos para a oficina de design, bem como controlar a qualidade das matérias-primas recebidas;
- Realizar inventários de materiais, peças e equipamentos/maquinaria do curso;
- Operar máquinas para trabalhar madeira, metais, polímeros e cerâmica;
- Programar e operar máquinas CNC;
- Colaborar no desenvolvimento de estudos e projetos de adaptação de sistemas e equipamentos para melhoria da sua eficiência e prevenção de avarias;
- Supervisionar a requisição de pequenas ferramentas manuais e elétricas e maquinaria da oficina de Design.
- Zelar pelo bom funcionamento dos equipamentos, detetar e diagnosticar anomalias.
- Identificar necessidades de material e ferramentas de apoio à oficina de design e utilizar os procedimentos adequados com vista à sua reposição;
- Operar maquinaria de impressão 2D de pequeno e grande formato, maquinaria de vinil corte, maquinaria de impressão 3D, bem como proceder à gestão e substituição dos seus consumíveis.
- Dar apoio ao curso na organização de exposições e outros eventos.
- Assegurar a organização e execução de atividades inerentes ao curso de design;
- Colaborar no design gráfico para a difusão, apresentação e identificação dos eventos institucionais, através dos equipamentos e instrumentos aplicáveis disponíveis na sua área de atuação;
- Executar outras tarefas conforme necessidade do serviço e orientação superior, entre outras que lhe possam ser exigidas dentro das suas competências e no âmbito do conteúdo funcional de técnico superior, às quais corresponde o grau de complexidade 3.
- Desenvolvimento de tarefas e atividades ao nível da programação, reprogramação financiamentos pelos investimentos da Componente 1 do PRR, analisar o progresso físico e financeiro dos investimentos da mesma componente, proceder à análise documental, tendo em vista a realização das verificações administrativas dos investimentos financiados, apoiar ao nível técnico e acompanhar a implementação das Reformas da Componente 1 do PRR e analisar e responder aos pedidos de pagamento e encaminhamento dos mesmos para a unidade orgânica competente para efeitos de processamento; assegurar o fornecimento de elementos necessários às atividades de monitorização e avaliação das operações.
- Em complemento, o candidato deverá ter experiência profissional em contabilidade pública (orçamental e patrimonial), gestão financeira, acompanhamento de projetos cofinanciados e domínio na utilização das plataformas: DGO (SIGO, Serviços Online), Balcão 2020/Balcão dos Fundos e Plataformas de Gestão Documental; elevadas capacidades de organização e planeamento, e elevado sentido de responsabilidade, capacidade de trabalho em equipa e de partilha de tarefas, facilidade de utilização de ferramentas informáticas, nomeadamente, Excel.
- Participar na definição e implementar a política de gestão de recursos humanos;
- Assegurar a gestão previsional dos recursos humanos do INEM, I. P., através de adequados instrumentos de planeamento e controlo de gestão;
- Gerir o sistema de carreiras e de avaliação de desempenho dos trabalhadores do INEM, I. P.;
- Organizar e assegurar a gestão administrativa dos recursos humanos do INEM, I. P., incluindo o controlo de assiduidade, as férias e o processamento de remunerações;
- Promover o cumprimento dos regulamentos internos e demais legislação aplicável à gestão dos recursos humanos, garantindo a sua coordenação e harmonização global;
- Assegurar as atividades inerentes ao recrutamento, seleção e acolhimento dos trabalhadores;
- Identificar as necessidades de formação e de desenvolvimento de competências dos trabalhadores.
- Colheita de produtos biológicos nomeadamente sangue periférico e/ou microbiológicos;
- Assegurar, quando necessário, a ligação com os serviços hospitalares/clínicos;
- Validação de parâmetros analíticos em sistema informático;
- Desenvolvimento de atividades ao nível da patologia clínica, imunologia, hematologia clínica, genética e saúde pública, através do estudo, aplicação e avaliação das técnicas e métodos analíticos próprios, com fins de diagnóstico e de rastreio;
- Participar na manutenção da garantia da Qualidade dos procedimentos do serviço;
- Assegurar o aprovisionamento e manutenção dos materiais e equipamentos do serviço, participando no planeamento das necessidades e integrando as respetivas comissões de análise e escolha;
- Integrar júris de concursos, dentro da sua área de atividade.