Instituto da Segurança Social, I.P. encontra-se a procurar pessoal via Procedimentos Concursais para Cargos de Direção na categoria de Direção Intermédia de 2ºgrau.
A Segurança Social é administrada pelo Estado, sob a tutela de um ministério cuja designação oficial tem vindo a variar de governo para governo (desde 2015, designa-se "Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social"). Nessa administração intervêm atualmente os seguintes organismos:
- Direção-Geral da Segurança Social - responsável pela conceção, coordenação e apoio nas áreas do sistema da Segurança Social, incluindo a proteção contra os riscos profissionais, bem como o estudo, a negociação técnica e a coordenação da aplicação dos instrumentos internacionais relativos à legislação do mencionado sistema;
- Instituto da Segurança Social, IP (ISS) - é o organismo central de gestão e coordenação nacional do sistema de Segurança Social, sem prejuízo das competências dos órgãos próprios das regiões autónomas dos Açores e da Madeira. É responsável por garantir a proteção e inclusão social dos cidadãos, reconhecendo os direitos e assegurando o cumprimento das obrigações, e promovendo o exercício da ação social. Inclui o Centro Nacional de Pensões e 18 centros distritais de Segurança Social. Até à criação do ISS em 2000, a administração da Segurança Social era realizada de forma descentralizada através de vários institutos públicos de âmbito regional designados "centros regionais de Segurança Social";
- Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social, IP - responsável pela gestão de fundos de capitalização, no âmbito do financiamento do sistema de Segurança Social do Estado e de outros sistemas previdenciais;
- Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, IP (IGFSS) - responsável pela gestão financeira unificada dos recursos económicos consignados no orçamento da Segurança Social;
- Instituto de Informática, IP - responsável por definir e propor as políticas e estratégias de tecnologias de informação e comunicação, garantindo o planeamento, conceção, execução e avaliação das iniciativas de informatização e atualização tecnológica do ministério que tutela a Segurança Social;
- Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM - no âmbito do sistema integrado de Segurança Social, é responsável pela gestão dos regimes de segurança social, o reconhecimento dos direitos e o cumprimento das obrigações decorrentes dos regimes de segurança social, a gestão da recuperação da dívida e o exercício da ação social, bem como assegurar a aplicação dos instrumentos internacionais de segurança social na Região Autónoma da Madeira;
- Instituto da Segurança Social dos Açores, IPRA - tem uma responsabilidade análoga ao instituto acima referido na Região Autónoma dos Açores.
Os Açores ou Região Autónoma dos Açores é uma região e arquipélago situada no Oceano Atlântico, tendo 236 440 habitantes em 2021, sendo a sétima região mais populosa do país, com uma densidade populacional de 101,8 hab./km², sendo a quarta maior área urbana do país, e uma área total de 2 322 km², sendo a sexta região mais extensa do país.
É uma das sete regiões de Portugal, constituída por 155 freguesias, compreendendo em 19 municípios e sendo no mesmo tempo constituída pela mesma e única subregião, tendo o mesmo nome.
O Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores é um dos dois governos regionais autónomos nacionais, que coordena as políticas da região.
Perfil para algumas das oportunidades:
- O conteúdo da área de atuação corresponde às competências na área de infância e juventude, melhor descritas nas alíneas s), t), e de y) a cc) do ponto 3.2 da Deliberação n.º 133/2012, de 18 de setembro, do Conselho Diretivo, conforme resulta do disposto no ponto 3.2.2 da referida deliberação.
- O conteúdo da área de atuação corresponde às competências na área de respostas sociais, melhor descritas nas alíneas de a) a r), e de u) a x), dd) e ee) do ponto 3.2 da Deliberação n.º 133/2012, de 18 de setembro, do Conselho Diretivo, conforme resulta do disposto no ponto 3.2.1 da referida deliberação.
Funções a exercer em algumas das oportunidades:
- Gestão da atividade do Núcleo;
- Gestão dos Recursos Humanos afetos ao Núcleo;
- Capacidade de planeamento e organização e de articulação com os restantes serviços do ISS.
A Segurança Social Portuguesa constitui o sistema nacional de segurança social de Portugal, pretende assegurar direitos básicos, igual oportunidade, bem-estar e coesão social a todos os cidadãos portugueses ou estrangeiros que exerçam profissão ou residam em Portugal.
Caracterização dos Postos de Trabalho nas áreas pertinentes à atividade efetuada pela Segurança Social:
- Exercício de funções consultivas, de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica e ou científica, que fundamentam e preparam a decisão;
- Elaboração, autonomamente ou em grupo, de pareceres e projetos, com diversos graus de complexidade, e execução de outras atividades de apoio geral ou especializado nas áreas de atuação comuns, instrumentais e operativas dos órgãos e serviços;
- Funções exercidas com responsabilidade e autonomia técnica, ainda que com enquadramento superior qualificado;
- Representação do órgão ou serviço em assuntos da sua especialidade, tomando opções de índole técnica, enquadradas por diretivas ou orientações superiores.
Como se candidatar:
- Poderá consultar todas as oportunidades em aberto online na BEP (Bolsa de Emprego Público), ou alternativamente aqui.