Novas oportunidades como Auxiliar de Ação Educativa para começar já no próximo ano.
Em Portugal, segundo a Lei de Bases do Sistema Educativo, o sistema educativo compreende a educação pré-escolar, além da educação escolar e da educação extra-escolar. A educação pré-escolar, no seu aspecto formativo, é complementar e ou supletiva da ação educativa da família, com a qual estabelece estreita cooperação. Em Portugal, a Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) é a lei que estabelece o quadro geral do sistema educativo nacional. A Lei de Bases do Sistema de Ensino de 1973 previa uma alteração profunda no sistema educativo, que incluía, entre outras medidas, o alargamento da escolaridade obrigatória de seis para oito anos, o estabelecimento do ensino básico (incluindo quatro anos de ensino primário e quatro de ensino preparatório) a unificação dos ensinos liceal e técnico num único ensino secundário pluricurricular (dividido em dois ciclos de dois anos: curso geral e curso complementar) e a extinção do ensino médio (sendo os seus estabelecimentos escolares transformados em institutos politécnicos e integrados no ensino superior). No âmbito da Lei, também seriam alteradas as durações tradicionais do modelo de quatro estágios ou ciclos de ensino pré-superior introduzido no século XIX e ainda hoje seguido, passando dos 4+2+3+2 anos (11 anos de escolaridade) para os 4+4+2+2 anos (12 anos de escolaridade). Embora não tenha sido revogada até 1986, a Lei n.º 5/73 não chegou a ser, em geral, aplicada. Apesar disso, foram aplicadas algumas medidas pontuais alinhadas com o que estava previsto naquela Lei.
A educação extraescolar é uma das três componentes do sistema educativo de Portugal - sendo as restantes a educação pré-escolar e a educação escolar - de acordo com a Lei de Bases do Sistema Educativo. Tem como objetivo permitir a cada indivíduo aumentar os seus conhecimentos e desenvolver as suas potencialidades, em complemento da formação escolar ou em suprimento da sua carência.
A educação extra-escolar inclui atividades de alfabetização e de educação de base, atividades de aperfeiçoamento e de atualização cultural e científica e atividades de reconversão e aperfeiçoamento profissional. Deve realizar-se num quadro aberto de iniciativas múltiplas, tanto de natureza formal como de natureza não formal. Poderá consultar as oportunidades numa instituição de ensino perto de si a recrutar, ou aqui.
- Tipo de Contrato: A Termo Certo (12 meses);
- Vencimento: 985€;- Horário rotativo entre as 07h30-18h30 (6h dia com pausas de 2ª feira a 6ª feira);- Dias de descanso semanal fixos: sábado e domingo;
- 9º ou 12º ano de escolaridade- Experiência profissional (Preferencial)
- Apetência para trabalhar e interagir com crianças;
- Formação como Auxiliar ou semelhantes (valorizado);
- Experiência comprovada em infantário.
- Valorização de experiência em creche e/ou berçário.
- Polivalência e versatilidade (Limpeza e higienização dos vários espaços, outros serviços);
- Elevado sentido de responsabilidade e organização;
- Dinâmico(a) e boa capacidade de comunicação;
- Responsável
- Sentido de responsabilidade;
- Capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal;
- Gosto pelo trabalho em equipa;
- Disponibilidade imediata.
- Com capacidade de trabalho autónomo em contexto de sala
- Pontual e assídua/o
- Ser afetiva/o, com bom relacionamento interpessoal
- Ser proativa/o
- Boa capacidade de trabalhar em equipa, num ambiente multicultural;
- Acompanhar, vigiar e auxiliar os alunos do 1º ciclo ao 3º ciclo na sua rotina diária, nomeadamente: espaços de recreio, refeições, visitas de estudo, entre outras atividades;- Vigiar os alunos durante os intervalos letivos e nas salas de aula sempre que necessário;- Colaborar com os trabalhadores Docentes;- Vigiar os espaços do Externato, fazendo o controlo de entradas e saídas dos alunos;- Acompanhar, vigiar e apoiar os alunos nas Atividades Extracurriculares;- Assegurar o asseio das instalações, materiais e equipamentos.- Acompanhar as crianças em visitas de estudo e excursões;- Acompanhar e apoiar as crianças no desenvolvimento de atividades pedagógicas;- Estimular o convívio como forma de integração social;- Preparar a transição integral pelas diversas etapas do seu percurso educativo;- Colaborar com as famílias na promoção de atitudes relacionadas com a higiene e a saúde das crianças;- Sinalizar necessidades educativas e proceder ao seu encaminhamento adequado.- Vigiar e orientar as crianças, garantindo a sua segurança e bem-estar;- Assegurar as condições de higiene e organização do local e dos materiais.- Atender e encaminhar alunos e encarregados de educação;- Ajudar as crianças na hora do almoço (pode ter só de vigiar e atuar em caso de mau comportamento, mas também pode ter de dar a comida a crianças mais novas);- Apoiar nas rotinas de higiene e descanso das crianças;- Promover o desenvolvimento global das crianças organizando diversas atividades que, simultaneamente, as ocupam e incentivam o desenvolvimento físico, psíquico e social.