A Porto Editora é uma das maiores editoras portuguesas.
A empresa foi fundada no Porto em 1944 por Vasco Teixeira, notável pedagogo e professor universitário, com o intuito de se tornar uma editora de livros escolares e de dicionários de grande qualidade.
Para além de dicionários e manuais escolares, a Porto Editora tem actualmente um vasto leque de outros produtos, entre os quais se podem encontrar os jogos, os produtos multimédia, onde se destaca a Diciopédia, e diversos projectos Internet ligados à educação e ao ensino – Escola Virtual, Infopédia, Educare, Sítio dos Miúdos, Edusurfa, Netprof – e a livraria on-line.
Diciopédia foi uma enciclopédia multimédia, em língua portuguesa, lançada pela Porto Editora e pela Priberam em Janeiro de 1997. Foi descontinuada a partir da Diciopédia 2010, lançada em finais de 2009, a partir de então nunca mais foi lançada nenhuma nova versão, possivelmente devido ao desenvolvimento e crescimento de uma enciclopédia em rede, a Wikipédia.
O nome surgiu da junção da palavra dicionário com o vocábulo enciclopédia, uma vez que o produto abrange as duas áreas proporcionando a consulta de oito dicionários para além da enciclopédia, são eles: língua portuguesa, português-inglês, inglês-português, verbos portugueses, verbos ingleses, provérbios, antroponímia e toponímia. Originalmente denominado Diciopédia – Grande Dicionário Enciclopédico Multimédia: uma verdadeira História da Humanidade em língua portuguesa!, este produto foi evoluindo gradualmente, até ser sido adaptado numa aplicação móvel para iOS e Android em 2010 e 2011 respetivamente.
O dicionário é uma compilação de palavras ou dos termos próprios, ou ainda de vocábulos de uma língua, quase sempre dispostos por ordem alfabética e com a respectiva significação ou a sua versão em outra língua. Cada dicionário possui classificações em harmonia com objetivos e finalidades didáticas aos quais se compromete em abranger. Isso muito se deve a uma constante necessidade de atender aos diversificados níveis e áreas de conhecimento, o que resulta na minuciosa classificação dos diferentes dicionários disponíveis que conhecemos hoje.
Em 2002, adquiriu a Areal Editores e a Raiz Editora, duas das suas principais concorrentes . Até à altura, não houve fusão entre as três empresas, sendo que ainda se editam livros com as marcas Lisboa Editora e Areal Editores. Mais recentemente, a Porto Editora estendeu o seu catálogo à área da Literatura. Para o efeito, constituiu uma divisão editorial literária no Porto e outra em Lisboa, sendo ambas responsáveis pela edição sob as chancelas Ideias de Ler e Albatroz. No início de 2010 adquiriu a Sextante Editora para ajudar a expansão da área literária.
Em 2010, adquiriu o grupo Bertrand, não só para novamente aumentar o leque de obras e a quota no mercado literário, mas também para rapidamente expandir a sua diminuta rede de lojas e, juntamente com a Wook, controlar a grande maioria das vendas online de livros em Portugal. Este grupo engloba as edições Bertrand, Quetzal, Pergaminho, Temas e Debates, Arte Plural, Contraponto, GestãoPlus e 11/17. Fazem também parte a Círculo de Leitores e as redes distribuição e de livrarias do mesmo grupo. Poderá consultar todas oportunidades na página do Linkedin desta empresa.
Perfil para algumas das oportunidades (Apanhado Geral na área):
- Formação Superior ao nível da Licenciatura em Ciências, Letras ou Comunicação Social e/ou Mestrado em Ensino;
- Valoriza-se experiência em plataformas de gestão de conteúdos online;
- Valoriza-se experiência na gestão de projetos;
- Conhecimentos de Excel, HTML e CSS;
- Capacidade de organização e investigação, criatividade, proatividade, rigor e flexibilidade.
- Licenciatura ou Mestrado na área da Matemática;
- Experiência mínima de 2 anos na área do ensino;
- Experiência em gestão de projetos.
- Licenciatura ou mestrado na área de Português/Inglês, via ensino;
- Experiência mínima de 2 anos na área do ensino, preferencialmente nos PALOP;
- Experiência em gestão de projetos.