Os requisitos legais para ser motorista variam de acordo com a jurisdição local e a classe do veículo. Em alguns casos, uma autorização simples é tudo o que é necessário, mas em outros uma licença profissional adicional com certos padrões mínimos em várias áreas.
A Associação Portuguesa de Escolas de Condução (APEC), é um instituto público português, criado em 1994, com o fim de finalizar a formação de condutores de veículos das diferentes categorias e, assim, lhes atribuir a respetiva carta de condução, mediante aprovação em prova teórica e prática, a carta de condução é o documento que atesta, em Portugal, a aptidão de um cidadão para conduzir veículos a motor na via pública.. Até 1994, os exames eram feitos na DGV.
Constituída por um quadro bastante diversificado, constitui um presidente, um vice-presidente, diversos funcionários e 14 examinadores. Os exames de categoria B, decorrem com cinco percursos diferentes.
Funções em algumas oportunidades (Apanhado Geral):
• Condução de veículos pesados;• Outras tarefas inerentes à função.• 12 paragens por dia• Clientes: grandes e pequenas lojas, particulares• Camião carregado por funcionários do armazém• O motorista tem seu próprio camião• Descarregamento com EPT feito por um motorista• Horas de trabalho por dia: 6-8• Trabalho de segunda a sexta• A partir das 6h da manhã
Requisitos para algumas das vagas (Apanhado Geral):
- CAM atualizado- Carta C+E atualizada- Boa comunicação e apresentação- Dinamismo, responsabilidade e proatividade- Organização- Experiência como motorista de pesados- Experiência Basculantes (De preferência)
Oferecem em algumas vagas (Apanhado Geral):
- Vencimento na ordem de 2600€ em função do trabalho prestado (Serviço Ibérico)
- Formação
- Apoio de toda a equipa
- Dinheiro de férias e dias de feriados pagos (25 por ano)
- Plano de saúde
Em Portugal, de acordo com o Decreto-Lei n.º 313/2009, de 27 de outubro, passou a ser obrigatória (desde 25 de janeiro de 2010) a realização de exames psicotécnicos para a obtenção ou revalidação de cartas de condução para as categorias que se incluam no Grupo II, nomeadamente:
A avaliação psicológica via exames psicotécnicos trata-se de um conjunto de recursos a nível teórico e metodológico que auxiliam o psicólogo no estudo da personalidade e de outras funções cognitivas do ser humano . Logo, pode-se compreender a avaliação psicológica como um corpo organizado de estratégias e instrumentos disponíveis ao psicólogo para a concretização de suas investigações.
Considera-se o Psicodiagnóstico como uma avaliação psicológica, cujo caráter é científico. Refere-se, portanto, à uma prática clínica com objetivos, tempo e papéis bem definidos, o que a difere do processo analítico . Seu intuito é conceber, independente da existência ou não de uma psicopatologia, uma análise e uma identificação das potencialidades e reveses da esfera psíquica do sujeito, tanto para classificar o caso quanto para prever o seu curso (prognóstico) e, assim, pontuar possíveis soluções para o caso.
Os camionistas podem ser "do nacional", isto é, efectuam regularmente serviços dentro do país, ou "do internacional / TIR", que efectuam regularmente serviços fora do país. Poderá consultar as oportunidades em pesquisando por "Pesados".