Procura-se pessoal para efetuar limpezas e outras funções em várias instituições de ensino pelo país.
Em Portugal, segundo a Lei de Bases do Sistema Educativo, o sistema educativo compreende a educação pré-escolar, além da educação escolar e da educação extra-escolar. A educação pré-escolar, no seu aspecto formativo, é complementar e ou supletiva da ação educativa da família, com a qual estabelece estreita cooperação. Em Portugal, a Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) é a lei que estabelece o quadro geral do sistema educativo nacional. A Lei de Bases do Sistema de Ensino de 1973 previa uma alteração profunda no sistema educativo, que incluía, entre outras medidas, o alargamento da escolaridade obrigatória de seis para oito anos, o estabelecimento do ensino básico (incluindo quatro anos de ensino primário e quatro de ensino preparatório) a unificação dos ensinos liceal e técnico num único ensino secundário pluricurricular (dividido em dois ciclos de dois anos: curso geral e curso complementar) e a extinção do ensino médio (sendo os seus estabelecimentos escolares transformados em institutos politécnicos e integrados no ensino superior). No âmbito da Lei, também seriam alteradas as durações tradicionais do modelo de quatro estágios ou ciclos de ensino pré-superior introduzido no século XIX e ainda hoje seguido, passando dos 4+2+3+2 anos (11 anos de escolaridade) para os 4+4+2+2 anos (12 anos de escolaridade). Embora não tenha sido revogada até 1986, a Lei n.º 5/73 não chegou a ser, em geral, aplicada. Apesar disso, foram aplicadas algumas medidas pontuais alinhadas com o que estava previsto naquela Lei.
A educação extraescolar é uma das três componentes do sistema educativo de Portugal - sendo as restantes a educação pré-escolar e a educação escolar - de acordo com a Lei de Bases do Sistema Educativo. Tem como objetivo permitir a cada indivíduo aumentar os seus conhecimentos e desenvolver as suas potencialidades, em complemento da formação escolar ou em suprimento da sua carência.
As salas de aula, onde os professores ensinam e os alunos aprendem, são de importância central, mas as escolas típicas têm muitas outras áreas que necessitam de limpeza constante, que podem incluir:
- Cantina ou refeitório, onde os alunos almoçam ou lancham;
- Ginásio, local onde os alunos praticam desporto ou educação física prática;
- Auditório ou sala onde acontecem eventos;
- Escritório ou coordenação, onde o trabalho administrativo da escola é feito;
- Biblioteca, onde os alunos consultam livros e revistas e muitas vezes usam computadores;
- Salas de aula especializadas, incluindo laboratórios;
- Salas de informática, onde o computador com internet é usado para trabalhos.
Responsabilidades em algumas oportunidades:
- Auxílio na limpeza da cantina/refeitório;- Arrumação de tabuleiros, loiça;- Embalamento dos talheres;- Higienização dos vegetais.
Requisitos em algumas oportunidades:
- Experiência profissional em atividades semelhantes- Sentido de responsabilidade, assiduidade, pontualidade;
- Pontualidade e assiduidade;- Dinamismo e proatividade;- Responsabilidade e profissionalismo;- Espírito de equipa.
Oferecem em algumas das oportunidades:
- Seguro de saúde;
- Contrato;
- 850€ e prémios/ajudas até um total de 976€ mês em alguns casos;
- Horário fixo com folgas fixas ao fim de semana;
Perfil para algumas das vagas:
- Boa capacidade de trabalhar em equipa
- Disponibilidade imediata.
As oportunidades poderão tanto para colégios como para escolas secundárias. O ensino secundário ou educação secundária constitui o ensino ministrado aos adolescentes, com idades que podem ir dos 14 aos 18 anos, conforme o país e o seu sistema educativo. Carateriza-se por constituir uma transição do ensino primário (tipicamente obrigatório, genérico e ministrado às crianças) para o ensino terciário (tipicamente opcional, especializado e ministrado a adultos).
Segundo a Classificação Internacional Normalizada da Educação, o ensino secundário corresponde ao nível de educação 3, podendo em alguns sistemas educativos também incluir o nível 2.
Normalmente o ensino secundário é o estágio que se segue ao ensino básico ou primário. Frequentemente, constitui a etapa final da escolaridade obrigatória. Contudo, em muitos países, o ensino secundário já não é obrigatório ou então inclui etapas obrigatórias e outras não obrigatórias. Normalmente, o estágio que se segue é o ensino superior.
Os estabelecimentos públicos onde é ministrado o ensino secundário têm a designação genérica de "escola secundária". Poderá consultar as oportunidades aqui.