Procura-se pessoal na área de limpeza em várias escolas do país.
Algumas das oportunidades são para escolas básicas. Em Portugal, a Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) estabelece nos seus artigos 6.º a 8.º que o ensino básico é universal e gratuito, com uma duração de nove anos escolares, sendo obrigatória a frequência para as crianças entre os 6 e os 15 anos de idade.
Constitui a primeira parte da educação escolar, à qual se seguem o ensino secundário e o superior.
As escolas públicas onde é realizado o ensino básico, têm a designação genérica de escola básica, existindo várias tipologias, de acordo com os níveis de estudos aí ministrados.
As salas de aula, onde os professores ensinam e os alunos aprendem, são de importância central, mas as escolas típicas têm muitas outras áreas que necessitam de limpeza constante, que podem incluir:
- Cantina ou refeitório, onde os alunos almoçam ou lancham;
- Ginásio, local onde os alunos praticam desporto ou educação física prática;
- Auditório ou sala onde acontecem eventos;
- Escritório ou coordenação, onde o trabalho administrativo da escola é feito;
- Biblioteca, onde os alunos consultam livros e revistas e muitas vezes usam computadores;
- Salas de aula especializadas, incluindo laboratórios;
- Salas de informática, onde o computador com internet é usado para trabalhos.
Responsabilidades em algumas oportunidades:
- Auxílio na limpeza da cantina/refeitório;- Arrumação de tabuleiros, loiça;- Embalamento dos talheres;- Higienização dos vegetais.
Requisitos em algumas oportunidades:
- Experiência profissional em atividades semelhantes- Sentido de responsabilidade, assiduidade, pontualidade;
- Pontualidade e assiduidade;- Dinamismo e proatividade;- Responsabilidade e profissionalismo;- Espírito de equipa.
Oferecem em algumas das oportunidades:
- Seguro de saúde;
- Contrato;
- 830€ e prémios até um total de 980€ mês em alguns casos;
- Horário fixo com folgas fixas ao fim de semana;
Perfil para algumas das vagas:
- Boa capacidade de trabalhar em equipa
- Disponibilidade imediata.
As oportunidades poderão ser também para escolas secundárias. Em Portugal, segundo a Lei de Bases do Sistema Educativo, o ensino secundário constitui o estágio seguinte ao ensino básico, no âmbito da educação escolar. É ministrado normalmente a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, correspondendo internacionalmente, ao nível 3 do ISCED.
O ensino secundário organiza-se segundo formas diferenciadas, contemplando tanto cursos orientados para a vida ativa, como cursos orientados para o prosseguimento de estudos. Os cursos têm a duração de três anos, compreendendo o 10.º, o 11.º e o 12.º anos de escolaridade.
O acesso ao ensino secundário é feito depois de completo com sucesso o ensino básico. Até 2009, o ensino secundário era facultativo. A partir de então, na sequência da Lei n.º 85/2009 de 27 de agosto, tornou-se universal, gratuito e obrigatório.
Os estabelecimentos públicos onde é ministrado o ensino secundário têm a designação genérica de "escola secundária". Poderá consultar as oportunidades em pesquisando por "Escolas".