Novas oportunidades para pessoal não docente em algumas escolas e creches do país.
Funções em algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas):
- Receber as crianças à porta da escola e encaminhá-las aos familiares ou encarregados de educação no fim do dia;
- Acompanhar as crianças em visitas de estudo e excursões;
- Atender e encaminhar alunos e encarregados de educação;
- Prestar primeiros socorros;
- Ajudar as crianças na hora do almoço (pode ter só de vigiar e atuar em caso de mau comportamento, mas também pode ter de dar a comida a crianças mais novas);
- Apoiar nas rotinas de higiene e descanso das crianças;
- Promover o desenvolvimento global das crianças organizando diversas atividades que, simultaneamente, as ocupam e incentivam o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança;
- Orientar diversas atividades a fim de que a criança execute exercícios de coordenação atenção, memória, imaginação e raciocínio para incentivar o seu desenvolvimento psicomotor;
- Despertar a criança para o meio em que está inserida, estrutura e promove as expressões plásticas e musical;
- Estimular o desenvolvimento sócio afetivo, promover a segurança, a autoconfiança e o respeito pelo outro;
- Acompanhar a evolução da criança e estabelecer contactos com os pais com o fim de se obter uma Acão pedagógica coordenada, bem como todas as outras atividades e tarefas afetas à categoria profissional.
- Ajudar os educadores de infância nas atividades pedagógicas;
- Dar apoio em laboratórios e bibliotecas (ajudar alunos, limpar, arrumar e fazer a manutenção e organização do espaço);
- Ser afetiva/o, com bom relacionamento interpessoal
- Ser proativa/o
- Boa capacidade de trabalhar em equipa, num ambiente multicultural;
- Boa capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal;
- Dinâmico(a), autónomo(a), criativo(a), polivalente e proativo(a);
- Sentido de responsabilidade, pontualidade e assiduidade.
- Com capacidade de trabalho em equipa
- Com capacidade de trabalho autónomo em contexto de sala
- Pontual e assídua/o
- Planear e desenvolver intervenção terapêutica transdisciplinar com crianças (3 aos 6 anos) com alterações da funcionalidade e/ou em situação de risco, em contexto comunitário (domicílio e equipamentos pré-escolar/escolar) em Lisboa;
- Carga Horária: 27h semanais;
- Licenciatura em Terapia da Fala;
- Experiência de intervenção com crianças (preferencial);
- Carta de condução e disponibilidade de viatura própria para deslocações;
- Domínio de competências ao nível de informática na ótica do utilizador;
- Orientação para o cliente;
- Competências na comunicação e relação interpessoal;
- Facilidade de orientar intervenção terapêutica em contexto individual e de grupo, em domicílios e jardins-de-infância;
- Capacidade de delegação e realização da intervenção centrada nas necessidades das famílias e envolvendo outros profissionais intervenientes.
- Capacidade de adaptação e flexibilidade
- Orientação para resultados e responsabilidade;
- Horário:07h45-16h00 (Com algumas pausas);
- Remuneração compatível com a função (830€ a 1270€);- Possibilidade de integração em empresa internacional e em crescimento em Portugal.
Algumas das oportunidades que requerem ensino superior são na área de terapia da fala. A atividade exercida na terapia da fala é a prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita mas também outras formas de comunicação não verbal. O Terapeuta da Fala intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).. Poderá consultar as oportunidades num colégio, creche, ou jardim de infância perto de si a recrutar ou alternativamente aqui.