Algumas instituições de ensino privado encontram-se a procurar profissionais nas mais diversas áreas.
O Sistema Educativo em Portugal é regulado pelo Estado através do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O sistema de educação público é o mais usado e melhor implementado, existindo também escolas privadas em todos os níveis de educação.
O Ministério da Educação (ME) é o departamento do Governo de Portugal que tem por missão definir, coordenar, executar e avaliar as políticas nacionais dirigidas à educação, com as políticas de qualificação profissional. Atualmente o Ministério da Educação é dirigido pelo Ministro João Marques Costa no XXIII Governo.
Algumas das oportunidades podem ser para escolas de ensino profissional. O ensino profissional, em Portugal, é responsabilidade da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.
Os Cursos Profissionais, caracterizados por uma forte ligação com o mundo profissional, constituem uma oferta educativa vocacionada para o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local.
São comummente apontados como mais apropriados para estudantes que procurem um ensino mais prático e voltado para o mercado de trabalho, não excluindo, por outro lado, a hipótese do prosseguimento de estudos.
Oferecem em algumas das vagas:
- 6h/dia das 08h às 15h - 2ªfeira a 6ªfeira (Em algumas das oportunidades)
- Integração em equipa dinâmica e motivada;
- Bom ambiente de trabalho;
Perfil obrigatório em algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas):
- Ser afetiva/o, com bom relacionamento interpessoal
- Ser proativa/o
- Responsável e pontual com bom espírito de equipa e relacionamento interpessoal;
- Boa capacidade de comunicação;
- Carta de condução de ligeiros (preferencial);
- Habilitações mínimas: 9º ano;
- Valoriza-se experiência comprovada na área da limpeza e manutenção dos espaços
- Valoriza-se alguma experiência/sensibilidade pedagógica com crianças (idades entre os 4 meses e 10 anos).
- Boa capacidade de trabalhar em equipa, num ambiente multicultural;
- Boa capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal;
- Dinâmico(a), autónomo(a), criativo(a), polivalente e proativo(a);
- Sentido de responsabilidade, pontualidade e assiduidade.
- Com capacidade de trabalho em equipa
- Com capacidade de trabalho autónomo em contexto de sala
- Pontual e assídua/o
Funções em algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas):
- Receber as crianças à porta da escola e encaminhá-las aos familiares ou encarregados de educação no fim do dia;
- Acompanhar as crianças em visitas de estudo e excursões;
- Atender e encaminhar alunos e encarregados de educação;
- Prestar primeiros socorros;
- Ajudar as crianças na hora do almoço (pode ter só de vigiar e atuar em caso de mau comportamento, mas também pode ter de dar a comida a crianças mais novas);
- Apoiar nas rotinas de higiene e descanso das crianças;
- Promover o desenvolvimento global das crianças organizando diversas atividades que, simultaneamente, as ocupam e incentivam o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança;
- Orientar diversas atividades a fim de que a criança execute exercícios de coordenação atenção, memória, imaginação e raciocínio para incentivar o seu desenvolvimento psicomotor;
- Despertar a criança para o meio em que está inserida, estrutura e promove as expressões plásticas e musical;
- Estimular o desenvolvimento sócio afetivo, promover a segurança, a autoconfiança e o respeito pelo outro;
- Acompanhar a evolução da criança e estabelecer contactos com os pais com o fim de se obter uma Acão pedagógica coordenada, bem como todas as outras atividades e tarefas afetas à categoria profissional.
- Ajudar os educadores de infância nas atividades pedagógicas;
- Dar apoio em laboratórios e bibliotecas (ajudar alunos, limpar, arrumar e fazer a manutenção e organização do espaço);
Funções em algumas vagas onde se requer licenciatura (Apanhado Geral):
- Participar na aplicação de instrumentos de monitorização e avaliação das atividades, elaborando os mapas e relatórios de análise de apoio à gestão;
- Colaborar na organização de processos de candidatura a financiamentos comunitários, da administração central ou outro.
- Enquadramento técnico, acompanhamento e monitorização da implementação da Escola a Tempo inteiro;
- Estudar e aplicar métodos de processos de natureza técnica, com autonomia e responsabilidade, enquadrados em conhecimentos profissionais específicos.
Requisitos em algumas das vagas - (Licenciatura):
- Formação na área;
- Capacidade de organizar materiais pedagógicos e avaliar resultados;
- Autonomia na organização e planeamento das aulas em função do Curriculum interno e dos níveis respeitantes ao QECR;
- Gosto por viagens e por trabalhar em ambiente internacional;
- Excelente capacidade de comunicação e elevado grau de responsabilidade;
- Domínio da língua inglesa (obrigatório).
A maioria dos países tem sistemas formais de educação, que geralmente são obrigatórios. Nestes sistemas, os estudantes progridem através de uma série de níveis escolares e sucessivos.
As escolas podem ser públicas ou particulares. Podem ser mistas, femininas ou masculinas. Podem ser escolas práticas. Podem ser exclusivas para crianças com necessidades especiais. Podem ser escolas religiosas. Escolas para adultos incluem instituições de alfabetização, de treinamento corporativo, militar e escolas de negócios. Poderá consultar as oportunidades nas páginas de recrutamento de cada uma das escolas a recrutar perto de si, ou em pesquisando por "Escolas Privadas".