A empresa Comboios de Portugal encontra-se com várias oportunidades em aberto.
A empresa Comboios de Portugal, E.P.E. é uma empresa portuguesa de transporte ferroviário. Foi criada em 11 de maio de 1860 pelo empresário espanhol José de Salamanca y Mayol com o nome de Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, para construir as linhas ferroviárias que ligassem a cidade de Lisboa ao Porto e à fronteira com Espanha em Badajoz.
José de Salamanca y Mayol, nascido José Mayol, e mais conhecido como D. José de Salamanca e Mayol ou José de Salamanca (Málaga, 23 de maio de 1811 – Madrid, 21 de janeiro de 1883), foi um empresário e político espanhol.
Frequentou a Universidade de Granada, aonde se formou em Direito. Ainda durante os estudos, fez parte de um grupo de conspiradores, que prepararam a chegada do general liberal José María de Torrijos y Uriarte em 1 de Dezembro de 1831. No entanto, após o desembarque, o general Torrijos e os seus companheiros foram presos e fuzilados, pelo que José de Salamanca teve de fugir para salvar a vida. Foi procurado activamente pela polícia pelas províncias de Alicante e Almeria.
Em 1835, já formado em Direito, participou na sublevação contra o Conde de Tereno, e aceitou a nomeação para membro da Junta Revolucionária de Sevilha; no ano seguinte, veio para Madrid, para exercer como deputado por Málaga e como juiz municipal. Uma vez na capital, procurou imiscuir-se no seio da alta nobreza e burguesia espanhola, surgindo, pouco tempo depois, como colaborador dos banqueiros Buschental e Heredia. Começou, igualmente, a destacar-se pela sua habilidade como homem de negócios, tendo principiado a realizar várias operações arriscadas na Bolsa de Londres, por conta do Tesouro Espanhol, e explorado, com grande lucro para si e para o Estado, as salinas em Espanha.
Funções a exercer em algumas das vagas nesta área:
- Participar na elaboração da informação de controlo de atividade mensal;
- Colaborar no controlo mensal dos orçamentos de exploração, de receita e de despesa;
- Apurar desvios e promover a adoção de medidas corretivas;
- Colaborar na elaboração das demonstrações financeiras previsionais;
- Elaborar forecasts de gastos / rendimentos e receita / despesa;
- Preparar e acompanhar processos de autorização junto das diversas entidades governamentais no âmbito da gestão orçamental.
- Grau académico de ensino superior nas áreas de Economia, Finanças ou Gestão de Empresas;
- Experiência ou conhecimentos em Controlo de Gestão e Controlo Orçamental.
Requisitos em algumas das vagas na área:
- Formação ou Conhecimentos em Contabilidade Financeira e de Gestão;
- Formação ou Conhecimentos em Análise Financeira;
- Formação ou Conhecimentos em Contabilidade Pública na vertente Orçamental;
- Conhecimentos de SAP, preferencialmente dos módulos PSM, CO e FI;
- Elevado domínio de Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint);
- Bons conhecimentos de inglês (oral e escrito).
- Boa capacidade de análise e síntese;
- Boa capacidade de expressão verbal (oral e escrita);
- Boa capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa;
- Elevado sentido de responsabilidade;
- Boa capacidade de adaptação e flexibilidade;
- Boa capacidade de organização e rigor no trabalho;
- Espírito de iniciativa e de autonomia;
- Atitudes e Comportamento orientados por elevados padrões de ética, rigor e lealdade.
Outras vagas:
- Executar a manutenção de material circulante ferroviário; montar, instalar, controlar, ensaiar, conservar e reparar instalações, aparelhos e equipamentos elétricos e eletrónicos e, em geral, aparelhos elétricos ou com componentes eletrónicos, pretende-se candidato(a) que preencha os seguintes requisitos:
- Formação profissional em eletrónica (nível II); conhecimentos de trabalhos de desmontagem, recuperação e montagem de componentes, de desenho técnico ou de interpretação de esquemas eletrónicos; Segurança e higiene no trabalho; Experiência profissional; Preferência a formação ao nível do 12º ano.
Nos anos de 2008, 2009 e 2010 é implementado o sistema de bilhética eletrónica nos comboios urbanos de Lisboa. Várias estações das Linhas de Sintra, Cascais e Azambuja são equipadas com controlos de acessos automáticos no sentido de reduzir a fraude.
Em 2009, a CP aluga à RENFE 17 automotoras da série 592 para fazer face ao envelhecimento da sua frota dedicada ao serviço Regional. O contrato prevê uma duração de 5 anos (ou seja até 2014) data a partir da qual deverá chegar novo material circulante. Efetivamente, também em 2009, a CP lança um concurso público internacional de compra de material circulante com o objetivo de renovar a frota do serviço Regional e da Linha de Cascais. Concurso esse que será cancelado alguns meses depois devido à crise financeira. Este aluguer permite abater ao serviço toda a série 0600. Poderá consultar todas as oportunidades no site oficial desta empresa.