Algumas instituições de ensino encontram-se a procurar auxiliares com alguma urgência.
Poderão ser seus objetivos neste cargo estimular as capacidades de cada criança e favorecer a sua formação e o desenvolvimento equilibrado de todas as suas potencialidades, contribuir para a estabilidade e segurança afetivas da criança, favorecer a observação e a compreensão do meio natural e humano para melhor integração e participação da criança, desenvolver a formação moral da criança e o sentido da responsabilidade, associado ao da liberdade, fomentar a integração da criança em grupos sociais diversos, complementares da família, tendo em vista o desenvolvimento da sociabilidade, desenvolver as capacidades de expressão e comunicação da criança, assim como a imaginação criativa, e estimular a actividade lúdica, incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde pessoal e coletiva e proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança. Poderá consultar as oportunidades numa instituição de ensino perto de si a recrutar, ou aqui.
- Tipo de Contrato: A Termo Certo (12 meses);
- Vencimento: 985€;- Horário rotativo entre as 07h30-18h30 (6h dia com pausas de 2ª feira a 6ª feira);- Dias de descanso semanal fixos: sábado e domingo;
- 9º ou 12º ano de escolaridade- Experiência profissional (Preferencial)
- Apetência para trabalhar e interagir com crianças;
- Formação como Auxiliar ou semelhantes (valorizado);
- Experiência comprovada em infantário.
- Valorização de experiência em creche e/ou berçário.
- Polivalência e versatilidade (Limpeza e higienização dos vários espaços, outros serviços);
- Elevado sentido de responsabilidade e organização;
- Dinâmico(a) e boa capacidade de comunicação;
- Responsável
- Sentido de responsabilidade;
- Capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal;
- Gosto pelo trabalho em equipa;
- Disponibilidade imediata.
- Com capacidade de trabalho autónomo em contexto de sala
- Pontual e assídua/o
- Ser afetiva/o, com bom relacionamento interpessoal
- Ser proativa/o
- Boa capacidade de trabalhar em equipa, num ambiente multicultural;
- Acompanhar, vigiar e auxiliar os alunos do 1º ciclo ao 3º ciclo na sua rotina diária, nomeadamente: espaços de recreio, refeições, visitas de estudo, entre outras atividades;- Vigiar os alunos durante os intervalos letivos e nas salas de aula sempre que necessário;- Colaborar com os trabalhadores Docentes;- Vigiar os espaços do Externato, fazendo o controlo de entradas e saídas dos alunos;- Acompanhar, vigiar e apoiar os alunos nas Atividades Extracurriculares;- Assegurar o asseio das instalações, materiais e equipamentos.- Acompanhar as crianças em visitas de estudo e excursões;- Acompanhar e apoiar as crianças no desenvolvimento de atividades pedagógicas;- Estimular o convívio como forma de integração social;- Preparar a transição integral pelas diversas etapas do seu percurso educativo;- Colaborar com as famílias na promoção de atitudes relacionadas com a higiene e a saúde das crianças;- Sinalizar necessidades educativas e proceder ao seu encaminhamento adequado.- Vigiar e orientar as crianças, garantindo a sua segurança e bem-estar;- Assegurar as condições de higiene e organização do local e dos materiais.- Atender e encaminhar alunos e encarregados de educação;- Ajudar as crianças na hora do almoço (pode ter só de vigiar e atuar em caso de mau comportamento, mas também pode ter de dar a comida a crianças mais novas);- Apoiar nas rotinas de higiene e descanso das crianças;- Promover o desenvolvimento global das crianças organizando diversas atividades que, simultaneamente, as ocupam e incentivam o desenvolvimento físico, psíquico e social.
A educação pré-escolar é facultativa e destina-se às crianças com idades compreendidas entre os três anos e a idade de ingresso no ensino básico. Através da Lei n.º 85/2009 de 27 de agosto, a educação pré-escolar das crianças a partir dos cinco anos de idade tornou-se universal, ficando o Estado obrigado a garantir uma rede de estabelecimentos que permita a inscrição de todas as crianças abrangidas.
A rede de educação pré-escolar é constituída por instituições próprias, de iniciativa da administração central, regional ou local e de outras entidades, coletivas ou individuais, designadamente associações de pais e de moradores, organizações cívicas e confessionais, organizações sindicais e de empresa e instituições de solidariedade social.
O estabelecimentos públicos de educação pré-escolar são designados "jardins-de-infância". Os jardins-de-infância podem funcionar em separado ou anexos a escolas do ensino básico.