O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa, foi fundado em 19 de novembro de 1846, em Lisboa, onde é a sua sede.
Surgiu da fusão do Banco de Lisboa e da Companhia Confiança Nacional. Fundado com o estatuto de sociedade anónima, até à sua nacionalização, em 1974, era maioritariamente privado.
É o banco emissor de notas denominadas na moeda nacional - o real até 1911, o escudo de 1911 até 1998 e o euro desde 1999. Integra o Sistema Europeu de Bancos Centrais, que foi fundado em junho de 1998. De acordo com a sua Lei Orgânica, o Banco de Portugal prossegue os objectivos e participa no desempenho das atribuições cometidas ao SEBC.
Compete ao Banco a supervisão prudencial das instituições de crédito e das sociedades financeiras.
O Banco emite notas de euro e põe em circulação as moedas metálicas, embora o BCE detenha o direito exclusivo de autorizar a sua emissão.
Responsabilidades em algumas das vagas (Resumo Geral):
- Prestar consultoria jurídica sobre intermediação de crédito e certificação de entidades formadoras para ministrarem formações conferentes de certificação profissional nas áreas da comercialização de crédito à habitação e hipotecário, crédito aos consumidores e intermediação de crédito;
- Elaborar propostas de decisão em matéria de autorização para o exercício da atividade de intermediário de crédito e do registo dessas entidades junto do Banco de Portugal;
- Elaborar propostas de decisão em matéria de certificação de entidades formadoras para ministrar formações conferentes de certificação profissional nas áreas da comercialização de crédito à habitação e hipotecário, crédito aos consumidores e intermediação de crédito;
- Avaliar o cumprimento do quadro normativo em vigor e a conduta das entidades autorizadas a atuar como intermediários de crédito, através da análise de reclamações, da fiscalização de publicidade e da realização de ações de inspeção;
- Monitorizar a atividade das entidades formadoras certificadas pelo Banco de Portugal e, caso sejam identificadas irregularidades, propor a adoção de medidas;
- Propor a instauração de processos de contraordenação e a adoção de outras medidas de supervisão, bem como acompanhar a implementação dessas medidas;
- Dar resposta a pedidos de informação e a consultas de clientes bancários;
- Preparar resposta a solicitações de entidades externas, designadamente de tribunais e outras entidades competentes.
- Analisar ocorrências e incidentes de segurança no contexto de operação do Centro de Cibersegurança do Banco de Portugal e integrar a equipa de resposta a incidentes de segurança;
- Colaborar, em matéria de cibersegurança, com autoridades nacionais e internacionais, como o Centro Nacional de Cibersegurança, a Polícia Judiciária e a Europol, bem como com todas as entidades dos setores bancário e financeiro;
- Implementar os processos e normas internas relacionados com cibersegurança, garantindo que estão de acordo com as normas, leis e procedimentos em vigor;
- Analisar e implementar requisitos de cibersegurança no desenvolvimento de projetos de tecnologias da informação.
- Elaborar projetos de normas legais e regulamentares inerentes ao quadro normativo prudencial aplicável às instituições de crédito e às sociedades financeiras, incluindo projetos legislativos nacionais para a implementação de regulamentos ou transposição de diretivas da União Europeia e regulamentação para a adoção de orientações ou recomendações com origem supranacional;
- Apoiar e assegurar a representação do Banco de Portugal em grupos de trabalho nacionais e internacionais, em matérias de regulação prudencial;
- Elaborar propostas de interpretação de normas prudenciais e contribuir para a preparação de pareceres/opiniões do Banco de Portugal sobre regulação prudencial, em resposta a consultas de entidades nacionais e supranacionais;
- Elaborar pareceres, estudos e análises de impacto sobre temas regulatórios relacionados com a estabilidade financeira, com a supervisão microprudencial e com a política macroprudencial.
Perfil para algumas das vagas (Resumo Geral):
- Licenciatura pré-Bolonha, ou licenciatura pós-Bolonha com a parte escolar de mestrado concluída, preferencialmente nas áreas de Economia, Gestão, Finanças, Contabilidade ou Matemática e com classificação final igual ou superior a 14 valores;
- Experiência profissional relevante, no mínimo de três anos, no setor financeiro ou em atividades relacionadas com o setor financeiro; valoriza-se o conhecimento do negócio/atividade do setor bancário, bem como o conhecimento do enquadramento legal e regulamentar prudencial e do normativo contabilístico aplicáveis ao setor bancário;
- Bons conhecimentos de inglês (escrito e falado);
- Capacidade de comunicar de forma clara e concisa, oralmente e por escrito;
- Capacidade de cooperação, de relacionamento interpessoal e de desenvolvimento de trabalho em equipa em ambiente multidisciplinar;
- Capacidade de análise crítica, designadamente na avaliação de dados e de informação estatística e financeira;
- Espírito de iniciativa, sentido de responsabilidade, rigor, exigência e interesse por atualização técnica contínua;
- Organização e autonomia no desempenho das funções, incluindo no planeamento e na definição de prioridades.
- Disponibilidade para efetuar deslocações internacionais no âmbito da atividade de representação internacional;
- Conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
- Licenciatura pré-Bolonha, ou licenciatura pós-Bolonha com parte escolar de mestrado concluída em Direito, com classificação igual ou superior a 14 valores;
- Experiência profissional relevante mínima de dois anos;
- Capacidade de planeamento e organização do trabalho;
- Postura de responsabilidade e capacidade de adaptação;
- Espírito de iniciativa e autonomia;
- Sentido crítico;
- Capacidade para comunicar de forma clara e concisa;
- Facilidade no relacionamento interpessoal e capacidade para trabalhar em equipa;
- Bons conhecimentos de informática na ótica do utilizador, sobretudo em MS Office;
- Domínio da língua inglesa (oral e escrito).
- Licenciatura pré-Bolonha ou licenciatura pós-Bolonha, preferencialmente com parte escolar de mestrado concluída;
- Experiência profissional mínima de dois anos de trabalho efetivo na área da cibersegurança;
- Conhecimento das principais normas e frameworks de cibersegurança;
- Valoriza-se experiência anterior com plataformas SIEM ou resposta a incidentes de segurança;
- Domínio da língua inglesa (oral e escrito);
- Rigor e orientação para o detalhe e para a qualidade;
- Sentido de responsabilidade;
- Capacidade analítica e sentido crítico;
- Espírito de iniciativa e capacidade de planeamento e de organização do trabalho;
- Facilidade de comunicação, de relacionamento interpessoal e de trabalhar em equipa.
O Banco tem duas missões essenciais: a manutenção da estabilidade dos preços e a promoção da estabilidade do sistema financeiro. Poderá consultar toda a informação no site oficial de recrutamento desta empresa, ou alternativamente aqui.